Cigarro: Como ele pode afetar sua saúde bucal

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

O cigarro produz diversas consequências no corpo, além dos pulmões, a boca é uma das principais áreas atingidas.

Os danos do tabaco à saúde bucal são diversos e vão dos mais simples como alterações estéticas no dente e na gengiva e mau hálito, à problemas mais graves como o câncer bucal.

Saiba mais sobre como o cigarro pode afetar a saúde da sua boca. Este artigo é um alerta a prevenção!

Câncer bucal

O câncer bucal é uma doença grave e incurável. Caracterizado pela mutação de células sadias da cavidade oral, é diretamente influenciado pelo tabagismo, sendo este um dos seus principais fatores de risco.

Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, a cada 10 pacientes diagnosticados, 8 são indivíduos fumantes.

A exposição frequente à substâncias contidas no cigarro produz alterações na boca, o que pode gradualmente levar ao desenvolvimento do câncer.

Doença periodontal

As doenças periodontais são aquelas que afetam as gengivas e os ossos próximos à arcada dentária. Geralmente são infecções bacterianas, e em casos mais graves podem levar a perda de dentes.

Fumantes são consideravelmente mais vulneráveis ao problema se comparado a pessoas que não utilizam o tabaco. Isso porque o tabagismo altera o sistema imune do corpo, tornando-o mais vulnerável a doenças dos mais diversos tipos.

O cigarro interfere ainda no processo de cicatrização, dificultando, e em alguns casos até impossibilitando, o tratamento dos distúrbios periodontais.

Alterações da coloração

Tanto os dentes quanto a gengiva podem ter suas colorações alteradas pela nicotina.

A substância presente nos cigarros adere ao esmalte dentário, dando a ele um aspecto escurecido.

No que diz respeito à gengiva, a mudança tem relação com o aumento da produção de melanina, também influenciado pelo cigarro, que leva a famosa melanose de fumante, caracteriza por tecidos manchados e escurecidos.

As alterações estéticas descritas se tornam mais graves a medida que o tempo passa. Você provavelmente saberia diferenciar o sorriso de um fumante do de uma pessoa que não fuma com facilidade se fosse perguntado.

Perda de dentes

O cigarro pode levar ainda a perda de dentes. Existem muitos motivos para isso. Primeiramente o fato de propiciar diversas doenças periodontais, que incluem a perda dentária dentre suas complicações.

Além disso, o tabaco altera a temperatura média da boca, ampliando o risco de infecções, que se não tratadas, podem tornar necessária a retirada do dente.

A perda óssea também é uma consequência comum e pode levar a este tipo de dano.

Mau Hálito 

O alcatrão do cigarro, responsável pelas alterações na coloração dentária, produz ainda outras consequências, como o mau hálito. E não é só isso, eles tornam o odor do cigarro ainda mais evidente.

Tais alterações são efeito da oxigenação inadequada provocada pelo tabaco, que geram como resultado um cheiro estranho na boca.

Estão presentes ainda outros efeitos, como secura e irritação da boca e das vias respiratórias.

O cigarro leva a dependência grave, por isso é tão difícil deixar de fumar. No entanto, diante da realidade apresentada aqui e de tantas outras sobre as quais você já deve ter ouvido falar, abandonar o vício é uma questão de saúde.

Se preciso, peça ajuda especializada, existem muitas opções de tratamento e uma diversidade de recursos que certamente podem ajudar.

Cigarro Como ele pode afetar sua saúde bucal-min

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.