O seu dentista pode te ajudar a acabar com o ronco, sabia? Diversos fatores tornam uma pessoa predisposta ao ronco, além dos mais comuns como sobrepeso, álcool e o desvio de septo nasal, alterações na anatomia da boca podem estar relacionadas.
Geralmente, uma pessoa ronca quando os músculos do seu “céu da boca”, língua e garganta relaxam e acabam fechando a via respiratória. Com isso, o fluxo do ar se torna mais forte, causando vibrações nesses tecidos, o que produz ruído.
Além dos incômodos sonoros provocados, o ronco pode acabar fazendo mal a saúde a longo prazo. Buscar por um tratamento é essencial, e a odontologia tem um papel importantíssimo nesse processo.
Você já ouviu falar em Odontologia do Sono?
A odontologia do Sono é uma área específica da odontologia que atua no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, em especial aqueles que possuem relação com problemas respiratórios, como é o caso do ronco, por exemplo.
Odontologia e ronco: qual a relação?
Entendendo o que é o ronco e conhecendo a odontologia do sono fica mais fácil compreendermos essa relação.
Mas, na prática, como o dentista pode te ajudar a acabar com o ronco?
Esses profissionais atuam desde o diagnóstico do problema ao seu tratamento. Geralmente, começam pedindo alguns exames radiográficos para atestar o tamanho da passagem de ar do paciente. Além disso, podem prescrever exames funcionais, como a polissonografia, um dos principais testes para ronco.
Durante a consulta, o dentista também fará um breve exame clínico, onde irá observar as condições físicas do indivíduo.
Em muitos casos, há suspeita de apneia do sono em pacientes que roncam. Por isso, esses pacientes podem ser direcionados a um médico otorrinolaringologista para uma nova avaliação.
Cabe ao dentista não apenas diagnosticar o ronco e suas causas, mas também direcionar um tratamento para cada caso. Dentre as terapêuticas mais utilizadas, o aparelho intraoral merece destaque.
Aparelho intraoral
Sem dúvidas, um dos tratamentos mais comuns para acabar com o ronco, o aparelho intraoral é uma excelente alternativa.
Graças ao dispositivo, preparado especialmente para cada paciente, o indivíduo consegue manter a boca fechada, adequando a posição da mandíbula e da língua durante o sono.
Apesar de desconfortável no início, logo o paciente se acostuma, recuperando o potencial reparador do seu sono.
Recomendações Gerais para pessoas que roncam
Cabe ainda ao odontologista instruir seus pacientes com problemas com ronco a respeito de algumas orientações gerais que podem fazer a diferença.
Veja alguns exemplos:
- Perder peso
- Praticar atividade física
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas a noite
- Reduzir o uso de sedativos
- Evitar dormir de costas
Viu só? Com a ajuda do seu dentista você poderá descobrir as causas e os melhores tratamentos para acabar com o ronco.
Entre em contato para agendar uma consulta! Estamos à disposição.
0 comentários