MEU DENTE DO SISO NÃO NASCEU. E AGORA?

por abr 27, 2023Dente do Siso, Odontologia Estética, Problemas Bucais, Saúde Bucal10 Comentários

Já atingiu ou está atingindo a idade adulta e seu dente do Siso ainda não nasceu? É hora de uma consulta ao dentista!

Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

Se você está entrando na idade adulta, já possui toda a arcada dentária formada, mas os seus terceiros molares ainda não deram sinal de crescimento, pode ser que alguma coisa errada esteja acontecendo. Confira a seguir quais podem ser os motivos pelo atraso do crescimento do seu Siso.

O QUE É O DENTE DO SISO?

Assim como dito acima o dente do siso é o terceiro e último molar presente em cada lado da mandíbula e da maxila. Geralmente, eles começam a nascer na adolescência ou no início da idade adulta (15-25 anos) e, muitas vezes nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal e precisam ser removidos devido a problemas de crescimento, impactação ou falta de espaço na boca.

POR QUE TEMOS DENTES DO SISO?

Os dentes do siso eram úteis para os nossos ancestrais que tinham uma dieta mais dura e exigente, como alimentos ricos em fibras e proteínas. Como esses dentes eram maiores e mais fortes, eles ajudavam a triturar e moer alimentos com mais facilidade. No entanto, ao longo do tempo, a evolução e a mudança na dieta humana reduziram a necessidade desses dentes, e muitas vezes, eles causam problemas dentários, o que leva à necessidade de remoção.

O QUE FAZER QUANDO ELES NÃO NASCEM?

É a hora perfeita para procurar um Dentista! Eles podem não estar conseguindo nascer por estarem impactados, ou seja, presos sob a gengiva ou na mandíbula, o que pode causar dor e infecção. O dentista pode recomendar a remoção dos dentes do siso, especialmente se eles estiverem causando problemas na saúde bucal, como inflamação, infecção ou desalinhamento dos dentes adjacentes. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover os dentes do siso.

Em alguns casos Raros, é possível que algumas pessoas nasçam sem o desenvolvimento dos terceiros molares, porém o diagnóstico só é possível após uma avaliação médica e exames detalhados.

ONDE POSSO ME CONSULTAR?

Toda a nossa Equipe aqui na RR Medicina é dedicada é especializada em cuidados dentários de excelência. Oferecemos tratamentos especializados para os dentes, garantindo o melhor atendimento para nossos pacientes. Não apenas sobre os dentes do Siso, mas também sobre outros diagnósticos e peculiaridades.

Nós aceitamos vários tipos de convênios médicos como: Bradesco, Sul-América, AMIL, Porto seguro, UNIMED (Seguros ou central nacional), POSTAL SAUDE, CABESP, ALLIANZ, CET e ECONOMUS. Entre em contato conosco para saber se o seu plano também é aceito na nossa Clínica.

Nos ligue e veja um horário disponível em uma de nossas unidades (Vila Mariana ou Ipiranga): Whatsapp 11 95232-9056 e Telefone 11 2272-6262.

10 Comentários

  1. Rita De Cassia Silva

    Meu dente do siso nasceu dentro do osso da maxila cariado e torto e pulsando a cabeça e pulsando e dando um barulho forte no ouvido tipo um tic tac parece que eu ia ficar maluca muito. Incomodo? O otorrino disse wue nao tinha nafa nada no ouvido poderia ter sido o dente do siso dando uma otalgia reflexa me o dentista me encaminhou para o bucomaxilo pode ter sido o que? E o que ttinitus pulsatil?

    Responder
    • rodney capp

      Olá!

      Para as dores no ouvido tem diversas causas, pois o MESMO nervo que inversa os dentes é o mesmo do ouvido e do nariz, por exemplo, claro em diferentes ramos comunicados entre si!

      Quando se tem dores de cabeça idem, para se ter uma certeza precisaria de um exame clínico e dependendo da situação exames complementares…

      Responder
      • Gabriela

        Meus dentes do siso de baixo ainda não nasceram. Vou iniciar o tratamento com aparelho, se eu não retirar esses sisos pode atrapalhar o tratamento? Tenho receio da cirurgia por ainda não ter nascido. A cirurgia é mais fácil quando não nasceu ainda?

        Responder
        • rodney capp

          No caso da presença de dentes do siso que NÃO nasceram eles podem entortar os dentes e consequentemente PERDER parte ou totalidade do tratamento ortodontico, acho que esse não seria o objetivo, neh?

          A remoção do dente do siso é uma cirurgia como qualquer outra, porém HOJE realizada de maneira MUITO mais confortável ao paciente, pois consegue realizar com sedação, anestesia geral, enfim, de diversas maneiras que não sejam desconfortáveis como NÃO existiam antigamente, se quiser saber como, entre em contato conosco que explicamos com prazer sobre isso!

          Responder
        • Maira

          Olha eu conheço o melhor cirurgião que tira o siso e você não sente dor ele te passa confiança e tudo.

          Responder
          • rodney capp

            Obrigado pelo elogio!!!

          • Faby

            Eu fiquei sabendo hoje que nunca tive dentes do siso, nunca vou ter , me senti um e.t . Quando meu dentista falou

          • rodney capp

            MAs isso não é ruim, isto PODE acontecer, visto que os dentes do siso eram usados quando nossos antepassados possuíam necessidade de mais dentes na boca devido aos alimentos serem EXTREMAMENTE DUROS, hoje em dia a tendência que as próximas gerações não tenham mais dentes do siso…

          • Cicera Pereira Alves

            Oi bom dia
            A onde?

          • rodney capp

            Onde nasce o dente?

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.