Conheça 5 tipos de implante dentário e veja como eles podem melhorar sua autoestima!

por nov 24, 2022Cirurgia Ortognática, Odontologia Estética, Problemas Bucais, Saúde Bucal2 Comentários

O implante dentário está muito mais acessível hoje em dia, permitindo que os pacientes possam ter a dentição completa e o sorriso perfeito, que por sua vez, representa um enorme ganho na autoestima, contribuindo para que o paciente se sinta mais seguro e confiante.

Situações que exigem um implante

Perder um ou mais dentes é uma situação que pode gerar, além de problemas bucais, um grande impacto na autoestima e na autoconfiança do paciente. Para evitar essas situações, o mercado odontológico disponibiliza diversos tipos de implantes dentários que oferecem resultados excelentes.

A técnica é realizada por meio da fixação de um pino de titânio no osso maxilar ou mandibular. Esse pino age como a raiz do dente e funciona como uma base de apoio para as próteses — dentes artificiais de resina ou porcelana que substituem os dentes perdidos. Por serem rosqueadas e permanecerem firmes, as próteses sobre implantes são mais seguras do que as próteses removíveis, por exemplo.

Implante dentário contribui para a melhora da fala e da mastigação

O implante dentário não é uma solução puramente estética. Apesar de melhorar significativamente a autoestima do paciente, essa alternativa também é positiva por diversas questões funcionais, como a melhora da fala e da mastigação.

Outro ponto importante é que o implante dentário evita que o paciente sofra com desajuste na mordida, isso porque os dentes que estão ao lado do dente faltante tendem a se deslocarem para o espaço livre, o que pode resultar em perdas de mais dentes e problemas na ATM.

Como é feito o procedimento?

A colocação do implante é um procedimento cirúrgico que realizamos em todas as unidades da RR Medicina e Odontologia, por um dos nossos cirurgiões. O primeiro passo é a higienização completa da boca e, em seguida, é aplicada a anestesia local na área.

Para a realização do procedimento, o cirurgião dentista faz um corte na gengiva para atingir o local abaixo da arcada dentária. Por meio desse corte, ele acessa o osso que atuará como base do implante.

Utilizando uma ferramenta específica, é feita uma pequena perfuração no osso, para que o pino de titânio seja encaixado até que fique completamente firme. Ao final da cirurgia, quando necessário, é feita a sutura da região da gengiva.

Quando o implante dentário é necessário?

O implante é necessário nos casos em que o paciente teve perda de um, vários ou até mesmo todos os dentes. Isso pode acontecer por diversas razões, como infecções e doenças periodontais, falta de cuidados e não tratamento de cáries profundas e traumas, decorrentes de acidentes.

Em todos esses casos, a falta do dente pode ser solucionada com um implante. No entanto, somente um cirurgião dentista está apto a analisar a estrutura óssea, por meio de radiografias e tomografias, para identificar qual o melhor tipo de implante.

Quais os tipos de implante dentário?

Existem diversas opções de implantes no mercado e cada uma delas é mais indicada para um tipo de necessidade. Na hora da escolha, nossos cirurgiões vão orientar sobre qual o procedimento recomendado para cada caso.

Ainda assim, para que você se sinta mais seguro sobre o assunto, listamos os principais tipos para você conhecer.

1. Implante unitário simples

É o mais indicado para a reposição de um único dente ou no caso da perda de poucos dentes não sequenciais. No procedimento, é colocado o pino para a substituição do dente perdido e, após dois ou três meses, é inserida a prótese ou coroa.

É válido lembrar que, pessoas que têm dentes perdidos e ficam por muito tempo sem implante, correm mais riscos de absorção do osso maxilar pelo organismo. Por isso, para que o procedimento tenha resultados positivos, é importante que o implante seja realizado o quanto antes, pois é necessário que o paciente tenha massa óssea suficiente para suportar o novo dente.

2. Implante duplo

O implante duplo é feito quando o paciente perde três dentes consecutivos. Nesses casos, são analisadas as condições do osso para que apenas dois implantes substituam as três perdas. A principal diferença desse tipo de implante para o anterior é que, nesse caso, a prótese do meio fica em um espaço vazio, apoiada na gengiva.

O procedimento reduz o custo do tratamento e é uma excelente opção para preencher a falta de três dentes.

3. Implante com prótese protocolo

Bastante indicado nos casos em que grande parte dos dentes está comprometida, esse modelo utiliza de 4 a 8 implantes para sustentar uma prótese total fixa.

O resultado é bastante natural e oferece grande segurança, no entanto, é preciso que os ossos estejam saudáveis para que o procedimento seja realizado.

4. Implante com prótese overdenture

Com o preço mais baixo do que a opção anterior, o modelo overdenture utiliza de 2 a 6 implantes, em que são encaixados a prótese total. Ela funciona como uma dentadura fixa, que oferece segurança na mastigação, porém, pode ser retirada para facilitar a higienização.

5. Implante zigomático

Esse tipo de implante dentário é indicado para pacientes com atrofia maxilar severa, dispensando a necessidade do enxerto ósseo. Nesse procedimento, a fixação do pino ocorre no osso zigomático, também conhecido como maçã do rosto. Os resultados são bastante satisfatórios e substituem as próteses totais removíveis.

Quais os modelos utilizados?

Além dos diversos tipos de colocação dos implantes, eles também podem ser diferenciados de acordo com o material e formato em que são produzidos. A seguir, você vai conhecer os modelos mais utilizados.

Implante dental curto

O implante curto diferencia-se dos convencionais por conta de suas dimensões reduzidas. Ele é indicado em casos em que o paciente tem deficit de massa óssea, mas não quer se submeter ao procedimento de enxerto. Apesar de seu tamanho reduzido, o nível de estabilidade do implante curto é similar ao do modelo convencional.

Implante de titânio

O titânio puro é o material mais utilizado para a confecção de implantes dentários. O componente é altamente resistente a corrosão e bastante sólido em temperatura ambiente. Além disso, é extremamente leve, tem cor branca metálica e é biocompatível com o organismo, o que minimiza a possibilidade de rejeições.

Implante de cerâmica

A aplicação desse material para a confecção de implantes ainda é recente, portanto, não são tão utilizados quanto as opções de titânio. No entanto, a cerâmica já é utilizada no tratamento ortodôntico devido a suas vantagens, como a coloração muito semelhante à cor dos dentes naturais.

Além disso, ela é bastante resistente às forças da mastigação, oferece muito conforto, não apresenta níveis de toxicidade e não sofre com oxidação ou corrosão.

Implantes nanotecnológicos

O implante dental com uso de nanotecnologia é uma das maiores inovações na área de odontologia. Por meio de partículas criadas com biologia molecular e informática, esse tipo de implante conta com uma cicatrização mais eficiente e uma melhor fixação óssea.

Certamente esse é um método é bastante utilizado em casos mais críticos, em que são necessários resultados imediatos, reduzindo o tempo para a colocação da coroa dentária.

Como encontrar a clínica perfeita para seu implante?

No entanto, na hora de buscar a clínica para realizar o seu implante, é fundamental analisar alguns fatores.

Primeiramente, é a infraestrutura e os profissionais do espaço. A RR Medicina e odontologia conta com um espaço preparado para a realização de implantes e cirurgias e trabalhamos com materiais de primeira qualidade.

Além disso, nossos profissionais são altamente qualificados e com experiência na especialidade.

Ainda assim, outro ponto importante é a segurança. Mesmo sabendo que nossas clínicas são preparadas e nossos profissionais são altamente qualificados, é preciso que o paciente se sinta seguro e bem orientado. Por isso, é importante marcar uma consulta e tirar todas as dúvidas sobre o que precisa ser feito e como será feito.

Não é preciso ter medo ou vergonha de fazer muitas perguntas. Quanto mais informado de todos os processos o paciente estiver, mais tranquilo será o procedimento, afinal, o conhecimento ajuda a diminuir a ansiedade e o medo de passar pela cirurgia.

Marque uma avaliação na RR Medicina e Odontologia!

2 Comentários

  1. Luana

    Bom dia.
    Me chamo Luana
    Referente o impante duplo ele é seguro existe a possibilidade da protese q vai ficar suspensa danificar com facilidade??

    Responder
    • rodney capp

      Isto depende de alguns fatores:

      – Os hábitos do paciente;
      – Tipo de material a ser colocado na prótese sobre implante;

      Se tomados os devidos cuidados no PLANEJAMENTO, isso tem altos índices de sucesso e estabilidade!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.