O que é neuralgia do trigêmeo?

por abr 12, 2021Problemas Bucais0 Comentários

Você já ouviu falar sobre a neuralgia do trigêmeo? A doença é bastante conhecida entre os brasileiros e atinge 4,5 pessoas a cada 100 mil indivíduos

Considerada a causadora de uma das piores dores do mundo, a condição afeta o nervo trigêmeo, responsável por transportar informações sensitivas da face até o cérebro. A dor é repentina e afeta principalmente a região dos olhos, nariz e da mandíbula. 

A doença se divide em dois tipos: a neuralgia do trigêmeo clássica, que pode ter origem na compressão do nervo por vasos sanguíneos ou ter forma idiopática, quando não se consegue identificar as causas; E a neuropatia trigeminal dolorosa, provocada por lesões no nervo causadas por tumores ou outros fatores. 

Quais são os sintomas? 

A dor é, sem dúvidas, a grande marca da neuralgia do trigêmeo. O sintoma pode aparecer espontaneamente, embora na maioria das vezes é desencadeado pelo toque em um ponto-gatilho da face, dos lábios ou da língua. 

Atividades como escovar os dentes e mastigar podem ser responsáveis por quadros dolorosos intensos, justamente por provocar esse contato. 

Muitos pacientes descrevem quadros repetitivos de dor intensa, como se fossem relâmpagos. Por sua intensidade, o sintoma faz com que a pessoa se retraia, causando uma espécie de tique. 

Normalmente, apenas um dos lados da face é afetado. A dor permanece por alguns minutos e desaparece repentinamente, iniciando frequentemente novas crises. 

Além da dor, podemos citar como sintomas: 

  • Sensação de calor no trajeto do nervo
  • Formigamento na região acometida

Como se dá o diagnóstico da neuralgia do trigêmeo

O diagnóstico dependerá da história clínica do paciente. O médico irá avaliar com cautela a sua queixa e todos os aspectos que a envolvem. Além disso, fará um exame neurológico clássico, que ajudará a confirmar a suspeita. 

Embora a consulta médica seja o ponto-chave para o diagnóstico da neuralgia do trigêmeo, podem ser requisitados exames complementares como a ressonância magnética, prescrita especialmente para casos de dor quando associada a alterações da sensibilidade na face, nos pacientes com sintomas bilaterais e nos pacientes com menos de 40 anos. 

Tratamento

A doença pode ser tratada com medicamentos capazes de inibir estímulos nervosos. O uso de qualquer medicamento deve ser feito estritamente sob orientação médica.  

Quando a terapia medicamentosa não produz melhora ou é responsável por efeitos adversos, como tontura, quedas e alterações cognitivas, a cirurgia passa a ser a melhor opção. 

Os procedimentos indicados para tratamento da neuralgia do trigêmeo são simples, sem cortes e realizados em ambiente ambulatorial, sem a necessidade de longas internações. A escolha da intervenção ideal irá depender da causa por trás do problema.

neuralgia do trigêmeo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.