Atresia de Maxila – Você possui a “mordida torta”?

por mar 16, 2023Cirurgia Ortognática, Distúrbios da ATM, Odontologia Estética, Problemas Bucais, Saúde Bucal2 Comentários

Você possui Atresia Maxilar? Saiba como resolver o seu problema de uma vez por todas.

A maxila é composta por um conjunto de vários ossos da face que dão suporte aos dentes superiores, formando uma parte do céu da boca, da cavidade nasal e da órbita ocular. A Atresia da Maxila ocorre pela má formação da maxila, onde é estreita e acarreta em uma falta de espaço para os dentes superiores.

Mas não se preocupe, isso tem tratamento! Continue a leitura e saiba como tratá-la.

O QUE É A ATRESIA MAXILAR?

Assim como dito acima, a atresia de maxila é uma condição em que a mandíbula superior, também conhecida como maxila, não se desenvolve adequadamente, resultando em um arco dentário superior estreito. Essa condição pode ser congênita, ou seja, presente desde o nascimento, ou pode ser causada por outros fatores como problemas posturais, perda precoce de dentes de leite, hábitos de sucção do dedo e chupeta, interposição de língua.

A Atresia de maxila pode afetar a estética facial, a função da mastigação, da fala e da respiração, além de aumentar o risco de problemas dentários, como a má oclusão. Os sintomas incluem dentes apinhados, respiração bucal, mordida cruzada e desvio da linha média dental.

COMO POSSO TRATÁ-LA?

A melhor época para se tratar deste problema é dos 7 aos 12 anos. Nessa idade a maxila ainda tem uma sutura e é facilmente expandida com aparelhos ortopédicos (fixos ou removíveis) para tratar o osso, onde o resultado é bem mais rápido e previsível.

Já em adultos a expansão da maxila por aparelhos ortopédicos é menos previsível e mais trabalhosa. Nessa fase, o problema ortopédico acarreta em problemas faciais e ortodônticos, como mordida e face torta, sendo assim uma abordagem mais específica é necessária para corrigir o problema.

Em casos leves, o uso de expansores palatinos pode ajudar a alargar o arco dentário superior e melhorar a oclusão dentária. Em casos mais graves, pode ser necessária a cirurgia ortognática, que envolve a correção cirúrgica da maxila e/ou da mandíbula para melhorar a função e a estética.

O tratamento da atresia de maxila é importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e prevenir problemas dentários e de saúde a longo prazo. É importante consultar um ortodontista ou cirurgião bucomaxilofacial para avaliar a gravidade da condição e recomendar o tratamento mais adequado.

 

COMO POSSO MARCAR MINHA CONSULTA?

A RR Medicina é especialista em tratamentos e cirurgias bucomaxilares. Nossos Profissionais são treinados e possuem total dedicação ao seu caso e todos os passos que nele podem envolver.

É importante que você marque uma consulta o quanto antes para que possamos avaliar o caso com calma e tornando possível e sem pressa todos os protocolos necessários com exames e avaliações.

Entre em contato conosco e veja um horário disponível em uma de nossas unidades (Vila Mariana ou Ipiranga): Whatsapp 11 95232-9056 e Telefone 11 2272-6262.

 

 

2 Comentários

  1. Adriana

    Qual valor da cirugia pra esse caso

    Responder
    • rodney capp

      A cirurgia pode vir a ser coberta pelo plano de saúde, parte ou totalidade, e se for particular, teria custos da equipe e do hospital, isto varia de acordo com cada hospital

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.