Inicialmente, temos a impressão de que não há nenhuma relação entre uma saúde bucal ruim e as doenças que atingem o coração. Por mais estranho que soe à primeira vista, diversos estudos já comprovaram que a má higiene bucal aumenta o risco de doenças cardíacas.
Se você estava pensando que manter bons níveis de colesterol e praticar atividades físicas regularmente fossem suficientes para cuidar da saúde do seu coração, precisa ler este artigo.
O que a saúde da sua boca tem a ver com o seu coração
De acordo com a Associação Cardíaca dos Estados Unidos, a má higiene bucal aumenta o risco para diversos problemas cardiovasculares, dentre eles infarto, endocardite e aterosclerose.
Essa relação é explicada por diversos fatores. Primeiramente, pelo fato de que doenças periodontais aumentam os riscos para doenças no coração. Além disso, a boca pode sinalizar que algo não está bem com o corpo, advertindo aos médicos a respeito de diversas doenças, inclusive cardíacas.
A principal doença bucal relacionada a distúrbios no coração é a periodontite. As bactérias que infectam a boca podem chegar até a corrente sanguínea (bacteriemia), alcançando o coração e aderindo ao tecido, provocando inflamação.
Desta forma, podem acabar sendo responsáveis por uma endocardite, geralmente nas válvulas cardíacas. Estima-se que 1 em cada 8 casos dessa doença tenha relação com problemas que se originaram na boca.
Em muitos casos, embora a bactéria responsável pela infecção tenha permanecido na boca, o quadro inflamatório provocado gera a produção de proteínas que, quando na corrente sanguínea, ativam a destruição de tecidos e ainda estimulam a formação de placas de gordura na artéria coronária, aquela que irriga o coração.
Você deve se lembrar o que pode acontecer quando uma veia do coração tem seu fluxo reduzido. Há um alto risco de infarto do miocárdio.
Fique atento aos sinais
Não há uma forma óbvia para avaliarmos se um problema na saúde bucal está afetando o coração antes que ele se torne mais grave. Contudo, você pode e deve ficar atendo aos sintomas que apontam para uma má higienização.
Sendo assim, recomendamos que aprenda a reconhecer os sinais que a sua boca dá:
- Vermelhidão na gengiva
- Gengiva inchada
- Alterações da sensibilidade bucal
- Sangramento gengival
- Afastamento entre a gengiva e os dentes
- Dentes soltos
- Mau hálito
- Sensação de gosto estranho na boca
Diante desses sinais, procure um dentista de sua confiança para uma avaliação.
Cuidados com a higiene bucal
Prometemos mais um bom motivo para você cuidar da sua saúde bucal, promessa cumprida. Não há dúvidas que cuidar da higiene bucal é extremamente importante. Por isso, terminaremos este artigo com algumas dicas práticas de como manter a sua boca sempre saudável:
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia
- Use escovas de cerdas macias
- Não se esqueça do fio dental diariamente
- Visite o seu dentista periodicamente para um check-up
Você pode agendar a sua consulta agora mesmo, basta entrar em contato
0 comentários