Só quem já teve dor de dente entende por que é tão importante falarmos em como preveni-la. Muitos consideram essa uma das piores dores do mundo.
Como os nervinhos dos dentes tem início em um mesmo tronco, ou seja, todos possuem a mesma origem, a dor pode ser reflexa, isso quer dizer que você pode ter dificuldades em identificar exatamente onde está doendo. Difícil, não?
Mantenha uma dieta saudável
Você sabia que existem alguns alimentos que são prejudiciais à saúde bucal?
Sim, nesta lista estão inclusos refrigerantes, balas, alimentos que contêm grandes quantidades de açúcar, industrializados e comidas muito ácidas, pois contribuem para o desgaste do dente e, consequentemente, o deixa mais exposto à proliferação de bactérias.
Por outro lado, existem também alimentos que ajudam a manter a higiene bucal, estes você deve acrescentar a sua dieta. São bons exemplos o leite e seus derivados, que são ricos em proteínas, cálcio e fósforo. Além disso, podemos citar frutas, como maçã, e vegetais, como pepino e cenoura.
Tais alimentos contribuem para a saúde dos dentes, ajudam no seu crescimento, fortalecem o esmalte dentário e reduzem o aparecimento de cáries.
Realize higienizações adequadas
Não poderíamos deixar de falar sobre a importância das higienizações bucais para prevenção da dor de dente. Manter a boca sempre limpa é essencial para a saúde dos dentes.
Sendo assim, lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições. Ao escová-los, não se esqueça de limpar também as bochechas e as superfícies internas da mastigação, inclusive a língua. Faça uma limpeza completa e impeça a proliferação de micro-organismos.
Após escovar os dentes, use também o fio dental, pois ele é o responsável por remover os restinhos das sujeiras, já que atinge áreas onde a escova não alcança. O fio dental é essencial para prevenção do aparecimento de tártaro e das doenças periodontais.
Por último, deixamos como sugestão complementar os enxaguantes bucais. Por terem efeito antibactericida, eles evitam que bactérias se acumulem na língua, na gengiva e nos dentes.
Visite seu dentista regularmente
O dentista é a pessoa certa para te orientar sobre os cuidados com sua saúde bucal. Ele é quem dirá se a sua higiene tem sido feita de maneira adequada ou se tem algum problema em desenvolvimento.
Passar por uma consulta odontológica de vez em quando é o caminho não só para prevenir a dor de dente e os problemas que podem estar por trás dela, mas também para diagnosticar infecções precocemente, evitando quadros mais sérios.
Qual foi a última vez que você visitou um dentista?
Mesmo sem dor de dente, recomendamos que consulte um dentista de sua confiança a cada 6 meses pelo menos. Cuide da sua saúde bucal, previna-se!
Para agendar uma consulta, basta entrar em contato. Estamos à disposição!
0 comentários