Lentes de contato dental, você sabe o que é?

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Você provavelmente já ouviu falar em lentes de contato dental, mas sabe mesmo o que é? Este tratamento chegou revolucionando a odontologia estética e se popularizou rapidamente.

Dentre inúmeros benefícios e vantagens, podemos citar: rapidez, resultados imediatos, melhora na aparência do rosto, pouca manutenção e alta durabilidade.

Quer saber mais?

Os que são as lentes de contato dental? 

As lentes de contato dental são pequenas lâminas colocadas sobre dentes naturais na tentativa de corrigir a função mastigatória e promover melhorias estéticas ao sorriso.

Hoje em dia, o material mais utilizado é o dissilicato de lítio, uma substância altamente resistente. A técnica pode ser aplicada em diferentes espessuras, e é por sua espessura mais fina, que recebe o nome de lentes de contato.

O método é considerado um grande avanço, pois além do material de sua composição, os produtos que unem o dissilicato lítio ao dente são super eficientes, dando mais segurança tanto para os profissionais que executam o tratamento quanto para os pacientes.

Quando são indicadas?

Existem algumas confusões relacionadas a aplicação das lentes de contato dental. Este não é o tratamento indicado para pacientes que sofrem desgastes dentários como os provocados pelo bruxismo, por exemplo.

Além disso, muitas pessoas reduzem as indicações da técnica a sua função de deixar os dentes mais brancos, mas essa é apenas uma de suas várias indicações:

  • Corrigir desalinhamentos
  • Preencher espaços entre os dentes
  • Aumentar a largura dos dentes
  • Disfarçar problemas ortodônticos
  • Cobrir fraturas
  • Minimizar retrações

Contraindicações

Embora seja um procedimento simples e seguro, existem algumas contraindicações. Reunimos as principais abaixo:

  • Pessoas que rangem os dentes enquanto dormem, pois as lentes podem acabar quebrando
  • Dentes fracos e desvitalizados, pois há risco de que se soltem
  • Pessoas que possuem dentes sobrepostos
  • Arcadas dentárias que não se fecham adequadamente, quando os dentes de cima não encostam nos de baixo

Como é feita a aplicação

As lentes de contato dental são modeladas por uma impressora 3D e então coladas uma a uma sobre os dentes.

O planejamento é talvez a parte mais importante do tratamento. O dentista corrige a cor, o tamanho e a posição dos dentes, criando o modelo ideal para o seu paciente.

Todo o procedimento dura aproximadamente duas horas e não há necessidade de anestesia. Você já sairá do consultório com seu sorriso transformado.

Qual a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental? 

Essa é uma pergunta bastante comum, já que tais procedimentos possuem grandes similaridades. Existem três diferenças básicas entre eles: a necessidade de desgaste dental, a resistência e a espessura.

As facetas requerem um maior desgaste dentário, sendo indicadas para dentes que possuem múltiplas restruturações ou que estejam acentuadamente manchados.

Enquanto isso, as lentes de contato não necessitam de nenhum tipo de reparo e são significativamente mais finas, chegam a ter 0,2 mm.

Os comparativos a respeito de resistência e espessura são muito relacionados. A porcelana é um material mais friável, e para evitar fraturas, deve ter uma maior espessura.

Já as lentes de contato da atualidade feitas com dissilicato de lítio são mais resistentes e não soltam, por isso, podem ser bem mais finas, sem prejuízos funcionais.

Você tem interesse nesse tipo de tratamento? Entre em contato agende agora mesmo a sua consulta. Estamos à disposição.

Lentes de contato dental

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.