Desvio no septo
O desvio de septo se caracteriza por uma alteração no septo nasal, que é uma parede que separa as cavidades do nariz. Esta parede é formada por cartilagem na sua parte mais anterior, por tecido ósseo na parte mais profunda do nariz e revestida por mucosa.
Na maioria das pessoas, o septo não é completamente reto, causando uma obstrução nasal, o que acaba provocando prejuízos funcionais. As alterações estéticas consequentes são mais raras.
O desvio do septo pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver na infância e até mesmo na vida adulta por traumatismos, tumores ou cirurgias. Traumas nasais, em especial se ocorrerem na infância, podem levar a alteração do padrão de crescimento da cartilagem do septo, com desvios acentuados.
Sintomas
Os sintomas prejudicam diretamente a qualidade de vida do paciente que pode sofrer com:
● Dificuldades para respirar
● Redução da qualidade do sono
● Apneia do sono
● Fadiga
● Roncopatia
● Secura na boca
● Dores de cabeça
● Sangramentos nasais
Tratamento
O desvio de septo tem tratamento e geralmente ótimos prognósticos, tendo o paciente sua qualidade de vida completamente restaurada. Entretanto, sem a terapêutica adequada o problema pode acabar gerando complicações.
Na maioria dos casos o tratamento é cirúrgico. A septoplastia é realizada em ambiente hospitalar com anestesia geral. O paciente é liberado no dia seguinte e se recupera plenamente dentro de 15 a 30 dias.