Cirurgia Ortognática: Para que serve e como funciona

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

A cirurgia ortognáissica é um procedimento que trata deformidades dento faciais, visando restabelecer o padrão estético normal em rostos de adultos que sofrem com alterações no desenvolvimento ósseo.

Além de uma função estética, o tratamento traz benefícios funcionais, corrigindo a oclusão e promovendo melhorias articulares, respiratórias e fonéticas.

Dentre os sintomas que podem indicar a necessidade da cirurgia, podemos citar dificuldades mastigatórias, problemas de fala, dor maxilomandibular, apinhamentos dentários, mordida aberta, defeitos congênitos, respiração bucal crônica e apneia do sono.

Para que serve a Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que sofrem com desarmonia facial, geralmente causada pelo crescimento anormal dos ossos dessa região. O procedimento entra em cena quando nenhum tratamento ortodôntico se mostrou eficaz.

O tratamento visa modificar a estrutura óssea da face, alterando e corrigindo o posicionamento do maxilar, do queixo e da gengiva.

Assim, é uma alternativa para pacientes que sofrem com:

  • Micrognatismo: quando a maxila é menor que a mandíbula – queixo pequeno
  • Prognatismo: quando a mandíbula é maior que a maxila – queixo para trás
  • Mordida aberta: quando os dentes inferiores e superiores não se encaixam
  • Assimetria: quando os maxilares são tortos
  • Sorriso Gengival: quando há crescimento vertical da maxila
  • Apneia obstrutiva do sono

Como funciona  o tratamento

O tratamento é realizado pelo odontologista especialista em cirurgia buco-maxilo-facial. Antes de iniciar o preparo para a cirurgia, o paciente deve ser submetido ao tratamento ortodôntico.

Todo o planejamento para a cirurgia ortognática deve ser realizado de maneira conjunta pelo profissional e seu paciente.

Para realizar o procedimento, deve-se ter mais de 16 anos de idade no caso das meninas, e mais de 18 anos no caso dos meninos, pois a partir de então não há mais crescimento ósseo.

Contudo, em casos mais graves, onde existem comprometimentos funcionais significativos, pode ser necessária a intervenção ainda durante a infância.

A primeira etapa do tratamento dura de 12 a 18 meses. Durante esse período é realizada a correção das posições dentárias através de um tratamento ortodôntico.

Após essa fase de preparo, é então realizada a cirurgia, que conforme vimos, visa consertos ósseos, trazendo benefícios tanto estéticos quanto funcionais.

Como é feita a cirurgia

Por ser um procedimento invasivo, a cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

Para que não haja cicatrizes, o procedimento geralmente é realizado de forma intra-oral. O tempo de duração varia bastante, dependendo das correções necessárias. De maneira geral, costuma durar entre 2 e 3 horas.

Durante a cirurgia, o odontologista irá “soltar” o maxilar superior e a mandíbula, fazendo uma nova fixação em posições corretas por meio de placas e parafusos de titânio.

Pós-operatório e Recuperação

O período pós-cirurgia é bastante tranquilo, desde que se siga as recomendações.

Por ser um procedimento invasivo, é natural que surjam alguns sintomas. As queixas mais comuns de pacientes em recuperação da cirurgia ortognática incluem inchaço facial e uma dificuldade discreta na abertura da boca. Além disso, há relatos de desconfortos respiratórios, que são normais nos três dias que seguem à cirurgia.

Alguns pacientes dizem sentir um pouco de dormência em determinadas áreas do rosto. Tal sintoma é esperado, porém deve ser acompanhado com cautela pelo especialista.

A alta hospitalar é feita poucos dias após o procedimento. Porém, é indicado que esses pacientes mantenham repouso em casa, evitando grandes esforços físicos.

De maneira geral, o tempo de recuperação varia entre 3 e 4 semanas.

O prognóstico é bastante favorável e as complicações são raras.

Cirurgia Ortognática

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.