Também conhecida como DTM, a disfunção temporomandibular pode trazer uma série de complicações para a sua saúde bucal. Saiba da importância de fazer o tratamento adequado para superar esse problema que afeta a vida de muitos.
A Disfunção Temporomandibular é um problema que surge na articulação temporomandibular (ATM), afetando movimentos de abrir e fechar a boca. Também conhecida como DTM, ela surge por uma série de fatores, entre eles:
- Hábito de roer as unhas;
- Traumas e desgastes nas articulações;
- Artrites e artroses;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Mastigação incorreta;
- Dentes muito tortos;
- Bruxismo.
Alguns desses casos mencionados são bastante comuns, acarretando não apenas a DTM, como outros diversos problemas.
Essa disfunção causa grande desconforto ao realizar as atividades mais simples do nosso dia a dia, trazendo uma série de prejuízos à sua saúde.
Conheça alguns dos sintomas e a importância de tratar essa anomalia o quanto antes.
Sintomas e diagnóstico da disfunção temporomandibular
Alguns dos sintomas mais característicos da DTM são:
- Enxaquecas;
- Dores na mandíbula e nos músculos de mastigação;
- Dificuldades e estalos ao abrir a boca;
- Desvio na mandíbula;
- Desgaste nos dentes;
- Inchaços no rosto;
- Zumbidos no ouvido;
- Tonturas.
Os indícios citados acima surgem a partir da dor na ATM, que é provocada ao estimular regularmente os músculos da mastigação e da face.
Ao realizar o diagnóstico, são feitos alguns exames físicos, que envolvem a articulação temporomandibular e os músculos e ossos que atuam na mastigação.
Em certos casos, alguns profissionais recomendam a realização de uma tomografia computadorizada, radiografias odontológicas, além de um exame de ressonância magnética, para que o tratamento seja realizado da melhor maneira possível, localizando a raiz do problema.
Tratamentos
Existem diversos tratamentos indicados para o combate à DTM, variando de acordo com o tipo de disfunção que o paciente possui. Em alguns casos, os dentistas recomendam sessões de fisioterapia e uso noturno de placa dentária, feita sob medida pelo profissional.
As placas dentárias são responsáveis por estabilizar a articulação. Isso ajuda no relaxamento da musculatura e são recomendadas para pessoas que sofrem de bruxismo, que é um dos principais responsáveis pela DTM.
Também são indicados o uso de analgésicos, remédios anti-inflamatórios, relaxantes musculares, terapia à laser e técnicas de relaxamento, que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade.
Realizadas por meio de massagens nos músculos faciais e na cabeça, essa terapia tem como objetivo aliviar as dores causadas pela disfunção e as tensões musculares na região da mandíbula.
Outras formas de aliviar o estresse e a ansiedade também são válidas para o tratamento da Disfunção Temporomandibular, desde acupuntura, meditação, até coisas mais simples, como ouvir música, ler e assistir filmes.
Já em situações mais complexas ou quando os outros tratamentos não obtiveram sucesso, é recomendado o auxílio de cirurgiões especializados. Uma intervenção cirúrgica também pode solucionar a disfunção temporomandibular, reparando articulações e removendo tecidos inflamados.
Importância de tratar a disfunção temporomandibular
Como citamos anteriormente, as atividades comuns em nosso dia a dia, como falar e mastigar, podem ser afetadas pela disfunção temporomandibular. Porém, fazendo o tratamento corretamente, você poderá ter uma ótima saúde articular, sem se preocupar com dores ou estalos.
Se você tem dúvidas ou apresenta algum dos sintomas citados acima, entre em contato com a RR Medicina e Odontologia.
Dispomos de profissionais qualificados para oferecer a você o mais inovador tratamento para manter a sua saúde bucal em dia.
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares.
Aproveite e navegue pelo nosso site, onde você encontra todas as informações sobre o nosso trabalho.
Prof. Dr. Rodney Pallotta CRO 80617 SP
Dr. Roger Pinto Antônio CRM 74174 SP RQE 31997
0 comentários