Traumas faciais
Hoje em dia, quando saímos de casa ou até mesmo em um jogo de futebol com os amigos, estamos sujeitos a acidentes de diversas origens, o que pode provocar traumas faciais.
Esses traumas podem se traduzir de diversas formas, como feridas na pele, nos músculos, na gordura, nos ossos ou nos nervos da face. Sendo assim, podem acarretar diversos problemas, dentre eles, a perda da sensibilidade da pele, cicatrizes, retrações, lesões a visão, dificuldades para respirar, além de perdas dentárias.
Sintomas
Os principais sintomas de traumas faciais serão descritos a seguir:
- Dor e inchaço dos tecidos circundantes
- Hemorragias
- Deformidades na face
- Assimetria da face
- Dificuldades em abrir e fechar a boca
- Dormência no lábio e no queixo
- Redução de força ao mastigar
- Limitação da abertura da boca
- Dificuldades para respirar
Diagnóstico e Tratamento
Nesta área, quem atua é o cirurgião bucomaxilofacial, que faz uma avaliação para realizar o tratamento adequado.
Em muitos casos o exame clínico não é suficiente para o planejamento do tratamento. Sendo assim, o especialista geralmente recorre a radiografia, a avaliação neurológica, a ressonância magnética, entre outros exames complementares.
Para muitos pacientes a cirurgia se faz necessária. Sendo assim, geralmente é realizado um procedimento cirúrgico entre 3 a 7 dias após o acidente. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar e carece do uso de anestesia geral. A recuperação varia conforme a gravidade da lesão.
Se você tem sentido algum dos sintomas citados ou se passou por algum tipo de trauma recentemente, agende uma consulta, temos uma equipe especializada pronta para cuidar de você.