O que é a corrosão ácida?

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

A corrosão ácida é um problema marcado pelo desgaste dental por substâncias ácidas. Essas substâncias atingem o esmalte do dente, enfraquecendo-o. Com isso, a superfície dentária torna-se mais exposta, amolecida e com o tempo vai perdendo o seu conteúdo mineral.

Tudo isso acontece por meio de um processo lento e progressivo. Aos poucos os dentes começam a apresentar alterações em sua espessura, textura e sensibilidade.

As causas da corrosão são bastante diversificadas, podemos citar como exemplo a ingestão de alimentos ácidos, como frutas, vinagres, refrigerantes, mate, chá, café, cerveja e vinho.

Cabe a saliva tentar neutralizar essa acidez e restaurar o equilíbrio natural da boca, remineralizando o esmalte dentário. Nem sempre isso é suficiente, é aí que surgem os sintomas da corrosão ácida.

Sintomas

O esmalte do dente é a primeira linha de defesa dentária, é a substância mais dura de todo o corpo humano. Contudo, nem por isso, é impenetrável. Com o passar do tempo, essa estrutura vai sendo desgastada pela corrosão ácida, tornando os dentes mais suscetíveis aos mais diversos tipos de doenças.

Esse processo vem acompanhado de alguns sinais típicos, veja os principais:

Sensibilidade: O dente se torna mais vulnerável e é comum que o indivíduo passe a sentir leves pontadas ao consumir alimentos e bebidas geladas, quentes ou doces.

Descoloração: A aparência dos dentes também é afetada já que a dentina acaba ficando mais exposta. O sorriso torna-se aos poucos mais amarelado, gerando desconfortos estéticos.

Formato: Com o tempo, o desgaste do esmalte dentário dá ao dente uma aparência mais arredondada e uma textura mais áspera.

Existe tratamento para corrosão ácida?

Como vimos, a saliva é responsável por equilibrar o pH da boca, evitando que alimentos ácidos, como os já exemplificados, venham a evoluir de forma a causar o quadro anteriormente descrito.

Quando isso não é suficiente e o problema se instala, deve-se procurar atendimento odontológico o quanto antes.

O tratamento para corrosão ácida inclui reabilitação protética unitária ou múltipla. Em casos mais graves, pode ser necessária a extração do elemento dentário.

Como prevenir

A melhor forma de lidar com a corrosão ácida é evitando-a. Temos excelentes dicas para você nesse sentido! Está preparado? Anota aí!

Para ajudar a proteger seus dentes dos efeitos da dieta ácida:

  • Evite escovar os dentes logo após ingerir alimentos ou bebidas ácidas. Esses alimentos amolecem o esmalte dentário, deixando-o mais vulnerável. Neste caso, a escovação poderia acabar se tornando mais prejudicial do que benéfica.
  • Se possível reduza os alimentos e bebidas ácidas presentes em sua dieta.
  • Quando ingerir bebidas ácidas, evite tomá-las rapidamente. Além disso, não as retenha na boca por muito tempo. Optar por um canudo pode ajudar.
  • Escove os dentes de maneira suave e minuciosa. Prefira escovas macias.
  • Visite um dentista de sua confiança regularmente e faça um acompanhamento da sua saúde dental.

Para agendar uma consulta, basta entrar em contato. Estamos à disposição.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.