Enxertia Óssea – Você precisa realizar?

por fev 9, 2023Enxertia Óssea, Odontologia Estética, Problemas Bucais, Saúde Bucal0 Comentários

Você precisa fazer algum procedimento que necessita do Enxerto Ósseo dentário? Saiba, de uma maneira simples e rápida, do que se trata e como é feita a cirurgia.

O enxerto ósseo dentário se trata de um procedimento cirúrgico que consiste em retirar um fragmento do osso dentário de um local adequado (que pode ser da mandíbula do paciente) e implantá-lo no local que queira se fazer o reparo, muito utilizado para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é o “Enxerto Ósseo”?

Ao longo da vida, podem nos ocorrer alguns acidentes ou ocasiões das quais necessitaremos de alguns procedimentos que podem exigir a retirada de pequenas partes presentes em outros locais do corpo para aquela que está faltando, a enxertia é um desses casos.

A enxertia óssea é realizada tanto em procedimentos ambulatoriais quanto em procedimentos hospitalares e têm como principal função a reabilitação mais rápida do paciente às suas atividades normais.

Quando ela é indicada?

Ao decorrer dos anos podem ocorrer perdas dos dentes e ossos alveolares, ocasionando a diminuição da gengiva e uma série de fatores como, doença periodontal, lesões, traumas, etc., o que pode ocasionar a necessidade do Enxerto Ósseo.

O material para a realização do enxerto ósseo pode ser retirado da própria pessoa (autógeno), de um banco de ossos (aloenxerto) ou de um doador de outra espécie (xenógeno), ou ainda, materiais vítreos sintéticos (hidroxiapatita sintética). O procedimento pode ser realizado em fragmentos ou em blocos.

Este procedimento visa acrescentar altura ou largura ao osso maxilar e/ou mandibular, aumentando seu volume para a colocação de um implante dentário, por exemplo.

Como ocorre esse procedimento?

Esse tipo de tratamento pode ser utilizado em diversas situações como: Reparo de fraturas com perda de osso, Tratamento de pseudoartroses, Tratamento de hérnias discais, Correção do maxilar, Implantes dentários.

Para realizar o procedimento é necessário identificar quais são as áreas que precisam desse tratamento. É preciso fazer uma pequena abertura na gengiva para ter acesso a região que necessita de enxerto e ali, o nosso dentista especializado acrescenta um pequeno bloco de osso ou uma porção dele em pó, protegendo a área em seguida com um curativo.

Ao longo dos meses, o osso vai agregar esse material a sua estrutura. Existe um estímulo para que ele se multiplique e, somando ao enxerto, pode-se obter o resultado de uma boa quantidade de tecido ósseo.

Como é o pós-operatório?

Depois da cirurgia, o paciente deve tomar uma série de cuidados para que a cicatrização ocorra sem dificuldades ou contratempos, como por exemplo: utilizar a medicação prescrita de maneira correta e no horário certo, ficar em repouso, comer alimentos frios, líquidos ou cremosos nos primeiros dias, não descuidar da higiene bucal, não fazer bochechos e não se expor ao sol.

Como posso marcar a minha cirurgia?

Antes de marcar a cirurgia, é necessária uma avaliação feita pelos nossos profissionais dentistas, para saber se realmente é um caso necessário de Enxerto ósseo

Cuide da sua saúde. Entre em contato conosco e marque uma consulta: Whatsapp 11 95232-9056 e Telefone 11 2272 6262.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.