Retração da gengiva: causas e tratamento

por jul 30, 2020Uncategorized0 Comentários

A retração da gengiva se caracteriza pela exposição das raízes dos dentes, prejudicando a aparência do sorriso, e causando ainda sensibilidade dental, dificuldade para realizar a higiene bucal, surgimento de cáries, dificuldade para se alimentar, entre outros problemas.

Continue a leitura para conhecer as causas da retração da gengiva e descubra quais são os melhores tratamentos para este distúrbio.

Causas da retração gengival

As causas mais importantes da retração da gengiva se resumem a duas situações:
Trauma repetitivo por escovação inadequada
Inflamação resultante de acúmulo de placas bacterianas
Quem escova os dentes com muita força e ainda utiliza uma escova de cerdas duras, deve se policiar o quanto antes. Além de levar a uma maior sensibilidade dos dentes, essa pressão excessiva sobre a gengiva pode sim causar a retração.

Por outro lado, quem não realiza corretamente a higienização dos dentes tende a acumular placas nas bordas das gengivas. Nesse caso, a retração é um achado da Periodontite, doença na qual o osso que sustenta as raízes dos dentes é destruído.

Alguns outros fatores podem contribuir para a retração da gengiva, veja:

Doenças sistêmicas

Diabetes, infecção por HIV e leucemia são as principais doenças que aparecem como fatores causais. Isso porque elas favorecem a inflamação da gengiva e, quando ela inflama, a velocidade e a gravidade da retração são bem maiores.

Tratamento ortodôntico inadequado

É imprescindível que o profissional que realizará um tratamento de longo prazo com aparelho ortodôntico seja de sua confiança. Pois um tratamento mal realizado resulta em dentes mal posicionados, havendo um maior risco de retração da gengiva.

Além disso, a própria duração prolongada do tratamento ortodôntico pode levar ao acúmulo de placas nos dentes, já que os bráquetes dificultam a limpeza.

Tipos de gengiva

Pessoas que possuem gengivas finas e delicadas são mais suscetíveis. Infelizmente, nessas pessoas, a cirurgia que corrige a retração também tem menores taxas de sucesso.

Idade avançada

Idosos são mais vulneráveis a ter retração. Nessa fase, ocorrem muitas adaptações ao envelhecimento, como alterações hormonais que influenciam no afastamento das gengivas da raiz dentária.

Retração da gengiva: o que fazer

Primeiramente, para evitar a alteração da gengiva, deve-se adquirir o hábito de ir ao dentista, pelo menos duas vezes ao ano. Utilizar escovas macias e saber escovar os dentes sem pesar a mão também é fundamental.

Notou a gengiva retraída? Vá ao consultório odontológico, normalmente será feita a remoção das placas bacterianas e do tártaro, que podem se acumular mesmo quando a causa da retração é puramente mecânica (por escovação excessiva).

Outros procedimentos podem ser úteis, como a aplicação de agentes dessensibilizantes ou a restauração dentária com resina ou porcelana para cobrir a raiz exposta.

Não existe medicamento para a retração da gengiva e o sorriso dificilmente voltará ao estado de como era antes por si só. Caso o aspecto incomode o paciente, procede-se à cirurgia plástica gengival, com o objetivo de recompor essa gengiva alterada.

Compartilhe esse conteúdo com os amigos! E fique atento, a qualquer sinal de retração da gengiva, marque uma consulta. Estamos à disposição!

Retração+da+gengiva+causas+e+tratamento-min

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.