O que é cisto dentário e quando é necessário sua remoção?

por jul 30, 2020Uncategorized65 Comentários

Cisto dental é um problema silencioso e que pode causar danos irreversíveis ao sorriso. Quando localizado em um dente, o cisto é conhecido por ser uma cavidade revestida de tecido epitelial, em que se acumula um líquido com bactérias e células mortas. Essa cavidade, que se forma na estrutura dentária, possui paredes grossas e resistentes, podendo crescer e se espalhar. Geralmente os cistos possuem crescimento lento e sem dor, o que dificulta seu diagnóstico.

Os cistos podem levar à perda de dentes ou ocasionar um problema sistêmico na região bucal. É importante lembrar que essas cavidades são possuem relação com o câncer de boca, pois o cisto é um tumor benigno.

Causas e características

Por ser inodoro, não é possível identificar quando um cisto surge na cavidade oral. O cisto pode ser resultado de uma proliferação de restos de tecidos epiteliais que são responsáveis pela formação dos dentes. Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar e formar cistos na região.

Algumas situações propiciam o seu surgimento, como doenças infecciosas na região da boca, nariz e garganta, resfriados, estresse, imunidade baixa e desgaste físico e mental são fatores de risco.

Procedimentos dentários realizados de forma inadequada também provocam o surgimento de cistos dentais. É importante realizar procedimentos, como a colocação de coroas e tratamento de canais, apenas com especialistas de sua confiança.

Tipos de cistos

Existem cerca de 8 tipos de cistos dentais identificados por especialistas:

Cisto da lâmina dentária

É conhecido como cisto do recém-nascimento, pois 80% dos casos aparecem em crianças. São pequenos nódulos, com coloração esbranquiçadas, localizados nos alvéolos do maxilar.

Cisto primordial (queratocisto)

É menos frequente nas análises clínicas odontológicas. Quando cresce mais do que o esperado, esse cisto pode gerar incômodo e dor na região. Ele é mais comum no terceiro molar, porém, pode surgir em outras regiões do maxilar.

É uma lesão mais comum em homens entre 20 e 30 anos, mas também pode ser diagnosticada em mulheres.

Cisto dentígero

Sendo mais frequente em adolescentes, a lesão geralmente surge na coroa de um dente, sendo os terceiros molares com mais incidência. Seu crescimento é lento e assintomático, o que pode gerar perda óssea e deslocamento de outros dentes na arcada.

Seu surgimento está relacionado a uma alteração no tecido epitelial do esmalte, após a formação do dente.

Cisto de erupção

É uma variação do cisto dentígero, mas está associado ao dentes de leite ou permanentes que estejam passando por processo de erupção. Geralmente essa lesão está localizada entre o epitélio reduzido do esmalte do dente e a coroa do dente, tem característica hemorrágica, o que deixa a gengiva com coloração arroxeada.

Cisto periodontal apical

Sua formação ainda é desconhecida por especialistas na área de odontologia. Apenas o que se sabe é que a sua formação está ligada à proliferação de células epiteliais que remanesceram na região em que é desenvolvida a lesão.

Cisto periodontal lateral e cisto gengival do adulto

Os dois cistos também são questões ainda não resolvidas e entendidas por completo pela ciência odontológica, especialmente em relação à sua formação e desenvolvimento. Porém, acredita-se que as suas origens sejam: nascem em homens e mulheres por volta dos 40 anos de idade, em dentes pré-molares e caninos inferiores.

Cisto odontogênico calcificante

É uma lesão rara, sua frequência de aparecimento é menor do que 1% de todos os casos de cistos. Possui característica neoplásicas e é tratado como uma amostra de tumor odontogênico. Atinge, geralmente, a região anterior da arcada, e seus picos de surgimento podem acontecer na faixa etária de 20 a 50 anos. Muitos especialistas acreditam que esse cisto por influências na alteração de tecidos dentários e gengivais, aumento o risco de desenvolvimento de tumores, devido às suas características neoplásicas.

Como identificar

Por não possuir sintomas, o paciente só conseguirá ter um diagnóstico se realizar consultas periódicas a um dentista. Na maioria dos casos, o paciente não apresenta nenhum sinal visível de alteração na estrutura dental, os cistos só apresentam sintomas quando já estão em quadros avançados, necessitando de atenção e cuidados redobrados.
Em casos graves, os sintomas podem ser:

  • Dor local
  • Inchaço das gengivas
  • Febre
  • Dores de cabeça
  • Ferimentos na região bucal
  • Língua e bochechas com manchas brancas ou avermelhadas
  • Dormência na língua
  • Dificuldade para engolir
  • Dores na garganta

Tratamento dos cistos dentais

O tratamento é feito por meio de um procedimento cirúrgico, uma limpeza na área afetada. Dependendo do caso e da gravidade, o dentista consegue realizar os procedimentos de forma manual com o uso de aparelhos específicos. Em quadros graves, apenas a extração do dente pode resolver o problema.

São poucos os casos de cistos removidos que reaparecem nas mesmas regiões bucais, porém, é aconselhável manter um acompanhamento médico para evitar novas complicações.

Um diagnóstico precoce é a melhor maneira para tratar o cisto e corrigir maus hábitos, somente uma visita ao seu dentista pode garantir sua saúde bucal.

Prof. Dr. Rodney Pallotta
CRO-SP 80617

O que é cisto dentário-min

65 Comentários

  1. Jake

    Oi .tenho um cisto a mais de 6 anos ..e nesse mesmo dente já tenho uma perfuração de canal..Agora marquei a extração com curetagem..Estou com muito medo de hemorragia ..Corre risco?..por tá mais de 6 anos ali esse cisto?

    Responder
    • Ivete

      Fiz uma cirurgia(deu muito trabalho por sinal) há poucos dias para retirar uma raiz,) porém não tinha quase nada mais, estava completamente destruída,precisou remover em pedacinhos, removeu um cisto tbm,tem perigo de câncer nesse caso?

      Responder
      • rodney capp

        Precisaria verificar qual tipo cisto que deu dentro do seu anatomopatológico (BIÓPSIA) para verificar EVENTUAIS possibilidades de transformação em tumor

        Responder
      • Angela Maria Maestro

        Meu neto está com um cisto,estou correndo atrás de buco maxilo,tem que fazer uma cirurgia de retirada do cisto?

        Responder
        • rodney capp

          Olá! Na maioria dos casos SIM, porém precisaria avaliar o caso, em casos mais simples podemos proservar (acompanhar) ou tomar conduta mais conservadora! MAs para isto precisaria realizar exames complementares, radiografia, tomografia entre outros que irão axilar dentro do exame clínico!

          Responder
        • Roberto Amorim

          Tenho visto fiz canal mais contínua doendo muito a fístula cede depois aparece

          Responder
          • rodney capp

            Olá! Provavelmente deve ter mais um canal que eventualmente não se achou ou foi tratado, e isto causa estes sintomas, fora isto, há um processo infeccioso a ser tratado. Melhor contatar o dentista que fez o canal para lhe esclarecer maiores dúvidas, e o quanto antes, pois isto pode se agravar muito brevemente!

      • Solaine

        Oi boa noite estou tratando um canal no molar inferior… meu curativo caiu e deixei sem por um tempo… percebi q estava inchando a raiz do dente mas é um inchaço duro… fui no dentista hj e ele me passou antibiótico falou q está parecendo um cisco e está maior q um caroço de feijão, não sinto nada de dor será q é cisto?

        Responder
        • rodney capp

          Boa tarde! como vai? Pode ser desde uma infecção ou um cisto infectado, mas para isto precisaria tomar medicação o quanto antes e tratar para não piorar a sutuação!

          Responder
      • Cristiane Galdino De Souza Mendonça

        Eu estou morrendo de dor de cabeça e dor no dente no lado esquerdo e olho o dente nem furado está mais doe bastante faz quase um mês que sofro com essa dor de dente

        Responder
        • rodney capp

          Olá! Esta dor por ser por conta de dor de dente e/ou problemas na articulação e/ou associadas a cistos realmente, precisaria de um exame clínico com profissional qualificado para aí diagnosticar corretamente!

          Responder
    • priscila-180807@hotmail.com

      Oi, eu tive que fazer a remoção com curetagem, confesso q estava com medo e a sensação de perder um dente foi o que mais me afetou.
      Fique tranquilo a cirurgia apesar de invasiva é bem tranquila, quem já tirou um dente na vida seja ele o siso ou não a sensação é a mesma.
      Fiquei de repouso quase os 7 dias pq sou dessas kkkk mas foi muito tranquilo eu não senti dor apenas um desconforto depois q passou a anestesia. Fazer a compressa de gelo e muito importante e evita o edema, que tbm foi imperceptível no meu caso. Mas cada pessoa reage diferente.

      Obs: esqueci de mencionar, fiz enxerto usando o meu próprio sangue.

      Boa cirugia que Deus te abençoe

      Responder
      • Renata

        Olá no seu caso o cisto era grande ou pequeno. Estou com cisto na parte de baixo os dentes da frente em baixo e vou fazer curetagem. N sei pq inflamou e criou pus um abcesso na gengiva não sei se isso seria normal.

        Responder
        • rodney capp

          Olá!

          Ele inflama e cria pus porque ele tem bactérias que consequentemente causam inflamação e geram pus como consequência de tudo isso, por isso que estes cistos podem causar danos maiores ainda quando não tratados da melhor forma possível

          Responder
      • thays

        Por quanto tempo sangrou a sua cirurgia? Fiz a minha de tarde e ainda esta sangrando

        Responder
        • rodney capp

          Olá!
          O sangramento pode acontecer até uns 3 dias após o procedimento, se for um sangue VERMELHO VIVO indica sangramento ATIVO, ou seja, teria de controlar, caso seja um sangue de cor escura teríamos de apenas acompanhar e vale a pena destacar!
          O sangue pode se diluir em SALIVA e parecer maior do que o sangramento é!

          Espero ter sido útil, e qualquer coisa nos contate!

          Responder
      • Jessica

        Deu cisto após um canal , tive que fazer cirurgia para retirar esse cisto e foi necessário até fazer um enxerto no osso , após 3 meses de cirurgia deu um cisto novamente no mesmo local , será que a cirurgia foi mal feita ?

        Responder
        • rodney capp

          Olá!
          Temos algumas coisas a serem relevadas:
          Primeiro, pode ser que o enxerto não foi totalmente incorporado ao organismo, isto varia de pessoa para pessoa;

          Segundo, avaliar o tamanho do cisto, e através disso confirmar se somente um procedimento resolveria; Por exemplo: Em alguns, inicialmente fazemos um procedimento chamado de “marsupialização” (diminuir o tamanho) e posteriormente a enucleação (remover por completo).

          Responder
      • Eduarda

        Olá! Tive um abcesso dentário a alguns meses atrás por baixo do dente.Fiz a extração do dente, mais ainda sinto o caroço abaixo do dente que arranquei,o que pode ser?

        Responder
        • rodney capp

          Pode ser neste caso algumas coisas!

          – Na parte logo abaixo do dente PODE se ter um cisto que ficou mesmo extraindo o dente;

          – Não foi removida por total a infecção na região;

          – Cicatrização na região após a extração, caso não sinta gosto ou cheiro ruim/azedo!

          Responder
    • Mona

      6 anos??? Passada! Não incomodava? Pois a minha dentista está suspeitando que estou com um cisto interno (saiu uma pequena mancha no raio-x), próximo a raiz do dente e ele incomoda bastante.

      Responder
      • rodney capp

        Então, precisaria marcar uma avaliação e tirar esta dúvida, entre em contato conosco que ajudaremos! Podendo ser por teleconsulta ou presencial;

        Responder
      • Monica

        Tbm tenho um cisto a mais omenos 6 anos fiz um ultrassom porque tava doendo muito. Depois de um tempo insistir ao médico pra mim fazer consulta com cirurgião hj dia 03/06/23 o cirurgião disse que tem encaminhar para um cirurgião cabeça ou pescoço para avaliação agora provavelmente sairá só em setembro porque a moça disse que o médico vai entrar de férias intao vou aguardar, na esperança de que vai dar tudo certo confesso estou preocupada mas entrego nas mãos de Deus o meu é benigno porém móvel ele se mexe por todo maxilar

        Responder
        • rodney capp

          Para tranquilizar a Senhora, os cistos quase que 100% não se transformam em coisas malignas! O que acontece mais frequentemente é de ter infecções!

          De qualquer forma a resolução é tratar isso aí!

          Responder
    • Silvia

      BOA TARDE ESTOU COM UM CISTO NA BOCA. NAO DOE NAO TEM PUS NAO TEM MAL CHEIRO. VOU RITIRAR ELE . ESTOU COM MEDO. PODE SER GRAVE..?????

      Responder
      • rodney capp

        Bom, pode ser sim!!!

        Procure o quanto antes um cirurgião buco Maxilo para maiores informações, pois isto pode-se transformar em infecção sistêmica!

        Responder
    • Wesley cardoso santos

      Tenho um cisto mucoso de retenção lado esquerdo. Só que tá inchado o lado direito e o olho ..qual procedimento

      Responder
      • rodney capp

        Então vamos lá, nestes casos precisaria ver o porque deste inchaço, pois SE o cisto está de um lado e incha do outro é porque OU erraram o lado no laudo de exame, OU tem algo NÃO RELATADO no exame clínico/exames complementares, pois inchaço tem causa(s), precisaria de consulta para confirmar o porque disto!

        Responder
    • Naiane

      Então tenho dois cisto da lamina dentária um de 1,5 cm outro de 05cm vou fazer cirurgia no centro cirúrgico queria saber quantos dias da de internação para essa cirurgia e quantas horas da de Cirurgia se souber pf me responde aqui

      Responder
      • rodney capp

        Normalmente a cirurgia não passa de 2 horas, e a internação de 1 a 2 dias, exceto se tiver alguma intercorrência, isto falando da parte privada, já quando é em hospital público o tempo de internação e cirurgia aumentam, pois são hospitais-escola, onde os residentes operam amparados por preceptores!

        Responder
  2. André

    Quanto custa uma cirurgia de cisto no dente(dentro da gengiva)

    Responder
    • agencia360mkt

      Olá André tudo bem! Entre em contato conosco pelo 11 2272 6262 ou Whatsapp: 11 952329056

      Responder
    • RUTE MERCIA SOUSA MOURA

      Olá! A cirurgia pra retirada de um cisto dentário é grave? Ou é algo bem simples?

      Responder
      • rodney capp

        Depende do tamanho! Quanto maior o tamanho maior a abordagem cirúrgica!

        Responder
  3. Luciana da Silva de jesus

    Meu dente começou a doer a um mês. A uma semana apareceu um sixto em baixo do meu dente da frente na parte de baixo. E agora meu queijo está enchando. E o sixto está do tamanho d
    e um feijão. E está doendo muito. Vai ser preciso extrair o dente?

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Do jeito que escreveu parece que este dente tem um cisto que pressionar o nervo, parece que pelo que escreveu o dente deve ser removido, mas precisa avaliar, pois temos várias formas de salvar o dente antes de condenar ele!

      Responder
    • sidoniajoaoanibal@gmail.com

      Oi me fizeram uma cirurgia de um quisto ,mas o problema continua não sei o que fazer ,estou desesperada

      Responder
      • rodney capp

        Olá! Como vai?

        Chegou a fazer exame anatomopatológico patológico, para saber qual o tipo de cisto? Pois isso é importantíssimo, e dependendo do que for pode ter ALTO índice de recidiva, caso não tenha, seria interessante fazer um! E de acordo com o diagnóstico fazer o tratamento esperado! Espero ter esclarecido!

        Responder
        • sidoniajoaoanibal@gmail.com

          Não cheguei de fazer o exame

          Responder
          • sidoniajoaoanibal@gmail.com

            Ainda não fiz esse exame e não sei como fazer

          • rodney capp

            Qual dos exames?

    • Carine brum

      Fazia um mês que estava doendo acima da gengiva perto do nariz e estava sentido uma bolinha, fui no dentista e ele falou que era um cisto no dente 12. Ele falou pra fazer canal no dente é-nos dois dente do lado do 12. Na hora que ele abriu pra fazer o canal no dente começou a drenar bastante e me deu antibiótico pra mim tomar agora não sinto mais dor e nem cinto a bolinha só que na panorâmica aparece ele lá só ele diminuiu de tamanho. Será que preciso fazer a cirurgia pra retirar e colocar enxerto ou posso ir levando. Tenho medo da cirurgia

      Responder
      • rodney capp

        Vamos por partes!

        Primeiramente, quando fazemos o tratamento de canal, ele drena o pus/liquidos e etc, e remove o cisto, porém o OSSO no entorno demora a cicatrizar um pouco, ainda mais que envolveu mais 2 dentes ao lado, logo se fizer uma panorâmica, irá aparecer uma imagem com um VAZIO, pois este estava ocupado pelo cisto!

        Segundo, SUGIRO esperar um pouco para verificar se cicatriza o osso e não possuir mais sintomatologia, dor, edema, secreção…

        SE não regredir, a cirurgia é a opção pois remove ele na integra, e se não operar há risco daquilo AUMENTAR, causar infecção e ter de ficar internado por conta disso!

        Responder
  4. Janis

    Descobri que meu filho de14 anos tem um cisto dentigero no dente 18 ciso, no maxilar, bem ao lado do ouvido. Só descobrimos após ele ter dengue, o que baixou a imunidade e revelou o tumor. Através de uma fístula na gengiva a bolsa de “pus” que está sendo drenada por dentro da boca (o que levantou a suspeita, aliás, o diagnóstico extremamente difícil pois não existe evidências no exame físico e dor quase inexistente. Já sabemos que existe perda óssea, e susto foi descobrir que a cirurgia é de nível hospitalar com anestesia geral, e independente do resultado histopatológico deverá acompanhar por 5 anos para caso de recidiva. Estamos aguardando na fila do SUS. Como mãe fico assustada, mas tenho fé que Deus está cuidando de cada detalhe, afinal, até a dengue tenho de agradecer que acabou por revelar esse problema oculto.

    Responder
    • rodney capp

      Sim! Mas ainda bem que descobriu o cisto, que se demorasse a descobrir poderia virar algo mais grave, o que gera mais prejuízos ainda, como ele é jovem e está sob tratamento, tudo vai dar certo! Fique tranquila!

      Só não pode demorar muito a tratar hein! Estamos a disposição!

      Responder
  5. sidoniajoaoanibal@gmail.com

    Eu preciso de uma ajuda médica , estou desesperada

    Responder
    • rodney capp

      O que aconteceu?

      Responder
      • Marcio Jackson dos Santos Silva

        Boa tarde!!
        Fui Colocar aparelho no meu filho fazer o raio X , o dentista percebeu que ele estava com cisto, mas pra ter certeza fizemos uma tomografia constatou um cisto mesmo, que já está com 28 mm,
        Queria saber qual o valor da cirurgia?
        Fizemos o teste hoje um quadro dente, Vai ter que fazer quatro canal, na parte de cima, na frente

        Responder
        • rodney capp

          Uau! está relativamente grande, agora precisa saber a localidade para verificar se é ou não possível fazer em âmbito hospitalar ou consultório, e assim passar os valores mais acertos a ti!

          Marque uma consulta com cirurgião escolhido que ele te informa mais a respeito!

          Responder
  6. Art

    Fiz um canal há uns 7 anos, a restauração quebrou e três anos atrás eu coloquei um pino.
    Faz uns dois meses que cresceu um pequeno cisto na parte externa da gengiva, logo acima da raiz, a região ficou sensível e levemente dolorida, mas nada demais. Semana passada surgiu um segundo cisto logo abaixo do primeiro com as mesmas características.
    Não quero perder o dente.

    Um detalhe é que quando fiz a colocação do pino, a dentista informou que a restauração ficaria com um pequeno espaço lateral, onde não era possível completar e seria necessário escovação e passagem de fio dental diariamente. Assim eu fiz, mas suspeito que esse espaço deixou brecha para infiltração de bactérias e a possível formação do cisto.

    Será que se o tratamento de canal for refeito esse cisto pode ser curado, sem a necessidade de extração?

    Responder
    • rodney capp

      Então, nestes casos se fez o canal EXISTE sim a possibilidade de RETRATAMENTO de canal e remissão por completo do cisto, porém se as condições do dente não ajudarem como por exemplo a destruição da forca do elemento, não teria como reabilitar o dente!

      Responder
      • Art

        Muito obrigado pela resposta.

        Estou mais confiante, agora. Na expectativa para retornar a dentista!

        Abraço!

        Responder
  7. Cleiton

    Olá, DR. descobrir um cisto dentigero quando fiz um Raio X, não sinto dor, não tem inflamação, tudo ok, mesmo assim vou ter que fazer cirurgia, gostaria de saber em relação a remoção e a recuperação, quanto tempo de cirurgia é de recuperação, obrigado

    Responder
    • rodney capp

      A depender do tamanho dele a recuperação PODE variar de dias até meses, por exemplo, se for de tamanho até 1cm SEM necessidade de reforço da mandíbula e usando tecnologias que possuímos hoje em dia, alguns dias são suficientes, mas já se o tamanho é maior que 1cm, passando até a mais de 10cm dependendo da situação, a recuperação pode durar meses, isto devido a técnica a ser abordada, seja marsupialização (descompressão) até. ressecção, mas para isto seria legal conversar com seu cirurgião e tirar estas dúvidas!

      Responder
  8. valeria oliveira

    ola ,tive uma horrorosa descoberta,minha caçulinha apareceu com o rosto inchado e tinha um abscesso na parte d trás do dente,dai fomos com ela a uma emergência,pois estavamos preocupados e lá descobrimos q estava com uma Celulite facial,em seguida o Dr. receitou antibióticos de 6/6 hs ,assim o fizemos.
    Ao chegar na 3a dose da medicação vimos q a situação era pior,retornei com ela a outro hospital para q um desntista a avaliasse,dai nova descoberta,a minha filha está com dois cistos, tem como piorar, pois ela só tem 13 anos,é certo a perda dos dentes envolvidos,pois um deles está quebrado e muito ruim.
    Agora a pergunta,pra q haja a cirurgia preciso q ela esteja 100% da celulite ou não?
    Esse tipo de cirurgia custa caro?
    Leva quanto tempo a remoção?

    Responder
    • rodney capp

      mente deve-se controlar a celulite, ara melhorar a saúde dela e se der no mesmo tempo tratar o cisto, para tratar causa e consequência, pois o cisto causou a celulite, logo, um depende do outro!
      A cirurgia depende do tamanho do cisto e o que deve ser feito, logo precisaria de uma avaliação mais precisa, pois dependendo do caso teria de fazer em âmbito hospitalar, o que nem sempre é mais barato.
      A remoção ou eventualmente a marsupialização depende do tamanho do cisto e ai leva dependendo do tamanho da abordagem isto implica na recuperação.

      Responder
  9. Cinthia

    Meu marido esta com um cisto periodontal nos 4 incisivos inferiores, todos os dentes com vitalidade, mas ele sente bastante incomodo, ira fazer uma consulta com o estomatologista para avaliar a melhor conduta, minha duvida, isso pode ser ou vir a se tornar um câncer? É necessário remover e enviar para biopsia, para analise anatomo?

    Responder
    • rodney capp

      Olá!

      SE for um cisto, a probabilidade é quase ZERO;

      Na remoção do cisto TEM de ser realizado o anatomopatológico patológico, para tirar ou eximir eventuais dúvidas no diagnóstico e assim ajudar na conduta PÓS remoção!

      Responder
      • Maria Eduarda Ferreira da Cunha

        Ola , tive um abscesso dentário por baixo do dente ,fiz a extração do dente,e meses depois ainda sinto o caroço abaixo do dente mesmo depôs de ter arrancado

        Responder
        • rodney capp

          Pode ser neste caso algumas coisas!

          – Na parte logo abaixo do dente PODE se ter um cisto que ficou mesmo extraindo o dente;

          – Não foi removida por total a infecção na região;

          – Cicatrização na região após a extração, caso não sinta gosto ou cheiro ruim/azedo!

          Responder
  10. Maria das graças

    Tenho um cisto na lateral do pescoço desde 2019 o período que eu descobri. Fiz a ultrassonografia o médico disse que provavelmente era de alguém infecção perguntou se tinha dente cadeado eu disse que tinha um dente que tá só a raiz e até hj não fiz a retirada e o cisto ainda tá lá. Não fiz mais exames de ultra pra ver mas ele está do mesmo tamanho aparentemente. Mas agora fiquei pensando e fiquei preocupada vendo alguns comentários de que quando é causado por infecção com alguns dias pu semanas é para desaparecer.

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Não entendi o dente cadeado…

      Mas pelo que parece o senhor fez uma extração e ficou uma parte de um dente, isso? Se ficou pode infecçionar sim, e por isso teria de olhar certo se precisa ou noa remover, pois não é em toda a situação!

      Responder
  11. NCosta

    Olá!

    Tenho um cisto dentário sem nenhum sintoma e o teste de sensibilidade do dente foi positivo (senti tudo o que ele fez). Os dentistas dizem que preciso remover e como já houve absorção óssea, extrair o dente e fazer enxerto…. nunca nem fiz tratamento de canal. Estou bem triste e com muito medo. O procedimento é feito com anestesia local? Dói muito?

    Responder
    • rodney capp

      Pode ficar sem preocupação!

      Para estes casos escolhendo um profissional com segurança e qualidade comprovada por você, ele já realizou e comprovou por testes que o cisto afetou o dente como ele te falou e procedimento é feito com anestesia local, se ele for pequeno, sendo esse procedimento rápido e eficaz na resolução dos eu caso! Já deu tudo certo!

      Sugestão, peça a ele que use algum sedativo para deixar menos ansiosa no procedimento, tipo um Rivotril, dormonid, diazepam entre outros!

      Responder
      • NCosta

        Puxa vida, muito obrigada! me sinto mais tranquila! Deus lhe abençoe!

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.