Como funciona o aparelho ortodôntico?

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Você com certeza já viu muita gente usando aparelho por aí, talvez tenha até usado você mesmo, mas já parou para pensar em como funciona o aparelho ortodôntico? 

Basta tentarmos empurrar os nossos dentes para notarmos que movê-los não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, eles estão firmemente aderidos em suas posições. Porém, por meio da ortodontia, torna-se possível o manejo e a remodelação da arcada dentária. 
 
É sobre esse tipo de tratamento que falaremos aqui. Vamos entender melhor como o aparelho ortodôntico funciona e o que ele faz em nossa boca.

Onde age o aparelho ortodôntico

Todo o processo de remodelação da arcada dentária só é possível graças a uma área específica dos nossos dentes. É nesta área que aparelho ortodôntico age. 

Trata-se de uma região chamada de espaço periodontal. Por ser uma porção rica em fibras, ela permite aos dentes uma pequena mobilidade, que é utilizada pelo aparelho por meio de pressões mecânicas durante o tratamento. 

Quando essas células fibrosas são manipuladas, elas promovem uma série de ativações que acabam por produzir uma reorganização celular na região. O principal fator responsável pela mudança são as alterações ósseas provocadas a partir desse processo. 

O tratamento ortodôntico em ação

Conforme vimos, o aparelho ortodôntico promove modificações por meio de pressões mecânicas constantes. Para realizar tal processo ele é constituído de um sistema complexo. 

Fixado aos dentes temos os braquetes e ligando-os uns aos outros é colocado um arco. Na parte posterior da arcada dentária são inseridos os aneis, que são os responsáveis por sustentar o arco.

O dentista vai ajustando essa estrutura, colocando mais ou menos força ou mesmo incluindo outros acessórios.
Toda essa estrutura é a grande responsável pelas alterações provocadas nas regiões periodontais, mais especificamente nos ligamentos localizados nessa região, que são os responsáveis por conectar os dentes aos ossos alveolares. 

Esses ligamentos são constituídos por tecidos altamente especializados, encontrados exclusivamente nos dentes. Sem eles, os dentes se tornariam permanentemente imóveis. 

A medida que o odontologista manipula o aparelho, essas fibras são estendidas de um lado e comprimidas de outro. Essa movimentação ocasionada pela força exercida, promove, conforme falamos anteriormente, ativação celular

É aí que surgem então as alterações ósseas. Essas alterações se dão graças a intensa produção de osteoclastos e osteoblastos desencadeada pelas modificações promovidas pela ligamento no osso onde está fixado. Por meio dessas células, ocorre uma nova formação óssea, agora modulada segundo o aparelho. 

Todo esse ciclo dura aproximadamente 30 dias, o que explica o espaço de tempo entre as consultas. 

Falar em como funciona o aparelho ortodôntico é falar em processo biomecânico. A ortodontia interfere na formação óssea por meio de pequenas pressões exercidas pelo aparelho e, assim, torna-se capaz de transformar uma arcada dentária irregular em um sorriso perfeito.

O mesmo fator que explica o incrível resultado deste tipo de tratamento, justifica o incômodo frequente experimentado em meio ao processo, as alterações estruturais. 

A RR Medicina e Odontologia dispõe de uma rede completa para esse tipo de tratamento, além de uma equipe especializada a sua disposição.

Prof. Dr. Rodney PallottaCRO-SP 80617

aparelho_dentario_como_funciona-rrmedicina-min

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.