O que é Prognatismo?

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

Prognatismo é uma anomalia que prejudica a harmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos, podendo causar grandes deformidades faciais. Ele se expressa pelo crescimento desenfreado da mandíbula (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior), o que causa a mordida cruzada anterior e um aspecto de aparência facial côncava.

Alguns sintomas da disfunção têmporo-mandibular podem ser associados ao prognatismo, como ruídos articulares, dor de cabeça, ouvido e músculos da mastigação.

Causas

O fator genético e hereditários que os ossos da face carregam, pode ser uma das causas do surgimento do prognatismo. Porém, essa anomalia pode estar relacionada a outras disfunções, como:

  • Hábitos deletérios, como chupar dedo ou chupeta
  • Alterações respiratórias, como a bucal
  • Desvio da funcionalidade do rosto
  • Fatores hormonais
  • Traumatismos
  • Malformações congênitas

Fator de risco

Caso haja histórico de prognatismo na família, é importante que o paciente fique atento para o desenvolvimento irregular dos maxilares, pois há grande influência genética nessa anomalia. O diagnóstico pode ser feito desde criança.

Diagnóstico médico

Caso os pais percebam o crescimento irregular da mandíbula de seus filhos, é importante procurarem um especialista o mais breve possível, para que o tratamento se inicie imediatamente.

A primeira consulta ao dentista deve ocorrer quando houver o nascimento do primeiro dente de leite, para que seja feita uma avaliação e orientação aos pais.

O especialista em ortopedia funcional dos maxilares e em ortodontia, possui o conhecimento para diagnóstico do prognatismo, por meio de uma avaliação clínica e funcional, e exames clínicos, funcionais e radiográficos.

Outras aparelhagens podem ser úteis no diagnóstico e tratamento, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e avaliações eletromiográficas.

O diagnóstico clínico, geralmente, é feito por meio do aspecto facial do paciente, avaliando a postura mandibular, oclusão dentária e padrão fácil.

A avaliação funcional é realizada no consultório médico, o dentista pede para que o paciente realize os movimentos normais da mandíbula em relação à maxila, como abertura e fechamento.

Os exames radiográficos são realizados em centros radiológicos. O profissional consegue avaliar as medidas dos ossos do crânio e o crescimento facial do paciente.

Tratamento de Prognatismo

Caso a anomalia seja diagnosticada precocemente, os tipos de tratamentos serão mais amplos e os resultados serão mais satisfatórios e duradouros. É durante a infância e adolescência que os ossos mandibulares e da maxila se devolvem rapidamente. Os problemas nas arcadas se agravam ao longo dos anos, caso não haja acompanhamento e tratamento médico.

Os tratamentos são feitos por meio de pistas diretas planas, aparelhos ortopédicos funcionais, aparelhos ortodônticos fixos e cirurgias ortognáticas.

Em dentes de leite, ou em dentição mista, o tratamento pode ser feito por meio de pistas diretas planas, ou seja, um tratamento que consiste na colocação de resinas em alguns dentes para ajudarem no movimento de fechamento mandibular e estimular a maxila, corrigindo o prognatismo.

Enquanto o paciente ainda estiver na fase da dentição de leite, o profissional pode indicar o aparelho ortopédico funcional, que são removíveis, indolores e de fácil uso, além de estimularem a correta função dos ossos e músculos envolvidos na mastigação. O uso desse aparelho, traz ótimos resultados.

Já o uso do aparelho ortodôntico fixo é mais comum para dentição permanente, em caso de prognatismo mandibular, a fim de realizar o encaixe adequado das arcadas.

Para tratamentos com cirurgia ortognática, o paciente inicia usando um aparelho fixo para alinhar os dentes e prepará-los para cirurgia. A cirurgia consiste em reposicionar e fixar a maxila, e às vezes, há uma redução da mandíbula.

É um procedimento realizado em ambiente hospitalar, visa a correção do perfil facial, mastigação, fonação e respiração. É mais indicado em casos de diagnóstico tardio.

Prevenção

Uma das formas preventivas é a amamentação natural, para evitar hábitos de sucção dos dedos e chupetas, além do uso prolongado de mamadeiras. A realização de um movimento mastigatório correto contribui para o desenvolvimento das arcadas dentárias e evita o prognatismo.

É importante que haja um acompanhamento médico e diagnóstico ainda na infância, para um tratamento mais eficaz.


Prof. Dr. Rodney Pallotta
CRO-SP 80617

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.