Você conhece as 5 doenças bucais mais comuns? Veja quais são e como são tratadas

por maio 31, 2022Problemas Bucais0 Comentários

Muitas pessoas têm dúvidas sobre cuidados com a higiene bucal e sobre as doenças bucais, por isso, ainda deixam a desejar nos cuidados com a saúde bucal.

Por isso, nesse artigo, vamos falar mais sobre as principais doenças bucais que encontramos em pacientes e como podemos evitá-las. Boa leitura!

1. Cárie

Você já teve cárie? Se sim, saiba que é uma condição presente na maioria dos pacientes!

Afinal, ouvimos falar sobre suas consequências desde criança, mas, ainda, a cárie é considerada a doença não contagiosa mais comum em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse cenário, cerca de 60% a 90% das crianças em idade escolar sofrem de cáries dentárias e o problema atinge quase 100% dos adultos.

A cárie é causada pela bactéria Streptococcus mutans e identificadas como pontinhos pretos que surgem nos dentes. Os principais sintomas são dor e hipersensibilidade, especialmente quando se come alimentos com muito açúcar.

Sua principal causa é o grande consumo de açúcar e a falta de higiene bucal. Portanto, lembre-se de reforçar sua limpeza na região após as refeições e maneirar nos alimentos doces.

2. Gengivite

A gengivite é causada por diversas bactérias que se alocam no sulco gengival, a região da margem e abaixo da gengiva. Chamamos esse acúmulo de placa bacteriana.

Essa placa produz toxinas que são liberadas na boca, fazendo com que a gengiva fique inchada e inflamada. Por isso, o principal sintoma da condição é a sensibilidade e o sangramento ao escovar os dentes.

Quando diagnosticada precocemente, é possível que o tratamento seja simples, bastando uma boa escovação orientada pelo dentista. Mas, em casos mais avançados, pode ser necessário realizar uma raspagem e fazer o uso de medicamentos específicos.

A gengivite é considerada o estágio inicial da doença periodontal, que veremos a seguir. Cerca de 50% a 90% dos adultos têm gengivite que, se não for tratada, leva à doença periodontal.

3. Doença periodontal (periodontite)

Como vimos, a doença periodontal ocorre quando a gengivite se espalha pela região até afetar ossos e tecidos de suporte dos dentes.

O resultado são bolsas que se formam em volta dos dentes, causando inflamação e perda óssea. As consequências desse estágio mais avançado são severas: os dentes podem amolecer e, até mesmo, serem perdidos.

É uma condição séria em que 8 a 10% dos adultos apresentam, sendo a causa mais comum da perda de dentes.

Sobre os principais sintomas, entre eles, estão os sintomas da gengivite com mais intensidade e problemas como mau hálito e dentição amolecida. A doença periodontal também pode agravar uma doença pulmonar crônica e causar infartos, se não tratada com urgência.

O tratamento consiste em consumo de medicamentos e, em alguns casos, cirurgias.

4. Afta

A afta, como é popularmente conhecida, é uma doença chamada estomatite. Também é um problema muito comum, mas traz bastante incômodo ao paciente.

Cada afta é uma lesão bucal que pode se formar na gengiva e em outros tecidos, como na parte interior das bochechas e lábios, língua e garganta. Geralmente, elas provocam dores, sensibilidade e sensação de ardência no local.

As causas ainda não são comprovadas, mas há relação com o estilo de vida que o indivíduo tem. Estresse, hormônios, falta de nutrientes, doenças gastrointestinais e imunológicas, sensibilidade a alimentos e infecções relacionadas são possíveis fatores desencadeantes.

A condição costuma ser mais comum em crianças e adolescentes, principalmente os que usam aparelho dentário, já que o atrito pode causar as aftas.

Algumas opções de tratamento são: pomadas específicas, uso de bicarbonato de sódio e/ou anti-inflamatórios, enxaguantes bucais e outros. Mas, geralmente, as lesões cicatrizam de forma natural entre 10 a 14 dias.

5. Halitose

Por fim, a halitose é a doença que ocorre quando o mau hálito prevalece mesmo após ações e tratamentos simples que não resolvem o problema, como uma escovação.

Ela pode ser relacionada à várias causas, como higiene bucal inadequada, gengivite, estresse, ingestão de certos alimentos, como alho ou cebola, tabagismo e consumo de produtos alcoólicos, boca seca e, até mesmo, doenças sistêmicas como o câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Tendo em vista suas diversas causas, o tratamento irá depender, principalmente, de qual é a origem do problema. Tratamentos mais simples incluem o aumento de consumo de água, como no caso da halitose causada por boca seca.

Já nos casos mais avançados, como por consequência de problemas gastrointestinais, será necessário um acompanhamento multidisciplinar e específico para combater a condição.

Deixe seu check-up em dia para evitar doenças bucais

Podemos ver que hábitos de higiene são necessários para evitar várias condições. Escovar os dentes e usar fio dental todos os dias pode ser o bastante para eliminar essas doenças da sua vida.

Apesar disso, orientações mais específicas podem ser necessárias de tempos em tempos. Por isso, consulte regularmente seu dentista e deixe sua saúde bucal em dia.

Agende seu check-up com a RR Medicina e Odontologia!

Doenças bucais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.