Entenda a importância do planejamento virtual para a cirurgia ortognática

por fev 28, 2022Cirurgia Ortognática0 Comentários

O planejamento virtual, desenvolvido no início dos anos 2000, é realizado por meio de recursos tridimensionais e auxilia na visualização de imagens e na realização de exames e cirurgias de maneira mais precisa.

Com os avanços tecnológicos e medicinais, foram surgindo exames mais complexos e detalhados, consequentemente, foi preciso criar ferramentas inovadoras para acompanhar este desenvolvimento.

Como funciona o planejamento virtual? 

As imagens são feitas por intermédio da tomografia computadorizada e processadas em programas de alta tecnologia que permitem com que seja feita uma simulação facial a fim de possibilitar um tratamento adequado e personalizado para cada deformidade.

O resultado é transferido para impressoras 3D que replicam o planejamento durante a realização da cirurgia, fazendo com que o procedimento ocorra com maior precisão. Sua precisão é perfeita, consegue verificar detalhes com até milímetros de precisão. 

É importante ressaltar que a experiência do cirurgião é mais importante do que a presença de recursos modernos

O que é a cirurgia ortognática e seus benefícios

A cirurgia ortognática é um procedimento responsável pela correção das anomalias dentofaciais, reposicionando os ossos da mandíbula. Com o auxílio do planejamento virtual, é capaz de se tornar ainda mais eficiente. 

Este procedimento é responsável pela correção de discrepâncias dentofaciais, tendo como objetivo a reparação das mandíbulas. A operação permite que o paciente tenha a oclusão dentária ajustada e promove melhora estética, trazendo melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Além disso, a cirurgia ortognática está diretamente relacionada com a autoestima do paciente, visto que promove melhoria estética e facial, e diminui dores musculares ou articulares provenientes de estalos e travamentos mandibulares.

Durante o pré-operatório, é fundamental que o cirurgião obtenha a maior quantidade de informação sobre a anomalia dentofacial do paciente. E os recursos 3D auxiliam nesse processo.

Planejamento virtual e cirurgia ortognática

Através do planejamento virtual, o médico pode ter uma noção do resultado final da cirurgia. Mudanças funcionais, estéticas e cada movimentação que deverá ser realizada podem ser visualizadas. 

É importante que o médico atue juntamente com uma equipe experiente durante o procedimento a fim de garantir mais segurança e eficiência durante a realização da cirurgia, possibilitando um resultado final satisfatório.

O uso da tecnologia, também ajuda a ampliar a visão de diagnóstico, fazendo com que o médico tenha mais complexidade na hora de traçar o melhor tratamento para o paciente. Esse método tem se tornado uma das escolhas preferidas das clínicas, com certeza a concepção que se tem das assimetrias faciais de alta qualidade, são responsáveis pelo sucesso. 

Formas de planejamento virtual

Não existem programas ou técnicas diferentes na hora de fazer o planejamento virtual, já que os programas especializados são bastante semelhantes. O que existe, de fato, são formas distintas de se planejar. 

No momento em que o cirurgião possui a reprodução 3D da mandíbula do paciente, ele pode aplicar e verificar qual a maneira mais adequada e assertiva de realizar o procedimento. A cirurgia virtual  em 3D é uma grande revolução para os cirurgiões, pois através desse procedimento é possível ter uma visão tridimensional e precisa da estrutura óssea e da face.

Benefícios do planejamento virtual

O benefício em ser atendido por profissionais que utilizam esse recurso é a previsibilidade cirúrgica. Dessa maneira, o paciente poderá ver o resultado final antes da realização do procedimento e analisar todas as mudanças estéticas e funcionais. Além disso, o cirurgião dentista poderá explicar detalhadamente todo o processo para a realização da cirurgia.

Com um bom planejamento, é possível movimentar os ossos mandibulares do paciente, identificar e definir a melhor posição da mandíbula, com isso a operação torna-se mais rápida e eficiente.

Com base em todas essas informações, fica claro o quanto a tecnologia tem nos beneficiado a cuidar da saúde dos pacientes com precisão e segurança. Um bom cirurgião dentista também é um grande responsável para que todo o processo seja feito com excelência, afinal, o sucesso de uma cirurgia ortognática depende também de todo um planejamento minucioso.

Para sanar quaisquer dúvidas em relação à cirurgia ortognática entre em contato com a RR Medicina e Odontologia e agende sua consulta. 

Confira também todos os nossos serviços que oferecemos. Caso queira saber mais informações sobre o mundo da odontologia, continue navegando pelo nosso blog. Acompanhe também as nossas redes sociais, por lá você ficará sabendo de conteúdos novos. Ative as notificações e não perca nossos textos do blog, nossos stories e post. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.