1- Perca peso
Não poderíamos começar por nenhuma outra dica se não essa. Estar acima do peso é uma das principais causas para o ronco.
De acordo com a Fundação Nacional do Sono norte americana, emagrecer é o primeiro passo para quem deseja parar de roncar.
Vamos entender isso melhor.
A deposição de gordura, em especial na área do pescoço, acentua o estreitamento da faringe, interferindo na passagem do ar e provocando ruídos.
Sim, pessoas magras também podem roncar. Porém, além de ser menos frequente, geralmente ocorre quando estão dormindo de barriga para cima, posição que desfavorece a passagem de ar.
Falaremos sobre isso mais adiante.
2- Saia do sedentarismo
Praticar atividade física não só te ajudará a emagrecer, como também trará outros benefícios que afetarão seu sono.
Manter o corpo ativo faz bem para a saúde física e emocional, tratando o estresse e a ansiedade, fatores que prejudicam a qualidade de suas noites de descanso.
E tem mais, o exercício, seja ele uma simples caminhada, ou a musculação intensa, aprimora o padrão do sono, prevenindo problemas mais graves, como a apneia.
3 – Evite dormir de barriga para cima
Se você deseja parar de roncar, terá que abrir mão de dormir de barriga para cima. Essa é a pior posição para quem ronca.
Como assim?
A ação da gravidade sobre seu corpo nessa posição provoca a retração da língua, e isso, juntamente com o relaxamento dos tecidos da faringe, gera o estreitamento das vias respiratórias dificultando a passagem do ar.
Este problema, que é acentuado com o sobrepeso, como vimos anteriormente, também tende a piorar com o avanço da idade devido a maior flacidez dos tecidos.
A recomendação é que se durma sempre de lado ou mesmo de bruços, se assim preferir.
4- Faça higiene do sono
Você já ouviu falar em higiene do sono?
O conceito é bem simples, um conjunto de práticas que promovem melhores noites de sono.
Dentre os conselhos para quem deseja parar de roncar, além da postura na hora de dormir, recomenda-se a não ingestão de álcool, pois esse tende a estimular o estreitamento da garganta.
5- Consulte um especialista
Caso o problema seja persistente, em especial se houver suspeita deapneia obstrutiva do sono, deve-se procurar ajuda especializada.
O tratamento do ronco é uma das responsabilidades da Odontologia do Sono. O primeiro passo será a investigação da causa, geralmente por meio de exames clínicos e da polissonografia.
Identificada a causa o especialista recomendará o tratamento adequado para cada caso, variando entre mudanças comportamentais, aparelhos ortodônticos, terapia com CPAP e cirurgia.
Se você já tentou todas as dicas anteriores e ainda não alcançou melhorias, agende uma consulta conosco. Temos um equipe especializada pronta para te ajuda a parar de roncar.
Prof. Dr. Rodney PallottaCRO-SP 80617
Ronco muito alto como posso tratar?
Olá! como vai? O tratamento é variado e depende do grau de complexidade, teria algum contato para avaliar o seu caso?
preciso de ajuda, ronco é muito alto e queria tratar
MAruqe avaliação e consulta, pois o tratamento tem de ser personalizado, pois existem diversos graus de apneia do sono!!!