Dente do Siso – Quando extrair?

por set 1, 2022Dente do Siso, Saúde Bucal5 Comentários

O dente do siso costuma assustar muita gente, mas nem sempre ele traz a dor e sofrimento que a grande maioria dos pacientes espera ter.

Nesse artigo vamos desmistificar esse medo trazendo informações que contribuirão preventivamente, além de aumentar seu conhecimento acerca desse assunto!

Por que o dente do siso assusta tanto?

Isso ocorre porque o processo de erupção do dente pode durar muitos anos, o que causa bastante incômodo aos pacientes.

Além disso temos a mistificação do “tornar-se adulto” e com ela estão todas as incertezas e medos presentes nessa fase de transição, uma vez que esses molares nascem no final da adolescência e início da fase adulta.

Mas a questão do dente do siso não é apenas psicológica, ele realmente causa desconforto.

Isso ocorre porque, nessa fase da vida, todas as terminações nervosas estão completas e operantes, diferentemente da primeira infância.

Portanto, a sensação de dor e desconforto pode ser maior.

Sempre devemos extrair o dente do siso?

Embora seja comum extrair os dentes do siso, nem sempre é necessário.

O acompanhamento preventivo é extremamente importante para avaliar e acompanhar os pacientes, principalmente a partir dos 15 anos de idade.

Nessa idade e na grande maioria dos casos é possível identificar o posicionamento em radiografias e assim verificar se haverá ou não a necessidade de extração.

Entretanto, existem muitos casos nos quais o siso não atrapalha a estética do sorriso e nem a saúde bucal do paciente.

Principalmente para os pacientes que fazem o acompanhamento anual desde a primeira dentição, pois assim podemos preservar a arcada dentária do paciente para receber esses molares.

Então, quando a extração é recomendada?

Aqui na RR Medicina e Odontologia fazemos de tudo para preservar a integridade da dentição original de nossos pacientes pois, embora existam diversas intervenções estéticas, é sempre melhor ter e manter seus dentes saudáveis.

Sendo assim, recomendamos a extração dos dentes do siso após uma minuciosa análise e na presença de alguns desses fatores:

  • Posicionamento inadequado do dente
  • Presença de dores muito fortes
  • Dificuldades na mordida,
  • Desconforto ou desalinhamento dos molares.
  • Inflamação na gengiva
  • Carie profunda

E quando a extração NÃO é recomendada

Em alguns casos, quando os pacientes têm mandíbulas maiores, é possível comportar os quatro dentes, evitando a extração.

É interessante perceber que muitas pessoas passam pela fase de nascimento do siso de forma tranquila, enquanto outras acabam sofrendo com dores e inflamações que demandam extrações de urgência.

É por isso que os especialistas recomendam que os jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, antes mesmo dos sisos nascerem, para verificar se será necessária ou não a extração.

Vale lembrar que, durante esse período, as raízes ainda não estão calcificadas com os ossos dos dentes, o que facilita a retirada dos sisos.

Quem esperar para “ver o que acontece” corre o risco de sofrer com inflamações e dores ou ainda com efeitos como o desalinhamento dos outros dentes.

Perguntas mais frequentes sobre o dente do siso

Esse assunto é bem interessante e frequentemente respondemos dúvidas sobre o dente do siso aqui na clínica, então separamos algumas dessas perguntas mais frequentes aqui nesse artigo.

1. Todos têm ou terão dente do siso?

A evolução nos mostra que somos totalmente adaptáveis e como esse tipo de dente não é mais tão necessário para a mastigação, é comum ver pessoas que nascem sem a base que forma esse dente durante a adolescência. De acordo com a fisiologia da boca, podemos ter até 4 sisos, mas algumas pessoas possuem 1, 2, ou até 3 sisos ao invés de todos os 4.

2. O siso é o dente mais difícil de extrair?

Embora o formato e o tamanho dos dentes do siso variam de pessoa para pessoa, podendo ser maiores, menores ou até mesmo ter o mesmo tamanho dos outros dentes. Assim, a extração pode ser simples em alguns casos e complexa para outros.

3. Todo mundo deve extrair o dente do siso?

Conforme mencionamos anteriormente e de acordo com nossos especialistas, somente recomendamos a extração em casos de complicação na formação do dente, ou desalinhamento da arcada dentária ou algum tipo de inflamação.

Pois, mesmo sem ter uma função específica, se ele estiver posicionado corretamente é possível conviver com ele sem nenhum tipo de problema.

4. A extração só pode ocorrer na adolescência?

Não necessariamente, entretanto, caso exista a necessidade de extração, recomendamos que se faça entre os 15 e 30 anos de idade, pois dentro desse período a remoção pode ser facilitada, trazendo menos transtornos e desconforto ao paciente.

Lembrando que, após desse período, os dentes do siso tendem a se calcificar com os ossos do maxilar e da mandíbula, dificultando sua extração. Contudo, ainda assim a extração é possível.

5. A extração do dente do siso é a mais dolorida?

Da mesma forma que ocorre com qualquer procedimento dentário mais invasivo, utilizamos anestesia local, justamente para que o paciente não sinta qualquer tipo de dor ou desconforto durante a extração.

Esse mito da dor, durante o procedimento de extração, é na verdade uma confusão existente da dor que o siso pode causar durante sua erupção e inflamação na gengiva – quando nasce mal posicionado.

A recuperação pós-operatória pode causar algum desconforto, principalmente se a extração do siso ocorrer em pacientes de idade acima de 30 anos, quando existe alta probabilidade de o dente estar calcificado nos ossos do maxilar e da mandíbula.

6. Pode acontecer do siso existir, mas não nascer?

Sim, isso é possível devido ao ângulo ou insuficiência do espaço disponível na boca. Os dentes do siso podem se desenvolver em posições que impeçam o seu nascimento e por isso, é comum que pessoas passem a adolescência acreditando que não possuem um ou mais sisos.

No entanto, nesse tipo de situação requer a extração, na maioria das vezes, já que podem afetar os dentes do lado, mesmo que internamente.

7. É verdade que dentes do siso podem nascer com cárie?

Depende! A maior incidência de cárie nesses dentes se dá por conta de sua posição.

Como o siso está em uma região de difícil acesso para uma escovação mais apropriada e para a correta utilização do fio dental, é comum que nessa região se acumulem grandes quantidades de resíduos alimentares, o que torna o local mais propício ao desenvolvimento de bactérias e cárie.

Então, nesse caso depende de como o dente está posicionado.

8. O dente do siso pode atrapalhar a movimentação da boca, a fala e até a respiração?

A resposta dessa pergunta é SIM, entretanto, isso depende de uma série de fatores ligados ao nascimento desse dente.

Se a posição estiver atrapalhando a harmonia e o alinhamento da arcada dentária, ele pode sim causar problemas de movimentação da boca, fala e até mesmo da respiração.

Podemos dizer que isso ocorre raramente, ainda assim pode acontecer.

9. É possível extrair os 4 dentes do siso de uma vez?

Sim, é perfeitamente possível, mas nem sempre é recomendado.

Diferentemente do que muita gente imagina, a retirada dos sisos não é tão complicada e pode ser feita em consultório comum com anestesia local.

No entanto, cabe aos nossos   especialistas a decisão pela múltipla extração de uma vez só, pois nem sempre essa é a melhor opção.

Isso depende de uma série de fatores, desde a posição dos dentes na arcada dentária e do grau de ansiedade e cansaço do paciente, que deve, logicamente, manter a boca aberta durante todo o procedimento.

10. É preciso repouso após a extração do siso?

O repouso é recomendado sempre que fazemos uma extração e no caso do dente do siso, que requer pontos, o repouso é muito importante para a plena recuperação da região afetada bem como do paciente.

Existem as principais recomendações após uma extração vão desde evitar falar, não fazer esforço e em um primeiro momento consumir apenas alimentos gelados para evitar episódios de sangramento e inchaço.

Essas recomendações também dependem da complexidade do procedimento, pois, em alguns casos o período de descanso e os cuidados necessários podem ser maiores.

Você tem alguma dúvida sobre o dente do siso?

Mande para nós e teremos prazer em responder!

Afinal de contas, o dente do siso é cercado de crenças populares. Algumas são realmente verdadeiras e tem fundamento, outras não! Por essa razão é sempre importante buscar um especialista para verificar adequadamente e manter as consultas preventivas em dia.

Nesse sentido e para todos os casos, a necessidade de manter ou extrair os dentes do siso cabe somente ao seu dentista de confiança. Ele é o único profissional apto para tomar essa decisão com base em seu histórico e exames complementares.

Além disso, existem diversos problemas bucais que podem ocorrer por uma extração inadequada.

Aqui na RR Medicina e Odontologia contamos com profissionais responsáveis e altamente qualificados, além de equipamentos de ponta, que contribuem para a avaliação correta e diagnóstico preciso. Seja para a remoção ou não do dente do siso ou para os demais procedimentos que necessitar.

5 Comentários

  1. Cleusa

    Há possibilidade de fazer canal no siso?

    Responder
  2. Magali Balbino

    Foi um artigo muito útil esclareceu muitas dúvidas

    Responder
  3. Sites.Google.Com

    After looking over a number oof the articles on your web site, I really like your technique
    off writing a blog. I saved it to my bookmark webpage
    list and will be checking back soon. Please visit my web site too and let
    me know your opinion.

    My site:

    Responder
    • rodney capp

      thanks!!!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.