De forma simples, quando falamos em assimetria facial, nos referimos a diferença entre os lados do nariz, da boca, da bochecha e das demais estruturas da face. Diversos procedimentos podem ser indicados para correção dessas proporções, reunimos alguns dos mais recomendados abaixo.
Aparelhos ortodônticos para assimetria facial
Se a assimetria facial tiver relação com alterações bucais ou dentárias, os aparelhos ortodônticos podem ser a melhor opção de tratamento. Os tratamentos ortodônticos são minimamente invasivos e levam a benefícios estéticos e funcionais.
Atualmente, temos a nossa disposição, diversos tipos de aparelhos, que podem ser classificados em dois grandes grupos:
Aparelhos removíveis: quando o dispositivo não fica fixo na arcada dentária, e por isso pode ser retirado para higienização ou alimentação, por exemplo.
Aparelhos fixos: quando o dispositivo fica fixo nos dentes, esse tipo se divide entre modelos de policarbonato, porcelana e safira.
Toxina Botulínica
A toxina botulínica é muito utilizada para tratamentos estéticos da face. A substância, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, se usada em pequenas doses, é capaz de impedir a contração muscular, alterando a forma do rosto e ajustando suas proporções.
Ela pode ser usada para correção do sorriso gengival, dentre outras assimetrias relacionadas a boca e aos dentes.
Preenchimento facial
O preenchimento facial também é uma boa escolha para quem deseja reduzir a assimetria facial. O tratamento consiste na injeção de ácido hialurônico nos músculos da face, o que dá mais volume a região tratada, compensando problemas estéticos.
A substância utilizada é produzida pelo próprio organismo, o que reduz consideravelmente o risco de complicações e efeitos colaterais.
Bichectomia
acentuados. Esse tratamento consiste na retirada parcial da bola de Bichat, um tecido gorduroso que fica localizado na região das bochechas.
A porção retirada não oferece energia ao corpo, ou seja, não pode ser reduzida com o emagrecimento. Sua retirada é indicada quando a assimetria facial tem relação direta com o tamanho das bochechas.
Cirurgia ortognática para redução da assimetria facial
Em casos onde as diferenças entre os lados do rosto são causadas por alterações no desenvolvimento ósseo facial, a cirurgia ortognática passa a ser a melhor solução para melhorar a harmonização da face.
O procedimento corrige distúrbios ósseos, em especial da maxila, beneficiando não só a estética, mas também a funcionalidade dessas estruturas.
Geralmente, essa cirurgia é realizada em combinação com o tratamento ortodôntico já descrito.
Para agendar uma avaliação, basta entre em contato. Existem boas formas de reduzir a assimetria facial, e com um estudo detalhado do seu caso, podemos com facilidade descobrir qual dessas alternativas é a escolha certa para você.
0 comentários