Cirurgia Ortognática Classe III

por dez 21, 2022Cirurgia Ortognática2 Comentários

A Cirurgia Ortognática Classe III é um procedimento que tem como objetivo corrigir o posicionamento dos maxilares, conseguindo assim, a mordida adequada e o perfil facial mais harmônico.

Nesse sentido, as alterações que necessitam desse procedimento são chamadas de deformidades dentofaciais e possuem algumas classificações, uma delas se refere ao encaixe dos dentes e é dividida em classe I, classe II e classe III.

Prognatismo Mandibular

Esse é o nome dado aos casos em que a mandíbula (parte inferior da boca, onde fica o queixo) está mais projetado que o considerado normal.

Além disso, há ainda os casos que parecem ser devido ao crescimento acentuado da mandíbula, mas na verdade é decorrente de um crescimento deficiente da maxila.

Por isso, é fundamental a avaliação criteriosa. Aqui na RR Medicina e Odontologia essa avaliação é sempre executada por um cirurgião com experiência em ortognática, para que o procedimento seja realizado da forma correta.

Problemas relacionados a Cirurgia Ortognática classe III

  • Dificuldade para morder os alimentos, já que os dentes superiores podem estar muito à frente dos inferiores;
  • Transtornos no convívio social, já que costuma ser alvo de bullying.
  • Problemas psicológicos causados pelos transtornos na vida social;
  • Evitam tirar fotos, principalmente de perfil;
  • Podem ter problemas respiratórios;

Características comuns da Cirurgia Ortognática Classe III

Algumas características são bem comuns nesses casos, como por exemplo:

  • Os dentes inferiores se encaixam na frente dos superiores;
  • O queixo quando visto de perfil está bem a frente do lábio superior;
  • Lábio superior e inferior não se tocam, ou quando se tocam é com dificuldade;
  • Dentes superiores parecem estar afundados no sorriso;
  • Nariz pode parecer ser maior devido à desarmonia da face;
  • Alguns casos o queixo pode estar desviado para um dos lados;

Como corrigir?

A correção desta deformidade dentofacial é realizada por meio da Cirurgia Ortognática classe III, que é um procedimento cirúrgico, realizado por dentro da boca, em ambiente hospitalar.

Através de cortes realizado nos ossos da mandíbula e/ou maxila, estes ossos são reposicionados na posição previamente planejada e fixado com placas e parafusos.

Com o desenvolvimento do planejamento cirúrgico virtual, hoje é possível visualizar o resultado final estimado da Cirurgia Ortognática Classe III, antes mesmo de operar, por meio de uma simulação realizada no computador.

Recuperação da Cirurgia Ortognática Classe III

A recuperação da cirurgia ortognática classe III de maneira geral costuma ocorrer em até 30 dias para retorno às atividades normais. Durante esse período, a melhora da função mastigatória, inchaço e respiração, melhoram progressivamente.

  • Inchaço (edema): há um aumento nos 3 primeiros dias pós-operatórios, com regressão a partir do 4º dia. Cerca de 80-90% do edema regride em até 30 dias.
  • Mastigação: na primeira semana após a cirurgia são a ingestão de alimentos líquidos/pastosos, para se evitar forças excessivas na região operada. Essa dieta é evoluída para alimentos mais consistentes, conforme orientação do cirurgião.
  • Respiração: no caso da realização da cirurgia ortognática classe III na maxila, é normal a respiração pelo nariz ficar difícil nos primeiros dias pós-operatórios e sair um pouco de sangue. Por isso, é essencial a lavagem com soro fisiológico 0,9%. Entre 7 e 10 dias a respiração nasal começa a melhorar.
  • Cicatrização dos ossos: o período de consolidação óssea ocorre mais rapidamente entre 30-60 dias, quando se deve ter o máximo de cuidado para evitar impactos no rosto. Entretanto, essa fase de cicatrização do osso ocorre até o 6º mês pós-cirúrgico.

Cirurgia Ortognática Minimamente Invasiva

Essa abordagem cirúrgica é uma maneira mais moderna de se realizar a cirurgia ortognática, e baseia-se nos princípios abaixo:

  • os procedimentos cirúrgicos são feitos com as menores incisões possíveis;
  • busca-se sempre a redução do tempo de procedimento, uma vez que, quanto menor for o tempo de anestesia e cirurgia, menor é o trauma aos tecidos;
  • as técnicas buscam utilizar a menor quantidade possível de material de fixação esquelética indicado, para que as movimentações ósseas aconteçam com segurança e precisão. Assim, facilitamos e aceleramos a cicatrização;
  • iniciar a utilização de fisioterapia 1 dia após a cirurgia ortognática minimamente invasiva, melhora a cicatrização e acelera a recuperação da região operada.
  • O Planejamento Cirúrgico Digital contribui fortemente para que a cirurgia ortognática minimamente invasiva tenha sucesso. Assim, o cirurgião testa e verifica tudo que precisa realizar na cirurgia e prevê dificuldades que eventualmente possam ocorrer.
  • uso de materiais e equipamentos de alta tecnologia, como a osteotomia com ultrassom ou piezoelétrica, para reduzir o trauma aos tecidos do rosto e maxilares durante o procedimento.

Aqui na RR Medicina e Odontologia somos especialistas em Cirurgia Ortognática Classe III e nossos profissionais poderão dar toda orientação necessária para que você se senta tranquilo e confortável.

Entre em contato coma gente agora mesmo!

2 Comentários

  1. Janaina

    Vou fazer a cirurgia Ortognática classe 3… Gostaria de saber o pós cirúrgico

    Responder
    • rodney capp

      Olá!

      O pós-cirrugico é veriado de acordo com a complexidade, mas algumas coisas são comuns, sendo eles:

      – Edema, ele diminui bastante após a primeira semana;
      – Dor, é controlada com uso de medicamentos;
      – Uso de elásticos após a cirurgia, é primordial, visto que a sua musculatura precisa no pós-operatório de uma nova educação muscular e melhora de mordida e ganho eventual estético;
      – Os primeiros dias são os mais chatos, após isto, a recuperação fica bem mais fácil;
      – Evite fazer esforço físico, e recomendo na primeira semana, repouso quase absoluto;
      – A dieta é passo FUNDAMENTAL para evitar problemas no pós-operatório, além de ajudar na recuperação, não coma SOMENTE coisas coisas salgadas e/ou doces, alterne;
      – HIDRATAÇÃO, tome MUITO líquido, mínimo de 50ml por quilograma de peso;
      – A manutenção ortodontica sugiro ficar suspensa até o cirurgião liberar, gira em torno de 60 dias de pós-operat’ório na maioria dos casos!

      Espero ter ajudado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.