Será mesmo que clareamento enfraquece os dentes? Tire suas dúvidas sobre o tema e conheça os riscos do tratamento caseiro.
Você provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar que clareamento enfraquece os dentes.
Vamos tirar isso a limpo de uma vez por todas.
Todo mundo deseja ter um sorriso branco e bonito, mas também uma boca saudável e livre de problemas. Não é a toa que o clareamento é um dos procedimentos mais procurados em clínicas odontológicas em todo o país, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de
Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos.
Sem dúvidas dentes manchados e amarelados podem acarretar grandes constrangimentos, prejudicando o bem-estar e autoestima das pessoas. Até por isso passa a ser tão importante se falar sobre os possíveis riscos deste tratamento.
Verdade ou Mito?
Será mesmo que o clareamento enfraquece os dentes? Mito!
Seria absurdo se a comunidade odontológica ofertasse a tão grande escala um tratamento que viesse a prejudicar a arcada dentária, não é mesmo?
O procedimento deve ser realizado por profissionais especialidades, sempre utilizando agentes químicos conhecidos. Cada decisão do tratamento deve ser tomada a partir de evidências científicas e clínicas seguras e de qualidade.
Em geral, o que pode ocorrer é um leve aumento da sensibilidade em alguns pacientes. Isso ocorre quando a dentina, região nervosa dos dentes, é afetada de alguma maneira.
Ainda assim, não há motivo para grandes preocupações, já que o sintoma pode ser facilmente aliviado com o uso de produtos específicos, geralmente pastas e géis indicados pelo próprio odontologista.
Quais cuidados tomar?
Qualquer procedimento odontológico irá requerer certos cuidados. No caso do clareamento, as principais dicas incluem:
● Evitar bebidas alcoólicas
● Não ingerir determinados alimentos ricos em corantes como café, refrigerantes, açaí, etc
● Crianças e adolescentes não devem passar pelo procedimento, já que ainda não desenvolveram por completo o esmalte do dente
● Pessoas com excesso de sensibilidade devem conversar com o seu dentista para que seja feita a avaliação correta da concentração do gel clareador
● Depois de ser submetido ao clareamento, o paciente deve retornar ao dentista após um prazo de 6 meses para avaliação dos resultados
Clareamento com produtos caseiros
Você já sabe que esta história de que clareamento enfraquece os dentes é mito, no entanto isso não quer dizer que deve se arriscar com receitas experimentais.
Muitas pessoas utilizam produtos abrasivos na realização de clareamentos caseiros. Essas substâncias removem apenas pigmentos extrínsecos e superficiais, levando ao seu uso contínuo.
Ao utilizar esses produtos diariamente, a pessoa perde o controle de quão abrasivos eles podem ser, o que pode levar a lesões não cariosas e a hipersensibilidade dental.
Esse tipo de tratamento deve ser feito exclusivamente pelo profissional, que conhece a melhor técnica e o melhor produto para cada caso, evitando danos e possíveis prejuízos a longo prazo.
Se você tem interesse no tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta.
Estamos a sua disposição.
0 comentários