Conheça diferenças entre harmonização facial e orofacial

por dez 13, 2021Odontologia Estética2 Comentários

Ao olhar no espelho, você já reparou que havia alguns detalhes desproporcionais em seu rosto? Eles podem ser causados pelas rugas ou, até mesmo, por alguma falhas genéticas. Se você acabou se sentindo incomodado(a), sabia que uma das alternativas é a realização de uma harmonização facial ou orofacial?

E você sabe qual a diferença de uma harmonização facial e orofacial? Esses dois
procedimentos vêm ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento nos consultórios
médicos e de estética.

Para entender a diferença entre eles, vamos te explicar os dois métodos neste artigo. Confira!


O que é e qual objetivo da harmonização facial?

A harmonização facial é um procedimento que vem sendo muito usado por homens e mulheres. Tem como objetivo principal modificar pequenos pontos do rosto para criar um equilíbrio estético facial. Ele é realizado para corrigir marcas de tempo e expressão de riso.


Como funciona a harmonização facial?

A harmonização é feita por meio de aplicações, que podem ser feitas com ácido hialurônico,
toxina botulínica e/ou bioestimuladores de colágeno.

Os procedimentos que podem ser considerados harmonização facial são:

  • Preenchimentos de lábios, mandíbula, queixo e olheiras;
  • Reestruturações e correções da face;
  • Aplicações para redução de linhas de expressão e rugas;
  • Rinomodelação;
  • Afinamento facial por meio da bichectomia.


Qual a duração da harmonização facial?

O procedimento feito com ácido hialurônico pode durar até 12 meses, no mínimo. É indicado realizar novas aplicações todo ano para manter o efeito desejado.


O que é e como funciona a harmonização orofacial?

A harmonização orofacial também tem como objetivo mudar algumas partes do rosto para alcançar a simetria desejada pelo paciente. Entretanto, este procedimento também inclui os cuidados em harmonizar o sorriso do paciente.


Como funciona a harmonização orofacial?

Antes de começar este procedimento, o cirurgião-dentista realiza uma avaliação do sorriso, das arcadas dentárias e de outras queixas estéticas que o paciente possa ter.

Ao realizar a avaliação, o cirurgião-dentista constrói um plano personalizado com os tratamentos dentários e faciais.

Atenção: nem todo paciente precisa passar por um tratamento ortodôntico, mas a posição correta e saudável dos dentes pode, sim, influenciar no resultado final do procedimento.

Por isso, para realizar uma harmonização orofacial, o primeiro passo deve ser a consulta com um cirurgião-dentista para averiguar as possibilidades de dar continuidade no tratamento.

Os benefícios e funções da harmonização orofacial são:

  • Restauração da mastigação;
  • Redução de dores de cabeça e na articulação da mandíbula;
  • Estímulo da respiração pelo nariz;
  • Melhora das alergias e da apneia do sono;
  • Correção da mordida e da posição dos dentes;
  • Aumento do sucesso da colocação de implantes.


Vantagens de realizar esses procedimentos

A recuperação da autoestima é um dos grandes motivos para realizar esses procedimentos. A satisfação de garantir um rosto harmônico desperta interesse em muitos homens e mulheres para se sentirem mais bonitos e confiantes consigo mesmo.

A redução dos sinais de envelhecimento também entra nessa lista! Não temos como fugir
das nossas linhas de expressão e rugas, mas, com as harmonizações, é possível atingir uma imagem mais jovem, reduzindo, assim, os sinais de envelhecimento do rosto.

Esses procedimentos não são invasivos, portanto, a facilidade de serem realizados deixa tudo muito mais atrativo. Tudo pode ser feito no consultório do dentista sem você precisar ir até uma mesa de cirurgia.


Diferença entre harmonização facial e orofacial

Diante dessas informações, fica claro que os procedimentos são bem similares. A harmonização orofacial pode ser considerada uma subcategoria que está ligada a harmonização facial, apenas se estendendo para procedimentos estéticos relacionados à região da boca.

Nenhum desses procedimentos são invasivos e todos podem ser realizados em consultório do cirurgião-dentista. Hoje, existem diversas novidades neste mundo da odontologia, tudo para te ajudar a oferecer qualidade de vida, bem-estar e autoestima.

Procure seu profissional de confiança e conheça o melhor procedimento para garantir sua saúde!

Agora que você já conhece como funcionam os procedimentos, que tal marcar uma
avaliação?

Prof. Dr. Rodney Pallotta CRO 80617 SP
Dr. Roger Pinto Antônio CRM 74174 SP RQE 31997

harmonização

2 Comentários

  1. Tania Brites

    Gostaria de ressaltar que a harmonização facial envolve Tb a área do sorriso, pois não existe harmonização se todas as partes não estiverem em equilíbrio estetico e funcional. Daí qdo realmente fazemos uma harmonização facial, devemos Tb equilibrar a parte mastigatoria, pois harmonizar vai além dos dentes brancos e além dos preenchimentos, exige equilíbrio.

    Responder
    • rodney capp

      A harmonização é um complexo como um TODO, ou seja, Sorriso+FACE, não adianta pensar somente num setor da face e desprezar outro, por isto o ideal SEMPRE seria fazer uma avaliação com especialista para dizer e DEMONSTRAR as melhores opções

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.