O que é a odontologia hospitalar?

por dez 1, 2021Problemas Bucais0 Comentários

Você sabe o que é a odontologia hospitalar? Como o próprio nome indica, essa especialidade é voltada para a atuação do cirurgião-dentista dentro do ambiente hospitalar. 

Esse profissional é responsável por realizar, sempre que necessário, exames clínicos intraorais, tratamentos odontológicos de pessoas hospitalizadas e fornecer orientação quanto à higiene bucal, o que contribui para reduzir o tempo que o paciente passa em internação. 

Dessa forma, a presença dos cirurgiões-dentistas dentro dos hospitais é de grande importância e contribui para melhora clínica do paciente. Afinal, seu objetivo é a promoção da saúde e a recuperação da qualidade de vida dos indivíduos de maneira integral.

Continue a leitura para entender melhor como funciona a odontologia hospitalar!


O que é a odontologia hospitalar?

A odontologia hospitalar é a especialidade odontológica voltada aos cuidados ligados à saúde bucal em ambientes hospitalares.

Geralmente, sua atuação está voltada a atendimentos considerados de alta complexidade. 

Desde o Projeto de Lei nº 2776/2008, tornou-se obrigatória a presença do cirurgião-dentista em atendimentos de pessoas em internação.

Nesse espaço, o profissional é responsável por fazer o controle de doenças periodontais, cáries e infecções hospitalares que acontecem via oral, seja por meio de diagnóstico, exames ou terapia, que muitas vezes incluem o uso de antibióticos. 

O objetivo é prevenir problemas e minimizar risco de infecções, preservando a saúde do paciente e dando mais qualidade durante o tempo em que precisa permanecer internado.


Qual é o papel do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar?

Agora que você já sabe o que é a odontologia hospitalar, fica mais fácil entender o papel do cirurgião-dentista em hospitais.

Nem sempre as condições hospitalares favorecem o cuidado com a higiene bucal. Os pacientes nessas condições também encontram-se mais expostos, por exemplo, à infecções e outras condições prejudiciais à saúde.

Muitas dessas alterações de saúde se manifestam pela boca. Dessa forma, o especialista em odontologia hospitalar está preparado para auxiliar os pacientes nesses casos, oferecendo um tratamento mais adequado. Por conta disso, a especialidade é essencial em ambientes controlados, como as UTIs!

Dentre as competências do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar, segundo a OdontoUP, estão:

  • Avaliação e diagnóstico das infecções da cavidade bucal;
  • Diagnóstico e tratamento das condições bucais que possam colaborar para a manutenção ou piora de desordens sistêmicas graves;
  • Higiene bucal com e sem o uso de antissépticos, a fim de reduzir o número de microorganismos patógenos e prevenir infecções respiratórias;
  • Raspagem e alisamento radicular, visando o controle e tratamento de problemas periodontais;
  • Exodontias de dentes condenados, para reduzir foco de infecção;
  • Remoção de fatores de retenção de biofilme, sejam eles cáries extensas, cálculo dentário, próteses mal higienizadas, aparelhos ortodônticos etc.

Também cabe ao profissional a realização de cirurgias bucomaxilares quando necessário.


Conheça um breve histórico da odontologia hospitalar

A odontologia hospitalar foi reconhecida como campo de atuação em 2015 pelo Conselho Federal de Odontologia. Contudo, a história da área é mais antiga.

A especialidade teve início nos Estados Unidos por volta de 1901. No Brasil, seus primeiros registros aconteceram por volta de 1940, em São Paulo, quando alguns dentistas visitaram a Santa Casa de Misericórdia em São Paulo e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Odontologia hospitalar x atendimento em consultório

É inquestionável a importância do cirurgião-dentista em ambientes hospitalares.

É essencial, contudo, que o profissional esteja preparado para o atendimento odontológico específico exigido no ambiente hospitalar, que é diferente da rotina no consultório, por exemplo. 

Para entender melhor sobre as diferentes atuações do cirurgião-dentista, leia também: O que faz o cirurgião-dentista?.

Se tiver dúvidas sobre o que o cirurgião-dentista pode fazer por você, entre em contato conosco! Estamos sempre disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar com qualquer problema que afete a sua saúde bucal.

O que é a odontologia hospitalar? | RR Medicina e Odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.