Clareamento dental: Tudo o que você precisa saber!

por ago 2, 2021Odontologia Estética0 Comentários

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas no mundo, em busca de melhores resultados na aparência e no sorriso. Um desses procedimentos é o clareamento dental. Afinal, um sinônimo de dentes bonitos são dentes branquinhos, né?

Com o passar do tempo, é natural que o dente fique com uma cor amarelada por conta de pigmentos externos, seja de alimentos e bebidas que consumimos, medicamentos ou, ainda, pelo tabagismo.

O clareamento dental surge então como um tratamento estético simples e uma ótima opção para quem quer manter os dentes claros. Entenda melhor como ele é feito e porquê você deve realizá-lo com o acompanhamento de um cirurgião dentista!


O que é clareamento dental e como ele é feito?

O clareamento dental é um procedimento de microlimpeza dos dentes, retirando camadas de sujeiras acumuladas naturalmente com o tempo, deixando-os mais brancos.

Os produtos clareadores são compostos por agentes que contêm peróxidos, responsáveis por remover manchas profundas e superficiais. 

Portanto, o processo consiste basicamente na aplicação de um gel sobre os dentes com uma seringa e, por meio da ação dos radicais livres das substâncias presentes, os pigmentos responsáveis pelo amarelamento dos dentes são oxidados.

Em cada sessão no consultório, o paciente fica de 20 a 30 minutos com o gel na boca.

Antes do procedimento, o cirurgião dentista também faz uma limpeza nos dentes. Ele retira o excesso de placa bacteriana e tártaro, aumentando a eficácia do clareamento e prevenindo que o paciente sinta dor e danos a alguma área especialmente sensível. 

Ainda, antes da aplicação do gel, é preciso proteger a gengiva com um líquido protetor. Então, é aplicado um feixe de luz que deixa este líquido rígido, criando uma barreira para que o gel não chegue na gengiva. 


Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental?

No geral, sim! Qualquer pessoa pode fazer clareamento, mas existem algumas poucas contraindicações. São elas:

  • Grávidas e mães que estão amamentando;
  • Crianças e adolescentes que ainda não desenvolveram por completo o esmalte do dente;
  • Pacientes com dentina exposta;
  • Pacientes que possuem sensibilidade cervical;
  • Pacientes de quimioterapia, radioterapia, ou com histórico de câncer.


Clareamento caseiro ou em consultório odontológico: qual devo fazer?

Apesar do clareamento dental ser um processo simples, é recomendado que ele seja feito com o acompanhamento de um cirurgião dentista.

O clareamento caseiro, sem os produtos profissionais, pode não surtir o resultado esperado e, além disso, danificar as estruturas dos dentes!

Isso porque o principal erro de quem realiza o clareamento dental em casa é o uso de produtos abrasivos que removem apenas pigmentos extrínsecos e superficiais.

Portanto, acabam realizando um uso contínuo e diário, o que pode levar a lesões nas regiões e hipersensibilidade dental, além de não proteger devidamente a gengiva.

Já no consultório, é possível que o dentista avalie as condições dos dentes de cada paciente e determine a quantidade de sessões que serão feitas. Para melhores resultados, ele pode utilizar os lasers em alguns casos para o auxílio desse processo.


Cuidados após o clareamento

Durante e posteriormente ao tratamento, é importante que o paciente tenha alguns cuidados com a alimentação.

Por exemplo, devem ser evitados excessos de alimentos que apresentam elevado potencial de pigmentação, como café, chás, vinho tinto e refrigerantes.

Deve ser evitado também o uso contínuo de alguns medicamentos e o hábito de fumar. Lembre-se de alinhar corretamente todos esses cuidados com o profissional!


Quanto tempo dura o clareamento dental?

Geralmente, o clareamento dental dura de um a três anos. Entretanto, isso vai depender da exposição dos dentes a agentes cromogênicos, encontrados no café e chá preto, por exemplo.

Por isso, a alimentação impacta diretamente no tempo de duração do clareamento dental! Seguindo os cuidados citados acima, você aumenta a vida útil do procedimento realizado. 

Após 6 meses, pode ser possível visualizar leves alterações na coloração do clareamento. Então, é importante realizar uma visita ao cirurgião dentista para uma avaliação.


Faça o seu clareamento dental na RR Medicina e Odontologia!

A RR Medicina e Odontologia proporciona diversos tratamentos de alta tecnologia para os nossos pacientes que queiram maior harmonização do sorriso e da face, como o clareamento dental.

Entre em contato e agende a sua consulta para dar início ao procedimento e conquistar os resultados que você deseja!

Clareamento dental: Tudo o que você precisa saber! | Blog RR Medicina e Odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.