Fala-se em sorriso gengival quando há uma exposição exagerada da gengiva. Estima-se que uma gengiva considerada normal tenha cerca de 3 milímetros, embora cada pessoa tenha suas próprias medidas.
Essa variação não é uma questão preocupante, contudo algumas pessoas se incomodam com a aparência de seu sorriso devido ao maior aparecimento da gengiva, para esses casos, existem sim algumas boas formas de tratamento.
Continue a leitura para saber mais.
O que é sorriso gengival?
O sorriso gengival é caracterizado por uma maior exposição da gengiva ao sorrir. O problema pode acometer tanto a arcada superior quanto a inferior, juntas ou separadamente.
Esta é geralmente uma desordem apenas estética. Porém, em situações mais graves, pode acarretar outros danos, como o ressecamento da gengiva e as complicações que isso pode vir a causar.
É possível corrigir o sorriso gengival?
Se você possui sorriso gengival e isso te incomoda, saiba que existem diversas intervenções disponíveis que podem gerar uma melhora considerável deste quadro.
Conheça alguma das principais opções e as diferenças entre cada uma delas.
Gengivectomia
A gengivectomia consiste na retirada de uma parte da gengiva. Este é um procedimento cirúrgico simples onde é inserido na gengiva um “cimento”, que deve permanecer na boca por até 7 dias, período de cicatrização. O procedimento dura em torno de 40 minutos e é feito sob anestesia local.
Gengivoplastia
A gengivoplastia é muito confundida com a gengivectomia. Neste caso, o dentista também fará a remoção de uma parte do tecido gengival com o objetivo de realizar correções estéticas no sorriso, recuperando a autoestima do paciente.
Este também é um procedimento simples, com duração de cerca de 20 minutos.
A diferença entre esta e a cirurgia descrita anteriormente é bastante discutida. Dentre várias outras peculiaridades, a técnica é o que diferencia mais claramente os dois procedimentos.
Toxina botulínica
A toxina botulínica é bastante utilizada para tratamentos estéticos. Além de suavizar rugas e marcas de expressão, a substância pode contribuir para amenizar o sorriso gengival.
Este composto é produzido por uma bactéria e pode se tornar nocivo à saúde se usado em grandes quantidades. Contudo, se aplicado em pequenas doses impede a liberação da acetilcolina inibindo a contração muscular, o que acaba despistando o excesso de gengiva no sorriso.
A aplicação de toxina botulínica não produz resultados permanentes, apesar de terem longa duração. O procedimento deve ser refeito após alguns meses.
Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática visa a correção do padrão ósseo da face. Este é um tratamento mais complexo se comparado aos demais apresentados aqui, mas necessário a depender da causa do sorriso gengival.
Esta é a opção indicada para pessoas que apresentam crescimento ósseo anormal do maxilar.
O procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar e requer uma recuperação cautelosa. Seus resultados são bastante favoráveis e as complicações raras para aqueles que seguem adequadamente as orientações do especialista.
Para saber mais sobre esses e outros tratamentos, entre em contato e agende uma consulta. Juntos avaliaremos qual a melhor opção para o seu caso. Estamos à disposição.
0 comentários