6 tipos de aparelhos ortodônticos que você precisa conhecer

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Atualmente, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado. Você pode descobrir o que melhor se encaixa em seu perfil e, assim, não sofrer tanto com as incômodas alterações estéticas proporcionadas pelo clássico aparelho metálico. 

Até alguns anos atrás, usar aparelho dentário era um grande desafio, já que os modelos mais antigos eram extremamente feios e desconfortáveis. Graças a evolução deste tipo de tratamento, temos opções bastante diversificadas, desde modelos mais clássicos, como o aparelho fixo metálico a opções completamente transparentes. 

Veja a seguir os 6 modelos mais comuns e a função específica de cada um deles:

1 – Aparelho fixo

Este é o modelo clássico. Caracterizado pela presença de fios, bandas, braquetes e borrachinhas coloridas, este modelo geralmente é bastante incômodo, já que além de gerar prejuízos estéticos, vez ou outra acaba provocando feridas na boca do paciente. 

A grande vantagem deste sobre os demais tipos de aparelhos ortodônticos está no fato dele poder ser usado em diferentes tipos de tratamento e nos ótimos resultados proporcionados. 

2 – Aparelho fixo estético

O grande diferencial do aparelho fixo estético está em seu material completamente transparente capaz de se camuflar na boca do paciente

Os modelos podem ser constituídos de policarbonato, porcelana ou safira. No que diz respeito à funcionalidade, ele desempenha o mesmo papel que o modelo clássico, promove o realinhamento da arcada dentária

3 – Aparelho móvel

O aparelho móvel é o mais indicado para crianças até os 12 anos de idade, quando ainda não ocorreu a formação completa da dentição definitiva.

A sua principal função é manter os dentes na posição correta, por isso são muito indicados após a retirada do aparelho fixo.

Mesmo com a opção de remoção, recomenda-se que o paciente use o aparelho de maneira constante com fim de não prejudicar o tratamento.

4 – Expansor de palatino

O expansor do palatino é o menos conhecido dentre os tipos de aparelhos ortodônticos. Esse modelo é recomendado para indivíduos que sofrem com mordida cruzada, pois promove o aumento do palato.

Quanto mais cedo esse tipo de tratamento for iniciado, melhor serão os resultados. Enquanto as crianças geralmente experimentam ótimos efeitos, os adultos muitas das vezes carecem de intervenção cirúrgica para alcançarem melhorias similares. 

5 – Aparelho lingual

Com o aparelho lingual é possível realinhar os dentes sem nenhum tipo de prejuízo estético. Neste modelo, os bráquetes são colocados na parte posterior a dentição, em contato com a língua, o que deu a ele seu nome. 

Desta forma, ele fornece os mesmos benefícios do modelo clássico. A grande desvantagem desse tipo de tratamento está no desconforto provocado e na grande dificuldade de higienização. 

6 – Alinhadores invisíveis

Os alinhadores são o tipo mais moderno de aparelho ortodôntico disponível no mercado. Por meio de softwares específicos, eles são confeccionados sob medida e se encaixam perfeitamente na arcada dentária do paciente.  

O modelo tem inúmeras vantagens, dentre elas a ausência de danos estéticos e o maior espaçamento entre as consultas de acompanhamento, já que a troca dos alinhadores é realizada pelo próprio paciente. 

O ideal é que o modelo seja definido pelo paciente em acordo com o profissional por ele escolhido. Desta forma, é possível unir os desejos particulares do paciente a um tratamento realmente eficaz para o seu caso.

Para mais esclarecimentos, agende uma consulta. A RR Medicina e Odontologia conta com uma equipe especializada pronta para te auxiliar na construção de um sorriso perfeito. 

Prof. Dr. Rodney PallottaCRO-SP 80617

tipos+de+aparelhos+dentarios-rrmedicina-min

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.