Muitas pessoas ainda sentem medo quando o assunto é anestesia geral. Por isso, resolvemos desmistificar algumas questões famosas sobre o procedimento.
Conheça alguns mitos e verdades sobre a anestesia geral e descubra no que você pode acreditar.
Sedação e anestesia são a mesma coisa
Falso. A sedação é uma técnica realizada com o uso de fármacos com potencial tranquilizante, provocando um estado de sonolência, e assim, permitindo a realização de procedimentos mais invasivos. O paciente mantém a capacidade de respirar sozinho e é despertado rapidamente.
No caso da anestesia geral, a pessoa é levada a um estado de total inconsciência, ficando até incapaz de respirar espontaneamente, sendo necessário o uso de um ventilador.
É necessário realizar uma consulta com anestesiologista antes da anestesia geral
Verdade. O risco associado ao procedimento requer uma consulta prévia com o especialista, além de um acompanhamento durante a cirurgia.
Na consulta inicial é avaliada a história clínica do paciente, antecedentes cirúrgicos e experiências prévias com anestesias. Também é feita uma revisão da medicação habitual e um exame físico voltado para a via aérea.
Se necessário o anestesiologista pode ainda requerer a participação de outras especialidades. Normalmente, é pedida uma avaliação cardiopulmonar.
A anestesia geral é perigosa e os medicamentos anestésicos não são seguros
Mito. Embora muitas pessoas acreditem nisso e por isso tenham muito medo da anestesia geral, não se trata de um procedimento perigoso. Inclusive, a anestesiologia é considerada uma das especialidades médicas mais seguras.
Atualmente, temos à disposição fármacos extensamente testados e aplicados de maneira personalizada para cada paciente. Além disso, todo o procedimento é acompanhado por uma rigorosa monitoração das funções vitais do indivíduo.
Alguns medicamentos podem interagir com os anestésicos no momento da cirurgia
Verdade. Alguns medicamentos reagem aos fármacos anestésicos, o que pode interferir nas condições da cirurgia e aumentar o risco de complicações. Como exemplos, podemos citar as benzodiazepinas, que podem alterar o efeito e a duração da anestesia geral, e os antidiabéticos orais, que interferem no jejum pré-operatório, abaixando os níveis de glicemia.
Mas não se preocupe, é por isso que acontece a consulta de avaliação pré-anestésica. Neste momento, você deve informar ao especialista a medicação que toma habitualmente e seguir todas as suas orientações.
Anestesia geral causa paralisia
Mito. O principal medo da maioria das pessoas não passa de um mito. Embora haja algum risco de complicações graves por erros técnicos, raramente a anestesia irá causar paralisia.
Para evitar qualquer problema, recomendamos que procure um profissional experiente e de confiança.
A anestesia pode causar enjoo e tontura
Verdade. Enjoo e tontura são sintomas comuns após a aplicação de anestesia geral. Isso acontece simplesmente pela sensibilidade de algumas pessoas aos fármacos utilizados.
Em todo caso, não são motivos para se preocupar. O médico estará acompanhando o seu quadro e, se necessário, orientando quanto ao uso de alguns remédios que podem ajudá-lo a se sentir melhor.
Leia também: Por que não ter medo da cirurgia ortognática?
Que tipo de anestesia e que tipo de cirurgia e ultilizado , para fratura na t12 por compressão
Qual o risco de choque anafilático com a analgesia geral?
O choque é mínimo, pois teria de fazer um questionamento sobre a saúde do paciente, verificando alergias a comidas e medicamentos, e se houver duvidas, PEDE-se exames complementares para confirmar ou não o POTENCIAL alérgeno;
E se com tudo isso mesmo assim acontecer, dentro do hospital tem como contornar essa situação, MUITO mais seguro que dentro de consultório ou clinica.
Vou passar por cirurgia na mandíbula para remover granuloma de células gigantes caroço no osso da mandíbula tenho refluxo na válvula mitral leve e alérgica ao planilha e diabetes posso tomar anestesia geral?
Se seus exames estiverem bons!
Se passou por avaliação com o cardiologista, clinico geral ou endocrinologista e ANESTESISTA, e TODOS liberaram, pode sim, caso algum desses tenha contra-indicado o procedimento, precisaria fazer os exames necessários para depois obter a liberação para realizar o procedimento!
vou tirar cateter port a carth vou tomar sedaçao tenho 72 anos fiz quimiterapia pode dar poblema
Pode sim, precisaria avaliar o caso.
pessoa com enfisema pode tomar sedaçao pra tirar cateter porth a carth
Boa tarde, a respiração é feita por ventilação mecânica, isso é seguro? Meu receio é parada cardiorrespiratória e faltar oxigênio no cérebro.
Então, a ventilação mecânica é segura, mas como sempre dizemos “não tenha medo da anestesia, mas sim do ANESTESISTA”, daí a importância de se ter um excelente profissional para acompanhar o procedimento como um todo.
Hi there! Thhis is my 1st comment here so I just
wanted to gige a quick shout out annd tell you I truly enjoy reading through your blog posts.
Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same topics?
Thanks for your time!
My site :: https://Casinoonlinevavada.Onepage.Website
Sorry, i only know one, from PNWOMS!