Dor de dente: O que pode ser?

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Quem nunca sentiu dor de dente? Pelo menos uma vez na vida iremos passar por essa situação incômoda e desconfortável, considerada por muitos uma das piores sensações do mundo.

O problema pode se manifestar nas mais diversas formas e intensidades. Na grande maioria dos casos aparece de maneira progressiva, tendendo a piora quando não tratado.

Existem diversas causas por trás da dor de dente, destes traumas a doenças periodontais graves.

Além da sensação dolorosa, pode haver inchaço da gengiva na região próxima ao dente afetado, dor de cabeça e febre, em casos de infecção.

Conheça as principais causas

Sentir dor de dente pode ter muitos significados diferentes. Muitas vezes o problema tem relação com traumas ou mesmo com a má higienização, que acaba propiciando o desenvolvimento de patologias bucais.

Conheça as causas mais comuns.

Cárie 

Sem dúvidas, a principal responsável pela dor dente é a cárie. Devido à má higienização bucal, o problema é ainda muito comum na sociedade em todas as faixas etárias. Essa é a principal queixa em consultas odontológicas.

As cáries são infecções bacterianas que atingem as camadas profundas do dente, alcançando a dentina. A dor produzida varia conforme a gravidade do problema, podendo se tornar insuportável em casos graves.

Dente siso

O desconforto provocado pelo dente siso é também uma queixa comum. Geralmente o último a nascer, produz dores nos mais diversos estágios de seu crescimento.

A explicação por trás do incômodo varia bastante, muitas vezes é um simples efeito da inflamação produzida no processo de rompimento da gengiva. No entanto, pode ser um sinal de que não há espaço suficiente para o seu crescimento, sendo necessária a extração.

Bruxismo

O Bruxismo se caracteriza pelo ranger dos dentes. As pessoas acometidas desenvolvem o hábito de apertar a boca, especialmente enquanto dormem. Este excesso de pressão exercido sobre a arcada dentária acaba levando a dores.

Em casos mais graves podem ser produzidos outros tipos de traumas, gerando ainda mais complicações.

Além da dor de dente, pode haver alterações na articulação temporomandibular e dores na cabeça, nas têmporas e no ouvido.

Excesso de sensibilidade 

Existem muitos motivos para o dente se tornar mais sensível, dentre eles retração da gengiva, problemas de oclusão e o mau posicionamento dos dentes.

Nestes casos, a dor é desencadeada por uma série de fatores, em especial alimentos quentes ou frios. Certos pacientes sentem dor ao simples toque.

Quando procurar ajuda

Além destas, existem diversas outras causas possíveis, muitas delas bem simples, mas também algumas ainda mais graves. Em geral, ao sentir dor no dente, a recomendação é que se procure ajuda.

A automedicação e o autodiagnóstico são contraindicados e oferecem risco a saúde. Apenas o odontologista é capaz de avaliar o seu quadro e indicar a melhor opção de tratamento.

Em alguns casos podem ser requeridos exames de imagem para um estudo mais completo.

Se você tem sofrido com dor de dente seja ela aguda ou recorrente, entre em contato e agende uma consulta. Temos especialistas a sua disposição.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.