Conheça os principais tratamentos para correção do sorriso gengival

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

O sorriso gengival é um distúrbio presente entre homens e mulheres. O problema se trata de uma desordem estética caracterizada pela exposição exagerada da gengiva.

Diversos fatores podem estar por trás do distúrbio, dentre eles alterações musculares, esqueléticas e gengivais, além de questões hormonais, lábios pequenos, excesso de maxila e do encurtamento da coroa dos dentes.

Conheça as opções de tratamento

Existem diversas opções de tratamento e essa escolha deve ser conduzida pelo especialista em parceria com seus pacientes.

Geralmente o principal fator a ser considerado nesse processo é a origem do problema. Conforme for diagnostica a causa, ficará fácil decidir qual a melhor forma de realizar a correção.

Os principais tratamentos para correção do sorriso gengival serão descritos a seguir.

Ortodontia

Os tratamentos ortodônticos são as opções menos invasivas. Com o auxílio de aparelhos, o quadro pode ser controlado e o incômodo estético consideravelmente minimizado.

Com a ortodontia é possível tratar dentes erupcionados, aqueles que ainda não conseguiram alcançar suas posições corretas, e ainda nivelar a arcada dentária controlando a exposição excessiva da gengiva.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é muito usada na correção do sorriso gengival. Porém, nesse caso estamos falando de uma solução temporária. Os resultados duram aproximadamente 6 meses, a depender do organismo em questão.

Após esse período a atividade muscular volta a seu padrão normal e o sorriso gengival tende a reaparecer.

Enquanto por um lado tem a desvantagem de ser apenas um paliativo, por outro traz o benefício de ser uma terapia completamente reversível.

A toxina botulínica é uma busca frequente nos consultórios por pacientes que sofrem com exposição gengival, principalmente em casos mais brandos.

Quando a desordem é mais acentuada, os procedimentos cirúrgicos são os mais recomendados.

Gengivectomia

A gengivectomia é considerada um tratamento cirúrgico simples, realizada sob anestesia local. O procedimento consiste na retirada de cerca de dois centímetros de gengiva.

Apesar da simplicidade, os cuidados pós-operatórios são indispensáveis. Sendo assim, é recomendado ao paciente evitar alimentos duros, e se possível, preconizar uma dieta mais líquida. Alimentos frios são ótimas opções.

Adicionalmente deve-se interromper as atividades físicas pelo menos nos primeiros três dias após o procedimento.

Gengivoplastia

A gengivoplastia seria uma cirurgia plástica com fim de corrigir o sorriso gengival. O tratamento deixa o sorriso mais harmônico e equilibrado, controlando a desordem estética do quadro.

Em muitos casos tal procedimento é realizado de forma conjunta a gengivectomia, descrita anteriormente.

A grande diferença entre os dois tipos de tratamento está na remoção ou não dos ossos da coroa dentária. Enquanto na gengivectomia a alteração se concentra apenas na gengiva, na plástica a remoção óssea é bastante comum.

Os cuidados com a recuperação são bastante similares e o processo de cicatrização depende de vários aspectos, que tendem a variar de paciente para paciente.

Geralmente a recuperação gira em torno de uma semana.

Se o sorriso gengival é um problema para você, não deixe de agendar uma consulta. Nossa equipe de especialistas está à disposição para avaliar o seu caso, e com você, decidir qual seria a melhor opção de tratamento.

Prof. Dr. Rodney Pallotta
CRO-SP 80617

sorriso_gengival-rrmedicina-min

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.