5 Alimentos que fortalecem a dentição

por ago 25, 2022Saúde Bucal, Uncategorized0 Comentários

Conheça os 5 alimentos que fortalecem a dentição e mantenha seus dentes saudáveis além da escovação.

Os benefícios de manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, são enormes e abrangentes.

Você terá mais energia, melhora no funcionamento do sistema imune, prevenção de doenças, melhora da concentração e, além disso, dentes mais fortes e saudáveis.

Nesse sentido, precisamos comentar também que a prática regular de atividade física contribui para a saúde e para os dentes.

O exercício mantém o metabolismo no ritmo certo para absorver os nutrientes dos alimentos que fortalecem a dentição e o organismo em geral.

Então vamos começar com uma boa notícia:

Chocolate fortalece a dentição!

Por mais incrível que pareça, o chocolate é um dos 5 alimentos que fortalecem a dentição.

O chocolate escuro é uma excelente fonte de proteção dentária. Isso porque o chocolate tem cacau e o cacau tem tanino, que por sua vez, protege os dentes da erosão e reduz a inflamação das gengivas.

Além disso, o chocolate tem antioxidantes que ajudam a combater as bactérias prejudiciais na boca.

Agora você tem mais um motivo para comer chocolate! Mas vale lembrar que a escovação após a ingestão de chocolate é muito importante para remover o resíduo que fica nos dentes e evitar cáries.

Você sabia que as bactérias são importantes para nosso organismo

As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para manter e melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, animais e meio ambiente.

Aipo e salsa 

O aipo, conhecido também como salsão, possui uma fibra que funciona como um limpador de dentes. Por ser mais fibroso, exige um tempo de mastigação mais longo e isso promove os níveis baixos de pH na boca.

Como resultado, temos o esmalte protegido pela acumulação de placa.

Outros benefícios do aipo são: atua combatendo os radicais livres e evitando o dano celular, prevenindo, assim, o envelhecimento prematuro e doenças crônicas, como câncer e diabetes.

É um vegetal rico em vitamina C e compostos antioxidantes, além de possuir poucas calorias, ser rico em fibras e ter ação diurética, promovendo a sensação de saciedade entre as refeições e diminuindo a retenção de líquidos.

Já a Salsa tem propriedades naturais que refrescam a respiração e bactérias predominantes que podem deteriorar ou danificar o esmalte. Mastigue um pedaço de salsa ao invés de goma de mascar e terá o aliso refrescante além dos demais benefícios.

Leite e queijo 

A vitamina D, presente em abundância no leite, promove dentes e ossos fortes. Nesse sentido, os dentes são favorecidos pela presença dessa vitamina uma vez que ela ajuda na reparação de esmalte, mantendo os dentes fortese saudáveis.

Para quem tem intolerância à lactose, aconselha-se o consumo de leite de soja. Além de fortalecer os dentes, o leite de soja contribui na redução do colesterol e da obesidade.

Não só isso, mas também contribui para a melhora da saúde cardiovascular e de muitos problemas na menopausa, além de ajudar no combate a determinados tipos de câncer.

Já o queijo neutraliza os ácidos na boca que protegem ou aumentam a superexposição. Comer um pequeno pedaço de queijo após o jantar ajuda a evitar a cárie dentária.

Maçã e Laranja são frutas que fortalecem a dentição

Essas duas frutas funcionam como uma solução natural para a limpeza dos dentes, além é claro de serem ótimas fontes de vitaminas.

O consumo de maçã atua como uma solução natural, pois sua textura, durante a mastigação, esfrega os dentes promovendo a limpeza não somente dos dentes, mas também da mucosa e língua.

Já as laranjas contribuem com o ácido e suas vitaminas, também funcionando como um limpador natural e um fio dental para os dentes. No entanto, você deve evitar que o ácido permaneça nos dentes por um longo período, pois ao invés de beneficiar pode danificar o esmalte.

Portanto, Lembre-se de enxaguar os dentes para evitar esse problema.

Peixes

No geral, os peixes são boas fontes de cálcio além de possuírem vitamina D, um importante catalisador da absorção de cálcio pelo organismo, promovendo o fortalecimento dos dentes, bem como dos ossos em geral.

Sobretudo, os peixes ricos em Ômega 3, como salmão e sardinha, são os mais recomendados.

Salmão: Uma pequena porção de salmão cozido, por exemplo, fornecerá 90% da ingestão dietética recomendada de vitamina.

Atum: O atum capturado no mar é o mais nutritivo e fornecerá 50% de sua ingestão diária de vitamina.

Sardinha: Esta espécie é riquíssima em vitamina D e em ômega 3. A sardinha possui de 1,5 a 2,5 gramas deste ácido graxo na porção de 100 gramas. A versão em lata também possui muitos nutrientes.

Fontes de pesquisa que confirmam isso:

“Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas com mais de 65 anos que têm o hábito de comer peixes ricos em ômega 3 têm 35% menos chances de morrer por doenças cardiovasculares e 27% menos de morrer por qualquer causa durante o período da pesquisa.

Outro estudo realizado pelo Centro para Programação Fetal no Statens Serum Institut de Copenhagen e publicado na revista da Associação Americana do Coração demonstrou que mulheres que nunca ou raramente ingeriram pescados demonstraram 50% mais problemas cardiovasculares do que aquelas que consumiam o alimento com frequência e 90% a mais em relação às mulheres que comiam peixes ricos em ômega 3 semanalmente.”

Apesar da correria do dia a dia, é possível ter uma alimentação saudável.

Esses foram apenas 5 dos muitos alimentos que fortalecem a dentição. Para ter uma alimentação saudável e garantir os benefícios, é importante tomar algumas atitudes simples, como por exemplo:

  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Ter uma alimentação variada, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variando entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas;
  • Comer pelo menos 2 unidades de fruta por dia;
  • Consumir legumes e verduras no almoço e no jantar;
  • Incluir proteínas como queijos e ovos nos café da manhã e no lanche da tarde;
  • Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa, e evitando o uso de temperos em cubo industrializados;
  • Preferir alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura;
  • Evitar o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salame.
  • Além disso, é importante preferir alimentos naturais e pouco processados, pois possuem uma quantidade maior e melhor de nutrientes do que os alimentos processados. Confira mais dicas para ter uma alimentação saudável.

Benefícios de uma alimentação saudável além de fortalecer a dentição.

Mais energia

A alimentação saudável fornece todos os nutrientes para o bom funcionamento do corpo, além de garantir energia e disposição suficiente para realizar as atividades do dia e para a prática de atividade física. Além disso, a alimentação saudável ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo.

Previne doenças infecciosas

A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças e combater infecções de forma mais eficaz.

Diminui o risco de doenças crônicas

A alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras pode ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

Promove o crescimento e a renovação dos tecidos

A alimentação saudável desempenha papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e no emagrecimento, já que ajuda promovendo o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, pele e músculos.

Melhora a concentração

As vitaminas e minerais que devem fazer parte de uma alimentação saudável ajudam a promover o bom funcionamento do sistema nervoso, melhorando a concentração, a memória e o rendimento.

Regula a produção de hormônios

A alimentação saudável é rica em nutrientes que participam da regulação da produção de hormônios essenciais para o bom funcionamento do corpo, prevenindo alterações na tireoide e relacionadas com a fertilidade.

Previne o envelhecimento precoce além de fortalecer a dentição.

A alimentação saudável e rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para melhorar o aspecto da pele e atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Melhora a qualidade do sono

Alguns alimentos que podem ser incluídos na alimentação saudável do dia a dia podem ajudar a aumentar a produção de melanina, o que influencia diretamente na qualidade do sono. Conheça os alimentos que ajudam a melhorar o sono.

Vamos além dos alimentos que fortalecem a dentição

A RR Medicina e Odontologia trata seus pacientes como seres integrados e por essa razão, reforçamos o benefício geral de uma escolha nutricional mais saudável.

Afinal de contas, da mesma maneira que os dentes contribuem para a mastigação e deglutição adequada dos alimentos, eles se beneficiam dos nutrientes que são melhor absorvidos quando a mastigação é feita corretamente.

Uma mastigação adequada requer dentes fortes, então assim, fechamos o ciclo da importância dos alimentos que fortalecem os dentes.

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