Você já teve cáries ou conhece alguém que tem? Isso pode ser mais sério que você imagina.
A cárie é um tipo de destruição dos tecidos calcificados do dente através do ataque dos ácidos de bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos aumenta com o consumo de açúcar e falta de higiene bucal.
Se você tem cáries, saiba que ela precisa de cuidados. Continue a leitura e veja como se livrar dessas bactérias importunas.
O QUE DE FATO SÃO AS CÁRIES?
Cáries nada mais são do que infecções nos dentes causadas por bactérias que naturalmente vivem na nossa boca que acabam se acumulando e formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. Nestas placas, o ácido dessas bactérias consegue aos poucos perfurar o esmalte dos dentes e adentrar em camadas mais profundas, o que acaba causando dor e desconforto.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS CÁRIES?
Muitas vezes a cárie é tão pequena que não conseguimos enxergar direito ou apenas passa despercebida, mas o fato é que normalmente ela pode ser visível e de fácil diagnóstico.
Os sintomas dependem do grau em que a cárie se encontra e o paciente pode sentir:
– Dor de dente;
– Dor que piora ao beber algo doce, frio ou quente;
– Presença de furinhos em um ou mais dentes;
– Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
– Sensibilidade
– Gengiva inchada e dolorida.
Na fase inicial, quase não se tem quaisquer sintomas e, por isso, quando surgem os primeiros sintomas é importante ir imediatamente ao dentista, pois ela pode piorar. A confirmação da cárie é feita apenas durante a consulta ao dentista.
O QUE CAUSA CÁRIES?
A principal e maior causa das cáries está relacionada à bactéria Streptococcus mutans, presente no esmalte dos dentes e que se desenvolve muito rapidamente quando há grandes quantidades de açúcar na boca, unindo-se em grupos que dão origem às placas-bacterianas, produzindo ácido que destrói os minerais presentes, favorecendo a quebra desse dente.
Apesar de ser uma bactéria, a cárie não é transmitida de pessoa para pessoa pois, está diretamente relacionada a hábitos alimentares individuais.
QUAL O TRATAMENTO?
Não existe tratamento caseiro para eliminar a cárie. É necessário ir ao dentista e tratá-la indo a consultas regulares. Por algumas vezes, basta apenas 1 sessão para eliminá-la, com uma restauração, que é feita logo em seguida da remoção do tecido infectado.
Quando a cárie é identificada em muitos dentes, o tratamento pode ser prolongado, podendo ser preciso recorrer ao tratamento de canal ou até mesmo à retirada do dente.
PREVINA-SE!
Diminuindo o consumo de açúcar, mudando hábitos alimentares, preferindo creme dental com flúor e cuidando mais da saúde bucal com mais escovações, fio dental, enxaguante e indo a consultas regulares com o seu dentista, você pode prevenir a cárie.
QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA!
Nossos profissionais cuidarão muito bem dos seus dentes, fazendo o que for necessário para o seu bem-estar.
0 comentários