Sabe o que faz o cirurgião bucomaxilo?

por jul 30, 2020Uncategorized22 Comentários

 

O cirurgião bucomaxilo é um profissional da odontologia especializado no tratamento cirúrgico de patologias que acometem a cavidade bucal, em especial traumas e deformidades dentofaciais. 

 

É esse o especialista que se deve procurar em caso de tumores na cavidade oral ou região do maxilar, para implantes dentários ou reconstruções ósseas e também para disfunções das articulações temporomandibulares. 

 

Que tal conhecermos melhor essa especialidade? Continue a leitura para saber mais. 

O que faz o cirurgião bucomaxilo?

A cirurgia buco maxilo facial é uma especialidade odontológica que estuda, diagnostica e trata distúrbios que acometem a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para frente.

O atendimento com o cirurgião bucomaxilo pode se dá em âmbito ambulatorial ou hospitalar. Geralmente no consultório são realizadas cirurgias menores e procedimentos mais simples que requeiram apenas anestesia local, como remoção de dentes inclusos e de pequenos tumores benignos. Os casos mais complexos se restringem ao ambiente hospitalar. 

A seguir listamos alguns dos procedimentos que são de responsabilidade desses profissionais: 

  • Cirurgias Ortognáticas
  • Cirurgia Bucal (todos os procedimentos realizados na cavidade bucal)
  • Diagnóstico e tratamento de disfunção da ATM 
  • Diagnóstico e tratamento de dores orofaciais
  • Diagnóstico e tratamento de apneia obstrutiva do sono quando relacionada a alterações do crescimento ósseo maxilomandibular 

Geralmente, o cirurgião bucomaxilo atua de maneira conjunta a outras especialidades como ortodontia, fonoaudiologia, fisioterapia e otorrinolaringologia, dependendo do problema em questão. 

Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial

Essa especialidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Após a finalização da graduação, o profissional deve estudar disciplinas específicas em relação à cavidade oral. 

O curso de especialização para torna-se um cirurgião bucomaxilo leva entre dois a três anos, e deve ser realizado em uma instituição devidamente registrada e controlada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além dos conhecimentos gerais em odontologia, esses profissionais entram em contato com disciplinas de várias áreas da saúde e medicina, sempre combinando estudo teórico a um treinamento prático orientado por professores capacitados.

Quando procurar um bucomaxilo?

Agora você já tem uma ideia do que faz um cirurgião bucomaxilo, mas como saber se é desses profissionais que você precisa? 

Existem alguns problemas específicos e alguns sinais típicos que apontam para a necessidade de procurar um especialista na área:

  • Dor aguda ou crônica na região da cavidade oral
  • Estalidos ao movimentar a boca 
  • Dificuldades para abrir e fechar a boca
  • Aumento de volume intra-oral ou da face
  • Traumatismo facial
  • Fraturas de origem dentária
  • Dentes inclusos
  • Dores de cabeça frequentes
  • Desarmonia Facial
  • Mandíbula protraída 
  • Mandíbula retraída 
  • Queixo pequeno 
  • Queixo para frente 

Graças as novas tecnologias, em especial ao desenvolvimento de softwares de planejamento cirúrgico, os procedimentos realizados pelo cirurgião bucomaxilo são extremamente seguros, o que traz mais previsibilidade e confiança ao tratamento e mais conforto ao paciente. 

Se você sofre com algumas das condições aqui apresentadas, entre em contato e agende uma avaliação. Temos especialistas à sua disposição! 

traumas faciais

22 Comentários

  1. Eliane

    Fiz uma extração porém já se passaram 1mes e o dente não cicatrizou o que devo fazer?

    Responder
    • Valmir

      Bom dia! Gostaria de saber o que aconteceu, quanto tempo demorou a recuperação e cicatrização. Foi preciso voltar ao consultório para avaliar essa demora na cicatrização? É que eu vou viajar daqui a 15 dias e queria avaliar se faço a extração dos 4 sisos essa semana ou deixo para quando voltar de viagem.

      Responder
      • rodney capp

        Olá!

        Os dentes do siso quando removidos de forma cirurgica, geralmente não requerem muito tempo de afastamento, porém o que varia é o grau de dificuldade em que ele se encontra, pois a recuperação pode durar de 1 dia há 7 dias, depdende de cada caso.

        Responder
    • Fabiula correia

      Olá!
      A cinco anos sofro de nevralgia do trigêmeo, sinto forte dores nos dentes lado esquerdo, onde todos os dentes são dormentes. Devo procurar um buco maxilo?

      Responder
      • rodney capp

        Primeiramente, precisa CONFIRMAR o diagnóstico de nevralgia;

        Diagnosticada a nevralgia, tomar as medicações corretas, pois elas amenizam os efeitos, e caso permaneça as dores, aí sim procurar um buco maxilo para ter a melhora das dores.

        Responder
  2. Jorge Alves do Nascimento

    Bom dia, minha esposa sente dores ao abrir e fechar a boca do lado direito, vcs trabalham com plano Bradesco dental

    Responder
    • Rogerio Dias

      Eu fiz uma cirurgia ortogonatica com o Dr. RODNEY e apareceu um buraquinho na cavidade da gengiva, infelizmente ele nao fechou e agora ate a placa aparece, infelizmente perdi o meu convênio e pelo SUS estou tendo dificuldade de passar no buco para me auxiliar e fechar esse buraco que doi muito.

      Responder
      • rodney capp

        Ola Senhor Rogério!
        O senhor fez um procedimento em 2019, tendo alta em 2020 apresentando muito bem cicatrizado, em 2022 o senhor fez uma avaliação e fora detectado que a placa que colocamos no senhor havia exposto, isto devido a diversos fatores, mas diante de tal, recomendamos a remoção da placa em ambiente hospitalar, pela segurança e conforto; O que tem de se fazer neste caso é a higienização vigorosa na região!
        E como o senhor não tem mais plano de saúde, teria de tentar pelo sus ou de maneira particular!

        Responder
  3. karena

    Boa tarde

    preciso extrair os sisos, vc aceitam o plano amil ?

    Responder
      • Danielly

        Oi estou sofrendo com os dois últimos dentes de baixo desde os meus 15 anos e de tempos em tempos inflama mas nunca consigo no sus p arrancar

        Responder
        • rodney capp

          Olá! É nestes casos seria interessante investir um pouco na saúde própria para que se tenha excelente qualidade de vida, pois o SUS é demorado dependendo do lugar que quer ser atendido! Mas estamos a suposição, entre em contato que de tempos em tempos realizamos cursos com custos reduzidos;

          Responder
    • Andrea Felismino

      Oi o meu problema é com ouvido ja estou com perda auditiva a anos e ox medicos nao sabem o q eu tenho, pq tds exames q fiz foram tds normais, mas acusa a perda.Sera q pode ser o maxilar!

      Responder
      • rodney capp

        Pode estar relacionado, mas para isto teria de marcar uma avaliação e confirmar se tem ou não…

        Responder
    • Edson Aparecido Vicente

      Sinto dor na gengiva e tenho dificuldades pra abrir e fechar a boca do lado direito,fiz exames de imagem mas não tem diagnóstico,porém um dentista me mandou procurar um buco maxilo,disse que é um nervo que tem que ser retirado

      Responder
      • rodney capp

        Olá! Neste caso temos uma imensidão de possibilidades que PODEM estar acontecendo contigo, para isto precisaria de avaliar corretamente com um especialista, agende uma consulta o quanto antes!

        Responder
  4. Edgard Tossato.

    Boa tarde estou sentindo a saliva salgada neste caso seria a especialidade certa para analisar o problema.

    Responder
    • rodney capp

      Pode seria ser um estomatologista ou cirurgião de cabeça e pescoço, dependendo do caso até um reumatologista;

      Responder
      • Maria da Conceição Aparecida Morais

        Fiz cirurgia retirada glandula partida por calculo,mas sinto que o cálculo ainda está aqui,e sai pus onde saia saliva ,o que eu faço?

        Responder
        • rodney capp

          Nestes casos teria de conversar com o cirurgião assistente e verificar se tem uma infecção ou algo parecido! E tomar as devidas providências dependendo do caso, seja com uso de medicamentos ou tratamentos complementares!

          Responder
  5. Jaidriana Lira de Sousa

    Bom dia, eu estou com uma expansão do osso na mandíbula,tds os dentistas qui eu fui me falaram qui eu tinha qui fazer biópsia, consegui o tratamento pelo SUS, mais não quiseram fazer a biópsia, falaram qui é uma tal de displasia óssea, mais percebo,qui tá só almentando,já é possível notar,pôr fora da boca, não sei o qui fazer, pois estou desesperada,o qui deve fazer.

    Responder
    • rodney capp

      Sim, a depender da evolução, normalmente a displasia não necessita de tratamento, somente se o mesmo aumentar de tamanho, aí precisaria verificar isto!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.