5 principais causas de dores no maxilar

por jul 30, 2020Uncategorized3 Comentários

Está sentindo dores no maxilar? Sente incômodos ao abrir e fechar a boca? Tem sofrido com dores de cabeça frequentes? O que será que está acontecendo?

Conheça as causas mais comuns de dores no maxilar e saiba diferenciá-las.

1. Bruxismo

O bruxismo é marcado pelo hábito de ranger os dentes ao dormir, o que além de acelerar o desgaste dentário, sobrecarrega as articulações do maxilar. De maneira geral, esta maior tensão, acaba levando a dor.

Em casos mais avançados, há risco de problemas ósseos, na gengiva e disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

Geralmente, o distúrbio tem relação com fatores genéticos, estresse e ansiedade. Alterações anatômicas, em especial o fechamento inadequado da boca, também podem levar ao problema.

2. Osteomielite

A osteomielite é uma infecção óssea e pode causar fortes dores no maxilar. Seus sintomas incluem também febre, rubor e inchaço.

É causada principalmente por infecção por bactérias Staphylococcus, naturalmente presentes na pele e no nariz. O transtorno ocorre quando, por algum rompimento na barreira da pele, esses microorganismos penetram no corpo alcançando o tecido ósseo.

3. Disfunções temporomandibulares

As disfunções temporomandibulares estão entre as causas mais comuns de dores no maxilar. A articulação temporomandibular liga o maxilar inferior ao osso temporal do crânio. Ela é a responsável pelos movimentos da mastigação e da fala, por exemplo.

Dentre os sintomas do problema, podemos citar:

  • Estalos ao abrir e fechar a boca
  • Zumbido no ouvido
  • Dificuldades para abrir a boca
  • Dor orofacial
  • Dores no maxilar

Geralmente o distúrbio decorre de problemas musculares ou articulares, no entanto, pode também ter relação com doenças sistêmicas.

4. Abcessos dentários

Os abcessos dentários são inflamações nas camadas mais profundas da polpa e do nervo do dente. Na maioria dos casos se originam a partir de uma cárie que não foi adequadamente tratada.

A infecção, que começa simples e superficial, infiltra em áreas mais internas, podendo alcançar até mesmo os ossos que compõem a cavidade bucal, causando fortes dores na região.

Fazer uma higiene bucal adequada é a melhor forma de evitar o problema. Consultar um dentista regularmente também é importante, para que seja feito um diagnóstico precoce de lesões, evitando complicações como esta.

5. Doença periodontal

A doença periodontal é uma inflamação que acomete principalmente a gengiva e pode alcançar os ossos onde os dentes são fixados. Geralmente se dá por infecção bacteriana.

A medida que o quadro evoluiu, na maioria dos casos, silenciosamente, vão se formando abcessos, levando a sintomas como dor, sensibilidade e edema. Com o tempo os ossos ficam comprometidos e há risco de perdas dentárias.

Para evitar este tipo de infecção, é muito importante o uso correto do fio dental e a higienização adequada da boca, além das visitas periódicas ao dentista, claro.

Se você tem sofrido com dores no maxilar, não deixe de procurar ajuda. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico do problema, melhor o prognóstico e mais simples o tratamento.

Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo. Estamos à disposição!

3 Comentários

  1. Denise Gomes Godoy

    Sinto muita dor no ouvido e atrás da orelha

    Responder
  2. Giovana

    Sinto dor principalmente quando tento comer ou beber, só de formar a saliva parece que estão enfiando uma agulha atravessando fo ouvido até a parte baixa do maxilar, dói demais. O clínico me mandou tomar Nimesulida. Isso vai passar?

    Responder
  3. Https://telegra.ph/

    magnificent submit, very informative. I wonder why the opposite specialists oof this sector don’t understand this.
    You must continue your writing.I am sure, you’ve
    a great readers’ base already!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.