Doenças que se manifestam na boca

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Você sabia que existem doenças que se manifestam na boca? É verdade que a boca é porta de entrada para o organismo, e que através dela diversas doenças podem ter início. No entanto, o contrário também é possível, patologias sistêmicas podem acabar afetando a cavidade oral.

Os sintomas mais comuns são vermelhidão, feridas que demoram para sarar, aftas e mau hálito. Tais alterações servem de alerta, avisando que algo pode estar errado.

Conheça alguns distúrbios que afetam a boca e aprenda a reconhecê-los.

Diabetes

A diabetes é uma doença bastante comum, e dentre suas diversas consequências pelo corpo, pode afetar a boca.

Suas manifestações orais incluem além de mau hálito, também chamado de hálito cetônico, um risco aumentado de periodontite. Outras alterações, como candidíase eritematosa e boca seca, podem estar relacionadas.

Anemia

O dentista tem um papel importante na identificação de quadros de anemia, isso porque as alterações na boca geralmente são seus primeiros sintomas.

A doença de caracteriza pela redução dos níveis de oxigênio sanguíneo, causada pela menor quantidade de hemoglobina. Como consequência, as mucosas e também a língua, perdem seu aspecto brilhante e avermelhado. Pode ocorrer ainda atrofia das papilas linguais.

Além disso, assim como a diabetes, a anemia pode favorecer distúrbios periodontais.

Sífilis

A sífilis não poderia ficar de fora da nossa breve lista de doenças que se manifestam na boca. As feridas orais estão entre os primeiros sintomas da infecção. Geralmente são lesões ulcerosas de bordas irregulares que demoram a cicatrizar.

Outros sinais são: regiões acinzentadas, placas mucosas, nódulos e manchas.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são aquelas que afetam o sistema de defesa do corpo. Esses distúrbios podem gerar uma série de manifestações bucais, que dependem do tipo de patologia em questão.

Lesões que não cicatrizam, dificuldades para engolir e secura na boca estão entre os sintomas comumente relacionados.

O lúpus eritematoso sistêmico e o pênfigo vulgar são exemplos de problemas autoimunes que podem atingir a cavidade oral.

Cirrose hepática

A cirrose hepática pode ter diversas causas, mas sem dúvidas, o álcool e a gordura são as mais conhecidas e também as mais comuns.

Quando a doença se torna crônica pode comprometer todo o organismo, causando sintomas em diversas partes do corpo, inclusive na boca.

Sua principal manifestação oral é a alteração da coloração das partes moles da boca, que se tornam mais amareladas.

Aids

A Aids é uma doença grave e incurável. O problema leva a consequências sistêmicas, deixando o sistema imune enfraquecido, o que acaba tornando o corpo mais vulnerável e predisposto a diferentes tipos de infecções.

Muitas vezes os sintomas na boca ajudam na identificação da doença. Dentre os sinais orais da infecção podemos citar:

  • Gengiva inflamada
  • Placas esbranquiçadas
  • Aftas grandes
  • Feridas na mucosa interna das bochechas e na língua

Conhecer as doenças que se manifestam na boca, é mais um alerta sobre o cuidado com a saúde bucal. As visitas periódicas ao dentista podem ajudar no diagnóstico precoce de diferentes patologias, facilitando o seu tratamento e beneficiando seu prognóstico.

Para agendar uma consulta, basta entrar em contato.

Cirurgia Ortognática

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.