Barulho ao mastigar? Não é normal

por abr 5, 2023Distúrbios da ATM, Odontologia Estética, Saúde Bucal0 Comentários

Mastigar e sentir dores de cabeça e no maxilar? Saiba que não é normal e você pode precisar de tratamento.

A ação de abrir e fechar a boca, seja para falar ou para se alimentar é um movimento essencial que realizamos no nosso dia a dia. Se ao realiza-los é possível sentir dor e até pequenos “cliques” e sensação de desencaixe nas mandíbulas, é possível que você esteja sofrendo de DTM.

Continue a leitura e saiba como realizar o tratamento para obter uma qualidade de vida melhor.

O QUE É ATM

Na medicina, ATM significa Articulação Temporomandibular, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação é responsável pelos movimentos da boca, como mastigação, fala, bocejo, etc. Quando há algum impedimento ou mudança na normalidade desses movimentos, há uma disfunção da ATM.

A disfunção da ATM é um problema comum que pode causar dor, dificuldade de abrir a boca, estalos ou rangidos na articulação, entre outros sintomas. Algumas das causas mais comuns da disfunção da ATM incluem estresse, bruxismo, trauma na mandíbula, má oclusão dental e artrite.

O QUE É DTM?

DTM é o nome dado a disfunção da articulação temporomandibular que pode, como dito acima, não estar funcionando adequadamente.

Geralmente, a DTM dá a sensação de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo barulhos baixos ou altos, estalos e até travar por um instante, a causa geral dessa disfunção é impossível de ser identificada, mas calma: ela tem tratamento.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DTM?

Os sintomas da DTM (Disfunção Temporomandibular) podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir:

– Dor na mandíbula, que pode ser aguda ou crônica e pode afetar um ou ambos os lados da face.

– Dificuldade para abrir a boca ou para movimentar a mandíbula;

– Estalos ou rangidos na articulação temporomandibular durante a mastigação ou ao abrir e fechar a boca;

– Dor de cabeça;

– Dor de ouvido, zumbido, sensação de ouvido tapado ou vertigem;

– Dor no pescoço, nos ombros ou nas costas;

– Sensação de cansaço na mandíbula ou nos músculos da face;

– Sensação de que os dentes não se encaixam corretamente ou de que a mordida mudou;

– Dor ao mastigar, falar ou bocejar;

– Sensação de desconforto ou dor ao abrir a boca em situações como bocejar ou falar por muito tempo.

Se você apresenta alguns desses sintomas, é importante procurar um dentista ou médico para avaliação e diagnóstico adequados. O tratamento precoce pode ajudar a aliviar a dor e prevenir a progressão dos sintomas.

COMO OCORRE O TRATAMENTO?

O tratamento da DTM depende da causa e dos sintomas apresentados pelo paciente. Algumas opções de tratamento incluem fisioterapia, uso de dispositivos de proteção dental, medicamentos para aliviar a dor, mudanças na dieta e hábitos alimentares e, em casos mais graves, cirurgia.

 

 

ONDE POSSO REALIZAR MEU TRATAMENTO?

Toda a equipe da RR Medicina é especialista em saúde bucal e cuidará de você o mais rápido possível assim que entrar em contato. Realizamos desde tratamentos simples até cirurgias mais específicas e delicadas.

Nos ligue e veja um horário disponível em uma de nossas unidades (Vila Mariana ou Ipiranga): Whatsapp 11 95232-9056 e Telefone 11 2272-6262.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.