Estomatologia: Entenda quando procurar um dentista dessa área

por out 18, 2021Problemas Bucais0 Comentários

A estomatologia é uma especialidade da odontologia voltada à prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças que afetam o complexo maxilomandibular, o chamado de aparelho estomatognático.

Você tem ideia de quando deve procurar um profissional dessa área? Aftas, feridas e outros machucados duradouros e que parecem não cicatrizar são alguns dos sinais de que você deve procurar o dentista especialista na área de estomatologia.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é a estomatologia, qual a atuação desse profissional e outras questões a respeito dessa especialidade.

Continue a leitura!


O que é estomatologia?

A estomatologia é a especialidade da odontologia responsável por cuidar do complexo maxilomandibular. O seu nome deriva da palavra grega “estoma”, que quer dizer boca, e “gnatos”, que quer dizer mandíbula.

O dentista que se especializa na área cuida e trata de enfermidades que envolvem a boca e todo o aparelho estomatognático.

Este é formado por um conjunto de estruturas que desenvolvem funções comuns indispensáveis, como a alimentação, fala e respiração. Todas as estruturas têm como principal característica a constante participação da mandíbula.

Como exemplos de estruturas que compõem esse sistema e, portanto, são foco de estudo da estomatologia, podemos citar os lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas, além da boca.


Qual é a importância da estomatologia?

É por meio dessa especialidade que é identificado precocemente alguns problemas que podem afetar as nossas estruturas bucais.  O estomatologista é o responsável por tratar não só dessas estruturas como tudo o que a envolve, inclusive a pele e os tecidos subcutâneos da região.

Por meio de diagnósticos adequados, é possível intervir para proteger a saúde do paciente e evitar complicações que possam comprometer suas funções básicas, como a alimentação, a fala e a respiração.

A boca pode ser afetada por uma série de condições, inclusive por lesões malignas e por problemas decorrentes de doenças sistêmicas, como o diabetes. Dessa forma, a estomatologia pode fornecer uma melhor qualidade de vida para esses pacientes.


Quando procurar um estomatologista?

O estomatologista é o responsável por tratar todo tipo de lesões, como úlceras, nódulos, bolhas, placas, erosões, manchas e problemas de cicatrização. Além disso, ele também tem participação fundamental na prevenção contra doenças e o agravamento de lesões.

Você deve ficar de olho em sua saúde oral e procurar o especialista quando perceber qualquer sinal de alteração na região bucal e em suas funções. As manifestações orais são o principal indicativo da necessidade de procurar um estomatologista! 

Veja abaixo alguns exemplos de situações tratadas pela especialidade:

Feridas no céu da boca

Feridas no céu da boca são alerta que algo não vai bem! Por isso, fique atento aos sintomas abaixo: 

  • Permanência: lesões que duram muito tempo e podem ser preocupantes;
  • Cicatrização: verifique se as feridas estão apresentando melhora com o passar do tempo;
  • Crescimento: se as lesões aumentarem de tamanho, você deve procurar ajuda.

Vale lembrar que nem sempre as feridas na boca sinalizam problemas graves, contudo, podem sim ser sinal de câncer bucal. Por isso, fique de olho!

Herpes labial

A herpes é uma doença viral contagiosa caracterizada pela formação de bolhas na região dos lábios. Seus sintomas incluem dor, ardência e coceira.

Quanto antes o tratamento for iniciado, mais rapidamente o paciente pode recuperar o seu conforto. 

Aftas

As aftas são um tipo de ferida que afeta a cavidade oral e podem ter diversas causas: estresse, consumo de alimentos cítricos, alterações hormonais, deficiência de vitaminas etc. 

Porém, o seu aparecimento frequente pode apontar para problemas no sistema imunológico. Sendo assim, devem ser investigadas e tratadas corretamente com o profissional da estomatologia. 

Gengivite

Gengivite é o nome da condição marcada pela inflamação da gengiva, geralmente relacionada à má higiene bucal. Dentre seus sintomas, podemos citar: vermelhidão no tecido gengival, sangramento e inchaço.

Embora não seja uma condição grave, se não tratada de forma adequada, pode causar complicações e até mesmo a perda dentária. 

Boca seca

O baixo nível de produção de saliva recebe o nome de boca seca ou xerostomia. Pode parecer inofensivo, mas se não tratada, pode gerar consequências, como dificuldades para engolir, mau hálito e fala menos clara.

É necessário procurar ajuda para identificação de causas e orientação do tratamento adequado.

Cáseos amigdalianos

Sabe aquelas bolinhas brancas com odor desagradável que vez ou outra são expelidas quando tossimos ou espirramos?

Elas são chamadas de cáseos amigdalianos e podem causar mau hálito e amigdalite. O estomatologista é a pessoa certa para avaliar o seu caso e tratar o problema. 

Consulte o profissional da estomatologia!

A RR Medicina e Odontologia é voltada ao atendimento estético e funcional da face, buscando a melhoria do sorriso, do funcionamento bucal e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Um de nossos serviços é a estomatologia e contamos com uma equipe capacitada e pronta para te auxiliar.

Se você se identificou com alguma das situações citadas acima ou apresenta algum sintoma que esteja te prejudicando, entre em contato e agende a sua consulta! Conte conosco.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.