5 dicas para quem quer parar de roncar

por jul 30, 2020Uncategorized4 Comentários

Que tal algumas dicas para parar de roncar? Tratar o ronco é uma questão de saúde, tanto para quem ronca quanto para as pessoas que dormem próximas. 
 
Talvez você nunca tenha percebido, mas seu ronco interfere sim na qualidade de suas noites de sono. E por dormir mal, muitas vezes você passa o dia sonolento e irritadiço, começa a ter dificuldades em se concentrar, fica mais exposto a acidentes e ainda pode ter sua saúde física prejudicada. 
 
A verdade é que o sono desempenha funções fisiológicas importantes, que vão além de recarregar as energias, por isso, não podemos abrir mão de cuidar dele. 
 
 
Quer você esteja lendo este artigo porque ronca, ou mesmo por ser obrigado a conviver com alguém que sofre do problema, seguem algumas dicas que sem dúvidas ajudarão a garantir noites melhores.

1- Perca peso

Não poderíamos começar por nenhuma outra dica se não essa. Estar acima do peso é uma das principais causas para o ronco. 

De acordo com a Fundação Nacional do Sono norte americana, emagrecer é o primeiro passo para quem deseja parar de roncar. 

Vamos entender isso melhor. 

A deposição de gordura, em especial na área do pescoço, acentua o estreitamento da faringe, interferindo na passagem do ar e provocando ruídos. 

Sim, pessoas magras também podem roncar. Porém, além de ser menos frequente, geralmente ocorre quando estão dormindo de barriga para cima, posição que desfavorece a passagem de ar. 

Falaremos sobre isso mais adiante.  

2- Saia do sedentarismo 

Praticar atividade física não só te ajudará a emagrecer, como também trará outros benefícios que afetarão seu sono. 

Manter o corpo ativo faz bem para a saúde física e emocional, tratando o estresse e a ansiedade, fatores que prejudicam a qualidade de suas noites de descanso. 

E tem mais, o exercício, seja ele uma simples caminhada, ou a musculação intensa, aprimora o padrão do sono, prevenindo problemas mais graves, como a apneia.

3 – Evite dormir de barriga para cima

Se você deseja parar de roncar, terá que abrir mão de dormir de barriga para cima. Essa é a pior posição para quem ronca.

Como assim? 

A ação da gravidade sobre seu corpo nessa posição provoca a retração da língua, e isso, juntamente com o relaxamento dos tecidos da faringe, gera o estreitamento das vias respiratórias dificultando a passagem do ar. 

Este problema, que é acentuado com o sobrepeso, como vimos anteriormente, também tende a piorar com o avanço da idade devido a maior flacidez dos tecidos. 

A recomendação é que se durma sempre de lado ou mesmo de bruços, se assim preferir. 

4- Faça higiene do sono

Você já ouviu falar em higiene do sono? 

O conceito é bem simples, um conjunto de práticas que promovem melhores noites de sono. 

Dentre os conselhos para quem deseja parar de roncar, além da postura na hora de dormir, recomenda-se a não ingestão de álcool, pois esse tende a estimular o estreitamento da garganta.  

5- Consulte um especialista

Caso o problema seja persistente, em especial se houver suspeita deapneia obstrutiva do sono, deve-se procurar ajuda especializada. 

O tratamento do ronco é uma das responsabilidades da Odontologia do Sono. O primeiro passo será a investigação da causa, geralmente por meio de exames clínicos e da polissonografia

Identificada a causa o especialista recomendará o tratamento adequado para cada caso, variando entre mudanças comportamentais, aparelhos ortodônticos, terapia com CPAP e cirurgia. 

Se você já tentou todas as dicas anteriores e ainda não alcançou melhorias, agende uma consulta conosco. Temos um equipe especializada pronta para te ajuda a parar de roncar.

Prof. Dr. Rodney PallottaCRO-SP 80617

4 Comentários

  1. GIZELE LICHTEMFELS

    Ronco muito alto como posso tratar?

    Responder
    • rodney capp

      Olá! como vai? O tratamento é variado e depende do grau de complexidade, teria algum contato para avaliar o seu caso?

      Responder
  2. rafae

    preciso de ajuda, ronco é muito alto e queria tratar

    Responder
    • rodney capp

      MAruqe avaliação e consulta, pois o tratamento tem de ser personalizado, pois existem diversos graus de apneia do sono!!!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts