Como prevenir a dor de dente?

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Só quem já teve dor de dente entende por que é tão importante falarmos em como preveni-la. Muitos consideram essa uma das piores dores do mundo. 

 

A boca é composta por uma combinação de nervos que vão se ramificando. Desses nervos maiores surgem outros que inervam os dentes e são os responsáveis por essa dor tão desagradável. 
 

Como os nervinhos dos dentes tem início em um mesmo tronco, ou seja, todos possuem a mesma origem, a dor pode ser reflexa, isso quer dizer que você pode ter dificuldades em identificar exatamente onde está doendo. Difícil, não? 

 

Pois é, sem dúvidas, a prevenção é o melhor caminho. Temos 3 dicas para você que quer se manter livre da dor de dente. 

Mantenha uma dieta saudável

Você sabia que existem alguns alimentos que são prejudiciais à saúde bucal? 

Sim, nesta lista estão inclusos refrigerantes, balas, alimentos que contêm grandes quantidades de açúcar, industrializados e comidas muito ácidas, pois contribuem para o desgaste do dente e, consequentemente, o deixa mais exposto à proliferação de bactérias. 

Por outro lado, existem também alimentos que ajudam a manter a higiene bucal, estes você deve acrescentar a sua dieta. São bons exemplos o leite e seus derivados, que são ricos em proteínas, cálcio e fósforo. Além disso, podemos citar frutas, como maçã, e vegetais, como pepino e cenoura. 

Tais alimentos contribuem para a saúde dos dentes, ajudam no seu crescimento, fortalecem o esmalte dentário e reduzem o aparecimento de cáries.

Realize higienizações adequadas

Não poderíamos deixar de falar sobre a importância das higienizações bucais para prevenção da dor de dente. Manter a boca sempre limpa é essencial para a saúde dos dentes. 

Sendo assim, lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições. Ao escová-los, não se esqueça de limpar também as bochechas e as superfícies internas da mastigação, inclusive a língua. Faça uma limpeza completa e impeça a proliferação de micro-organismos. 

Após escovar os dentes, use também o fio dental, pois ele é o responsável por remover os restinhos das sujeiras, já que atinge áreas onde a escova não alcança. O fio dental é essencial para prevenção do aparecimento de tártaro e das doenças periodontais. 

Por último, deixamos como sugestão complementar os enxaguantes bucais. Por terem efeito antibactericida, eles evitam que bactérias se acumulem na língua, na gengiva e nos dentes. 

Visite seu dentista regularmente

O dentista é a pessoa certa para te orientar sobre os cuidados com sua saúde bucal. Ele é quem dirá se a sua higiene tem sido feita de maneira adequada ou se tem algum problema em desenvolvimento. 

Passar por uma consulta odontológica de vez em quando é o caminho não só para prevenir a dor de dente e os problemas que podem estar por trás dela, mas também para diagnosticar infecções precocemente, evitando quadros mais sérios. 
Qual foi a última vez que você visitou um dentista?

Mesmo sem dor de dente, recomendamos que consulte um dentista de sua confiança a cada 6 meses pelo menos. Cuide da sua saúde bucal, previna-se! 

Para agendar uma consulta, basta entrar em contato. Estamos à disposição! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.