Biópsia Oral

A biópsia oral consiste na remoção de algumas células de regiões lesionadas ou alteradas da boca e das demais estruturas relacionadas. O material recolhido é enviado para laboratório onde será avaliado por um patologista bucal.

Esse tipo de exame é importantíssimo, em especial para aqueles casos onde a anamnese e o exame clínico não foram suficientes para fechar diagnóstico, pois a biópsia permite uma avaliação aprofundada da região afetada.

Procedimento

O procedimento pode ser realizado de três maneiras diferentes, a depender da preferência do profissional responsável diante de cada caso.

Na maioria das vezes se opta pela biópsia incisional. Este procedimento pode ser realizado em consultório através de anestesia local. Através do endoscópio, o cirurgião remove pequenas amostras do conteúdo.

Este tipo de avaliação pode ser realizada ainda através da citologia avaliativa, exame onde faz-se uma leve raspagem sobre as zonas alteradas em busca de remover algumas células e avaliar as modificações sofridas por elas.

Além destes, pode-se optar por realizar a biópsia aspirativa por agulha fina. Neste caso, o exame não é realizado diretamente na cavidade oral, e sim em regiões de tumor cervical que possam estar relacionadas a danos orais.

O resultado da análise patológica leva de 7 a 14 dias.

Indicações

Todo tipo de lesão sem diagnóstico que não cicatrize ou apresente melhoras em mais de 10 dias deve passar por esse tipo de avaliação.

A biópsia oral é essencial para o tratamento de diversas doenças e em especial para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de boca.

Se preciso, agende uma consulta conosco, não negligencie a sua saúde.

tratamento-Biópsia+Oral+-+RR+Medicina+e+Odontologia

Contato

      WhatsApp