Harmonização Facial vai além da estética.

por ago 26, 2022Cirurgia Ortognática, Odontologia Estética, Saúde Bucal, Uncategorized2 Comentários

Nesse artigo vamos mostrar como a HARMONIZAÇÃO FACIAL vai além da estética pois sua contribuição para a autoestima atinge diretamente a sensação de bem-estar e felicidade do paciente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): uma boa relação com a própria imagem é extremamente importante na saúde das pessoas. O bem-estar proporciona uma sensação agradável, contribuindo para qualidade de vida e consequentemente, melhorando a saúde geral.

Existe um conceito ultrapassado de que “estética” não é importante. É como se fosse errado desejar sentir-se bem com seu corpo e sua imagem. Entretanto, a estética impacta diretamente na autoestima, que por sua vez impacta na saúde mental e nas relações pessoais e profissionais.

QUEM MAIS PROCURA POR ESSE PRCEDIMENTO

Geralmente, pacientes procuram a harmonização facial por diversas razões e a estética é a principal delas.

Juntamos a isso o aumento da expectativa de vida e temos milhões de homens e mulheres acima de 50 ou 60 anos em plena vitalidade.

Por isso que costumamos dizer, aqui na RR Medicina e Odontologia, que harmonização facial vai além da estética. Hoje podemos tratar pacientes com Paralisia de Bell, acidentados que tiveram alguma assimetria facial e uma série de problemas estéticos com as técnicas de harmonização.

Isso nos deixa muito felizes!

O que é e quando é indicada.

A harmonização facial, também conhecida por harmonização orofacial, é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto e consiste na realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo, dentes ou região malar, que é a região do rosto em que estão os ossos da bochecha.

Estes procedimentos promovem o alinhamento e correção de ângulos da face, melhoram a harmonia entre os dentes e restantes características da pele, conferindo mais harmonia e beleza ao rosto e realçando as características já existentes.

DADOS DESSE PROCEDIMENTO NO BRASIL

Primeiramente, alguns dados importantes: de acordo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2014 e 2019, os números de harmonizações faciais feitas no Brasil subiu de 72 mil para 256 mil ao ano.

Entretanto, por se tratar de um procedimento relativamente novo, a harmonização facial teve um avanço bem rápido nos últimos 10 anos. Podemos dizer que, tanto a técnica quanto os produtos utilizados no procedimento tiveram grandes avanços tecnológicos.

COMO FUNCIONA A HARMONIZAÇÃO FACIAL NA RR MEDICINA E ODONTOLOGIA

Conforme dissemos, a harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos com o fim de criar uma melhor harmonia entre dentes, boca e rosto de uma forma geral.

O tratamento odontológico é o responsável pela harmonização do sorriso, onde os dentes são perfeitamente alinhados. Porém, nem sempre o sorriso está em harmonia com a face. Nestes casos, é necessária uma harmonização completa.

Aqui na RR Medicina e Odontologia realizamos o procedimento de forma correta, com o produto adequado e a técnica ideal. Com isso asseguramos a integridade física dos nossos pacientes, além de alcançar um resultado muito natural, satisfazendo e muitas vezes, superando a expectativa dos pacientes.

Alguns resultados podem ser percebidos de imediato, mas o resultado completo demora cerca de 15 a 30 dias a surgir, tempo necessário para que as áreas afetadas se recuperem de possíveis hematomas e inchaços.

QUEM MAIS PROCURA PELA HARMONIZAÇÃO FACIAL

São, em grande escala, as atrizes, atores e “influencers” digitais que procuram o procedimento para corrigir e harmonizar os traços faciais.

Também existe um alto número de “mães” acima dos 50, 60 anos, que se dedicaram aos seus filhos e maridos mas, de repente, se deparam com uma aparência mais envelhecida e cansada. Nesses casos o procedimento realmente resgata a autoestima dessas mulheres!

Esse procedimento, por exemplo, também pode recuperar e resgatar a autoestima de pessoas que sofrem de Paralisia de Bell.

A paralisia de Bell é caracterizada por fraqueza muscular facial unilateral, de instalação aguda, espontânea e isolada, podendo ocorrer em graus variados de intensidade e sem causa definida.

Essa condição faz com que metade do rosto pareça caído ou inclinado, afetando pessoas de qualquer idade ou gênero.

Que tal conhecer os procedimentos que podem compor uma harmonização facial.

  • Aplicação de Toxina Botulínica;
  • Bichectomia;
  • Aplicação de Ácido Hialurônico;
  • Aplicação de Ácido Deoxicólico;
  • Prótese dentária;
  • Lente de contato para os dentes;
  • Clareamento dentário;
  • Redução da gengiva.

Aplicação de Toxina Botulínica

Esse é um produto bastante utilizado na Harmonização facial. Sua aplicação garante levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas ou suavizar rugas de expressão, como pés de galinha, por exemplo. O produto consiste numa toxina, que provoca o relaxamento do músculo, prevenindo a formação de rugas.

2. Bichectomia

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico que realça as maçãs do rosto. Nesse procedimento são removidas pequenas bolsas de gordura acumulada em ambos os lados do rosto. Essa cirurgia não deixa marcas ou cicatrizes aparentes pois é feita pela parte interior da boca, com cortes pequenos (menos de 5 mm) facilitando a cicatrização.

3 – Preenchimento com Ácido Hialurônico

Este procedimento existe para trazer volume. Pode ser aplicado para aumentar o volume das maçãs do rosto, do queixo e dos lábios, por exemplo.

Outro benefício dessa técnica é o preenchimento com ácido hialurônico para nivelar sulcos, rugas e preencher olheiras profundas, trazendo mais frescor jovialidade para o rosto.

Essa é uma intervenção moderada, deve durar cerca de 30 minutos a 1 hora, dependendo das regiões que serão preenchidas, além da profundidade e quantidade de aplicação.

4 – Aplicação de Ácido deoxicólico;

O ácido deoxicólico é uma substância injetável indicada para reduzir a gordura submentoniana em adultos, também conhecida por papada ou queixo duplo, sendo uma solução não invasiva e mais segura que a cirurgia, com resultados visíveis logo nas primeiras aplicações.

5 – Prótese dentária

A prótese dentária existe para substituir um ou mais dentes ausentes na boca do paciente e se torna importante por contribuir para a saúde, pois ela melhora a mastigação, garantindo a melhor deglutição dos alimentos, além de melhorar a fonética, a respiração e a aparência, é claro!

Entretanto, existem diversos tipos de prótese dentária e as indicações e especificações de cada tipo variam de uma técnica para outra. Sendo assim, te convido a ler nosso artigo sobre Prótese Dentária para conhecer as opções disponíveis, indicações e tempo de tratamento de cada uma, antes de se submeter a um tratamento desse porte.

Nesse sentido, com as informações desse artigo você conseguirá dialogar com um profissional e encontrar a solução perfeita para o seu sorriso. Lembrando que aqui na RR Medicina e Odontologia você encontra profissionais comprometidos e experiências, que darão uma extensa e minuciosa explicação sobre os tipos e indicações dos diversos tipos de prótese dentária disponíveis no mercado.

6 – Lente de Contato para os dentes

A lente de contato dentária é, sem dúvidas, um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes que desejam um sorriso alinhado. Ela é feita de cerâmica ou resina composta a partir do molde da sua dentição atual com os alinhamentos necessários para deixar a aparência desejada. Essa técnica altera a forma, contorno, proporção e cor dos dentes, por isso é tão procurada

7 – Clareamento Dentário

Esse é um dos procedimentos estéticos/odontológicos mais utilizados e mais antigos!

Atualmente, existem diversas formas de fazer o clareamento dental, entretanto nem todas são de fato eficientes. Aqui na RR Medicina e Odontologia nós trabalhamos apenas com produtos confiáveis e técnicas testadas e comprovadas.

8 – Redução da Gengiva

A retração gengival é uma alteração comum que se caracteriza pela diminuição da porção de gengiva que recobre o dente, expondo a sua raiz, o que leva a que os dentes fiquem com um aspecto “descarnado”, pois essa redução da gengiva está por norma também associado a uma perda do osso alveolar que suporta os dentes.

A retração da gengiva ocorre, portanto, quando há perda de tecido periodontal e a porção terminal do tecido gengival (chamado de gengiva marginal) se afasta do colo do dente em direção à sua raiz.

O procedimento de preenchimento periodontal devolve a aparência saudável da gengiva e dos dentes, além de evitar a exposição da raiz e sensibilidade.

Você tem interesse em Harmonização Facial?

Vem falar com a gente! Ao contrário do que muitos pensam, a harmonização facial não fica tão caro quanto parece, além de que, dependendo dos procedimentos necessários e indicados pela nossa equipe, você terá diversas facilidades para efetuar o pagamento ao longo do seu tratamento.

Vem falar com a gente!

2 Comentários

  1. Katia

    Vocês atua com botox na harmonização facial para simetria de paralisia de bell?

    Responder
    • rodney capp

      Sim, atuamos, mas precisa saber se somente a toxina botulínica resolveria, marque uma avaliação conosco que iremos bater um papo sobre tudo isso!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.