Sabe o que faz o cirurgião bucomaxilo?

por jul 30, 2020Uncategorized18 Comentários

 

O cirurgião bucomaxilo é um profissional da odontologia especializado no tratamento cirúrgico de patologias que acometem a cavidade bucal, em especial traumas e deformidades dentofaciais. 

 

É esse o especialista que se deve procurar em caso de tumores na cavidade oral ou região do maxilar, para implantes dentários ou reconstruções ósseas e também para disfunções das articulações temporomandibulares. 

 

Que tal conhecermos melhor essa especialidade? Continue a leitura para saber mais. 

O que faz o cirurgião bucomaxilo?

A cirurgia buco maxilo facial é uma especialidade odontológica que estuda, diagnostica e trata distúrbios que acometem a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para frente.

O atendimento com o cirurgião bucomaxilo pode se dá em âmbito ambulatorial ou hospitalar. Geralmente no consultório são realizadas cirurgias menores e procedimentos mais simples que requeiram apenas anestesia local, como remoção de dentes inclusos e de pequenos tumores benignos. Os casos mais complexos se restringem ao ambiente hospitalar. 

A seguir listamos alguns dos procedimentos que são de responsabilidade desses profissionais: 

  • Cirurgias Ortognáticas
  • Cirurgia Bucal (todos os procedimentos realizados na cavidade bucal)
  • Diagnóstico e tratamento de disfunção da ATM 
  • Diagnóstico e tratamento de dores orofaciais
  • Diagnóstico e tratamento de apneia obstrutiva do sono quando relacionada a alterações do crescimento ósseo maxilomandibular 

Geralmente, o cirurgião bucomaxilo atua de maneira conjunta a outras especialidades como ortodontia, fonoaudiologia, fisioterapia e otorrinolaringologia, dependendo do problema em questão. 

Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial

Essa especialidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Após a finalização da graduação, o profissional deve estudar disciplinas específicas em relação à cavidade oral. 

O curso de especialização para torna-se um cirurgião bucomaxilo leva entre dois a três anos, e deve ser realizado em uma instituição devidamente registrada e controlada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além dos conhecimentos gerais em odontologia, esses profissionais entram em contato com disciplinas de várias áreas da saúde e medicina, sempre combinando estudo teórico a um treinamento prático orientado por professores capacitados.

Quando procurar um bucomaxilo?

Agora você já tem uma ideia do que faz um cirurgião bucomaxilo, mas como saber se é desses profissionais que você precisa? 

Existem alguns problemas específicos e alguns sinais típicos que apontam para a necessidade de procurar um especialista na área:

  • Dor aguda ou crônica na região da cavidade oral
  • Estalidos ao movimentar a boca 
  • Dificuldades para abrir e fechar a boca
  • Aumento de volume intra-oral ou da face
  • Traumatismo facial
  • Fraturas de origem dentária
  • Dentes inclusos
  • Dores de cabeça frequentes
  • Desarmonia Facial
  • Mandíbula protraída 
  • Mandíbula retraída 
  • Queixo pequeno 
  • Queixo para frente 

Graças as novas tecnologias, em especial ao desenvolvimento de softwares de planejamento cirúrgico, os procedimentos realizados pelo cirurgião bucomaxilo são extremamente seguros, o que traz mais previsibilidade e confiança ao tratamento e mais conforto ao paciente. 

Se você sofre com algumas das condições aqui apresentadas, entre em contato e agende uma avaliação. Temos especialistas à sua disposição! 

traumas faciais

18 Comentários

  1. Eliane

    Fiz uma extração porém já se passaram 1mes e o dente não cicatrizou o que devo fazer?

    Responder
    • Valmir

      Bom dia! Gostaria de saber o que aconteceu, quanto tempo demorou a recuperação e cicatrização. Foi preciso voltar ao consultório para avaliar essa demora na cicatrização? É que eu vou viajar daqui a 15 dias e queria avaliar se faço a extração dos 4 sisos essa semana ou deixo para quando voltar de viagem.

      Responder
      • rodney capp

        Olá!

        Os dentes do siso quando removidos de forma cirurgica, geralmente não requerem muito tempo de afastamento, porém o que varia é o grau de dificuldade em que ele se encontra, pois a recuperação pode durar de 1 dia há 7 dias, depdende de cada caso.

        Responder
  2. Jorge Alves do Nascimento

    Bom dia, minha esposa sente dores ao abrir e fechar a boca do lado direito, vcs trabalham com plano Bradesco dental

    Responder
    • Rogerio Dias

      Eu fiz uma cirurgia ortogonatica com o Dr. RODNEY e apareceu um buraquinho na cavidade da gengiva, infelizmente ele nao fechou e agora ate a placa aparece, infelizmente perdi o meu convênio e pelo SUS estou tendo dificuldade de passar no buco para me auxiliar e fechar esse buraco que doi muito.

      Responder
      • rodney capp

        Ola Senhor Rogério!
        O senhor fez um procedimento em 2019, tendo alta em 2020 apresentando muito bem cicatrizado, em 2022 o senhor fez uma avaliação e fora detectado que a placa que colocamos no senhor havia exposto, isto devido a diversos fatores, mas diante de tal, recomendamos a remoção da placa em ambiente hospitalar, pela segurança e conforto; O que tem de se fazer neste caso é a higienização vigorosa na região!
        E como o senhor não tem mais plano de saúde, teria de tentar pelo sus ou de maneira particular!

        Responder
  3. karena

    Boa tarde

    preciso extrair os sisos, vc aceitam o plano amil ?

    Responder
      • Danielly

        Oi estou sofrendo com os dois últimos dentes de baixo desde os meus 15 anos e de tempos em tempos inflama mas nunca consigo no sus p arrancar

        Responder
        • rodney capp

          Olá! É nestes casos seria interessante investir um pouco na saúde própria para que se tenha excelente qualidade de vida, pois o SUS é demorado dependendo do lugar que quer ser atendido! Mas estamos a suposição, entre em contato que de tempos em tempos realizamos cursos com custos reduzidos;

          Responder
    • Andrea Felismino

      Oi o meu problema é com ouvido ja estou com perda auditiva a anos e ox medicos nao sabem o q eu tenho, pq tds exames q fiz foram tds normais, mas acusa a perda.Sera q pode ser o maxilar!

      Responder
      • rodney capp

        Pode estar relacionado, mas para isto teria de marcar uma avaliação e confirmar se tem ou não…

        Responder
    • Edson Aparecido Vicente

      Sinto dor na gengiva e tenho dificuldades pra abrir e fechar a boca do lado direito,fiz exames de imagem mas não tem diagnóstico,porém um dentista me mandou procurar um buco maxilo,disse que é um nervo que tem que ser retirado

      Responder
      • rodney capp

        Olá! Neste caso temos uma imensidão de possibilidades que PODEM estar acontecendo contigo, para isto precisaria de avaliar corretamente com um especialista, agende uma consulta o quanto antes!

        Responder
  4. Edgard Tossato.

    Boa tarde estou sentindo a saliva salgada neste caso seria a especialidade certa para analisar o problema.

    Responder
    • rodney capp

      Pode seria ser um estomatologista ou cirurgião de cabeça e pescoço, dependendo do caso até um reumatologista;

      Responder
      • Maria da Conceição Aparecida Morais

        Fiz cirurgia retirada glandula partida por calculo,mas sinto que o cálculo ainda está aqui,e sai pus onde saia saliva ,o que eu faço?

        Responder
        • rodney capp

          Nestes casos teria de conversar com o cirurgião assistente e verificar se tem uma infecção ou algo parecido! E tomar as devidas providências dependendo do caso, seja com uso de medicamentos ou tratamentos complementares!

          Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.