Perfuração dentária: O que é e como tratar?

por jul 30, 2020Uncategorized31 Comentários

A perfuração dentária é um dos acidentes mais desagradáveis que podem ocorrer em meio a um tratamento endodôntico. A endodontia é a especialidade responsável por cuidar da polpa dentária e de todo o sistema de canais radiculares e das doenças que afligem tais estruturadas.

Podemos dizer que as perfurações são, na verdade, um acidente técnico que acaba se tornado um grande desafio para o tratamento, havendo risco de comprometimento do prognóstico. Além disso, elas podem surgir como sintoma de reabsorções patológicas, aumentando o risco de infecções.

De qualquer forma, esse tipo de complicação deve ser tratada imediatamente. Perfurações seladas de maneira ágil aumentam o índice de sucesso e reduzem o risco de contaminação da região afetada.

Continue a leitura para entender melhor o que é uma perfuração dentária, quais são os sintomas deste problema e como é feito o seu tratamento.

O que é perfuração dentária?

A perfuração é uma comunicação artificial entre o dente e sua raiz. Ela tem duas origens principais, pode ser causada por reabsorções patológicas ou criada por complicações originárias de um determinado tratamento odontológico. O resultado é, em ambos os casos, uma abertura na cavidade pulpar e nos tecidos próximos a ela.

Não é incomum serem identificadas perfurações dentárias patológicas em exames clínicos de rotina. Da mesma forma, não são raras perfurações iatrogênicas, ou seja, provocadas por algum erro no tratamento endodôntico. Essas, podem acontecer em qualquer etapa do procedimento, do acesso ao pós-preparo do canal.

Geralmente, a complicação acontece devido à baixa acurácia da técnica aplicada ou a deficiência na prática clínica de um profissional com pouca experiência. Sendo assim, podemos dizer que, a escolha cautelosa do profissional responsável pelo procedimento é, sem dúvidas, a melhor forma de prevenir a perfuração dentária.

Os sintomas do problema incluem dor imediata e sangramento súbito e intenso. O quadro pode evoluir ainda para uma potencial inflamação secundária, com risco de perda da inserção óssea e do dente.

Como tratar?

Independente da causa, o tratamento é o mesmo: localização da perfuração dentária, higienização e selamento. O material para selamento deve ter propriedades de vedamento e ser biocompatível com os tecidos periodontais.

Este processo pode se dá por vias endodônticas ou por procedimentos cirúrgicos exteriores à raiz dental.

De forma geral, o prognóstico dependerá muito da localização, do tempo decorrido entre a lesão e seu selamento e se houve ou não contaminação. Além disso, são relevantes ao resultado, as habilidades do profissional e as características físicas e químicas do material escolhido para selar a perfuração dentária.

O sucesso do tratamento pode ser medido pela análise da reparação dos tecidos peri-radiculares danificados. Clinicamente falando, os resultados esperados incluem a ausência dos sintomas exemplificados ao longo deste artigo e a normalidade da imagem radiográfica, onde devem ser avaliadas as dimensões fisiológicas do ligamento periodontal e a ausência de áreas radiolúcidas.

Qual a sua dúvida sobre perfuração dentária? Deixe sua pergunta nos comentários, fazemos questão de ajudar!

31 Comentários

  1. Antónia Moreira Cunha

    Bom dia, desbitalizei um dente, é fiquei sempre com dor,
    no qual me foi dito que ultrapassaram a barreira ou seja houve perfuração no canal. Neste momento estou com abcesso e me foi dito que tenho que extrair o dente
    A minha pergunta é se posso ou não recuperar o dente.
    Obrigada

    Responder
    • agencia360mkt

      Olá Antonia tudo bem! Entre em contato conosco pelo 11 2272 6262 ou Whatsapp: 11 952329056

      Responder
      • Iasmim

        Uma dentista foi fazer canal em mim e perfurou meu dente. Minha dúvida é, se eu nao tirar o dente oq pode acontecer???

        Responder
        • rodney capp

          Depende do quanto foi perfurado e se fora tentado reverter essa eventual perfuração

          Responder
      • Catarina

        Olá minha amiga está passando por muita dor a raiz de 4 dentes dela que já fez o canal e feito vários rx descobriu que a raiz do dente faz um L não foi tratada até final oo que fazer?

        Responder
        • rodney capp

          olha que caso interessante! Nestes casos podem ser usadas limas curvas para tentar tratar o canal, ou na pior das hipóteses SE não for possível e a DOR persistir, teria de remover o dente, MAS pelo que parece, deve ter algum canal a mais que o normal que ainda não foi encontrado e achado, pois temos dentes com 5-6 canais eventualmente;

          Responder
          • Binha

            Oi boa tarde? Passei por um tratamento de canal no dente 45, e na tomografia costa que atingiu além do limitei apical, o que quer dizer? Posso ter inflamação por conta disso?

          • rodney capp

            Pode ter um problema, pois as dores se intensificam neste caso, mas noa é uma regra! Precisaria avaliar o caso!

    • agencia360mkt

      Olá Antonia! Entre em contato conosco pelo 11 2272 6262 ou Whatsapp: 11 952329056

      Responder
    • Eli

      Olá.
      Fiz tratamento de canal alguns anos, três eu acho, mas houve perfuração da raiz, sinto algumas fisgadas. Me disseram que é necessário a extração.
      Existe a possibilidade de refazer sem ter que extrair?

      Responder
      • Josefa Paixão

        boa noite fiz uma extração do dente de trás aí ficou saindo sangue e água pelo, voltei no dentista e ela falou está tudo normal más continua saindo água do meu nariz

        Responder
          • Eliane Dias

            Minha neta Autista tem 15 anos reclamou de dor no dente leveu na Emergência do UPA Sto Amaro e foi perfurado o molar antes do ciso, infelizmente abriram 3 molares superior consecutivos. Quem percebeu essa perfuração foi a endodontista. O tratamento continua mas mesmo assim continua com muita dor mesmo sendo assistida por outro dentista na tentativa de aliviar a dor até segunda retornar na endodontista . Como identificar qual dente de fato está perfurado? Através de panorâmica ou RX? Ela tem muita dor o dente até sangrou. Por favor me responda urgente.

          • rodney capp

            Para avaliar a perfuração precisaria de exame(s) de imagem para identificar, e dependendo da perfuração PODE ser que não tenha salvação o dente, aí teria de remover o mesmo e depois reabilitar se for o caso

    • Gabriel Ndala Cassanga

      O que fazer quando haver perfuração no meio de dois dentes?

      Responder
      • rodney capp

        Para estes casos poderia tentar a aplicação de produto na perfuração, e acompanhar, PODE ser que tenha uma regenreação do local, mas somente o tempo irá dizer, caso não tenha o efeito desejado a melhor opção seria a remoção do dente e posterior reabilitação.

        Responder
  2. Sandra

    Quando a perfuração de cristã é já a uma infecção a responsabilidade é de quem? A profissional que me atende diz que uma cirurgia dessa custa em torno de 5 mil reais. Obrigada

    Responder
  3. Edneuza

    Bom dia!
    Foi feito um canal no 47, há uns 20 anos, daí então de uns 10 anos pra cá, comecei a sentir dor. Fui em VARIOS dentistas e a resposta era: CANAL NAO DOI… eu sempre respondia q quem estava sentido dor era eu. Mais nada faziam. Até que encontrei um cirurgião dentista que concordou dizendo q CANAL DOÍA. Moral da história, procurei o profissional para fazer o RETRATAMENTO, foi feito, houve perfuração, meu dente quebrou, já foi feito também. Resultado depois de 10dias o dente volta a doer.

    Responder
    • rodney capp

      Precisaria avaliar o quanto foi comprometido do dente e dar o melhor tratamento a ele

      Responder
      • Michelle

        Bom dia.
        Estou tratando um canal e o Dr.me disse que preciso extrair um dente porque foi detectado um Angioma em função de um sangramento e por isso me aconselhou a extrair o dente.
        É mesmo possível ou é provável tenha cido uma perfuração e ele não quer assumir um suposto erro?
        Desde já agradeço.

        Responder
        • rodney capp

          Olá! Dependendo do caso, pode sim, mas precisaria analisar clinicamente e com os exames complementares para se ter a certeza ou não do acontecido, e isto pode acontecer durante a realização de tratamento endodôntico!

          Responder
        • Salvador de Lima

          Boa noite. Fiz um tratamento de canal no dente 46 e após uns 20 dias a dentista durante a preparação para colocar o pino perfurou, sendo confirmado apenas alguns dias após devido uma inflamação na gengiva e confirmado por uma tomografia. Após o resultado da tomografia retornei a clínica e me foi dito que a solução é extrair o dente e colocar um implante. Diante disso gostaria de uma segunda opinião e se têm como recuperar esse dente pq acredito que o furo e pequeno e é recente, neste mês de setembro. Diante do exposto e tendo em vista que resido na cidade de Pouso Alegre/MG, gostaria de saber se tem como fazer uma consulta online e envio as imagens para uma avaliação e orientação.

          Responder
          • rodney capp

            Claro! entre em contato conosco no 11952329056! Agendaremos uma teleconsulta.

  4. Maria Lúcia

    Bom dia!! Ontem fiz um canal profissional habilitado quase no final houve perfuração isso aconteceu ontem a profissional disse q meu dente estava c uma necrose por isso perfurou nunca doeu a a abjuração era muito antiga resolvir trocar e a cárie estava grde minha pergunta: será q estava necrosado mesmo ou foi erro da dentista??? É possível um dente necrosar sem nenhum sintoma???obrigada!

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Pode necrosar sim!

      Agora é perfuração ou trepanação?

      Responder
  5. Marcus

    Boa noite
    Meu dentista suspeitou de infeção dizendo q deveria fazer o canal.
    Entretanto assim q começou a perfurar senti um choque.
    Então ele disse q não mais haveria necessidade do canal e fechou o dente.
    Como ficará meu dente?
    Ele terá q restaurar pois apenas colocou um provisório?

    Responder
    • rodney capp

      Aparentemente a infecção nem sempre vem do canal, PODE vir da gengiva, ou de ambos;
      No caso aparenta ser da gengiva, até porque o canal do seu dente estava “vivo” pelo que vimos ao relatar essa sensibilidade, agora precisaria limpar essa gengiva em torno do dente e passar alguns bochechos e medicação para solucionar tudo isso o mais breve possível!

      Responder
  6. Rodrigo Ferreira

    Olá. Fiz um tratamento de canal num dente superior no fundo, no meio do tratamento quase me afoguei com o hipoclorito que começou a sair pelo nariz, então na hora percebi que fez comunicação com o seio maxilar, tomei antibiótico e antiflamatorio, fiquei com curativo e após 1 mês e meio voltei, o dentista viu que 1 dos 3 canais estava inflamado e começou a tratar, do dente ele disse estar drenando, colocou novamente curativo e quando tomo banho sai um líquido amarelo quase laranja do nariz do mesmo lado do dente. O que preciso fazer?

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Nestes casos o senhor aparentemente tem uma comunicação buco nasal, ou seja, comunicou a boca com o nariz;

      Parece pelo que o senhor está dizendo pelo liquido amarelo ser uma infecção, que TEM de ser controlada para que não vire algo pior, tipo uma bacteremia/septissemia, o que PODE provocar uma internação hospitalar;

      Inicialmente o tratamento é mais conservador com uso de antibiótico para controlar a infecção, e posteriormente precisaria ver o tamanho da comunicação e realizar o fechamento do mesmo da melhor forma possível! Pergunte ao seu dentista que ele o orientará da melhor forma possível!

      Espero ter ajudado!

      Responder
  7. Patrícia Aguiar

    Olá
    Fiz um tratamento de canal no elemento 15
    Após continuar com dor a tomografia mostrou um terceiro canal
    Fui a 2 endos que mexeram e não acharam o canal. Fui ao terceiro com a microscopia e ele disse que estava perfurado e nem chegou a procurar. Mandou eu extrair o dente
    Agora não sei o que fazer e se de fato tem ainda tratamento ou é extração
    Não sinto dor, só um leve incômodo

    Responder
    • rodney capp

      a priore se não conseguiram tratar o canal acessório (extra) e não sentes desconforto, SUGIRO observar apenas;

      Caso tenha algum inchaço, dor, ou até mesmo uma cárie, terás de remover esse dente, mas depende de cada caso!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.