Sorriso gengival: A gengiva que aparece ao sorrir pode ser corrigida.

por dez 9, 2022Cirurgia Ortognática, Odontologia Estética, Problemas Bucais, Saúde Bucal0 Comentários

O sorriso gengival é mais comum do que você imagina, entretanto ele pode ser corrigido e vamos mostrar aqui quais os procedimentos bem como alguns famosos que já corrigiram esse problema.

Sorrir livremente é maravilhoso, por isso a aparência do sorriso é muito importante para a maioria das pessoas, afinal, todos querem ter dentes alinhados, brilhantes e proporcionais. Um fator decisivo para isso é a quantidade de gengiva aparente, que quando é excessiva caracteriza o sorriso gengival.

O que pode ser classificado como sorriso gengival

Embora cada pessoa tenha suas peculiaridades e medidas, os conhecidos “sorrisos atraentes” têm dois milímetros ou menos de tecido gengival exposto. Ultrapassando 3 milímetros ou mais, já pode ser considerado sorriso gengival.

Portanto, o sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada de gengiva. Um bom exemplo desse tipo de sorriso é a famosa cantora Elis Regina.

Sorriso gengival e autoestima

A maioria das pessoas que possuem maior parte de gengiva amostra não fica confortável ao sorrir e isso pode afetar a autoestima e a autoconfiança.

Embora ocorra esse desconforto, o sorriso gengival não traz nenhum prejuízo à saúde pois ele ocorre por uma questão de formação.

O sorriso gengival é mais comum em mulheres e pode ser causado por diversos fatores, como:

  • Hipertrofia gengival
  • Distúrbios hormonais
  • Lábios pequenos
  • Excesso de maxilar
  • Hiperatividade dos músculos elevados
  • Coroas dos dentes curtas

Tratamento para sorriso gengival

Existem soluções tanto para quem tem gengiva sobrando, bem como para quem sofre de retração gengival, situação que também causa constrangimento e desconforto.

O tratamento pode ser feito com plástica gengival, onde o cirurgião dentista remove de forma totalmente indolor o excesso de gengiva, devolvendo assim o equilíbrio e, consequentemente, expondo mais os dentes.

Para as pessoas que sofrem com a retração, também é possível corrigir recolocar a gengiva na região correta.

Vale lembrar que a retração gengival pode ocorrer ao longo da vida, por diversos fatores, inclusive doença periodontal.

Já o caso de excesso de gengiva ocorre por formação e é um traço genético.

Ortodontia também pode ser utilizada no tratamento

Os tratamentos ortodônticos, que utilizam aparelhos, podem ajudar a solucionar o quadro. Eles amenizam e diminuem consideravelmente o sorriso gengival, intervêm nos dentes erupcionados e os nivelam para corrigir a posição e eliminar a exposição excessiva.

Harmonização com Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância que tem o poder de paralisar os músculos e é amplamente utilizada em cirurgias plásticas e em procedimentos de harmonização facial.

Essa técnica pode ser aplicada em diversos casos, é usada principalmente para relaxar a musculatura, fazendo com que os lábios não subam tanto e, deste modo, mostrem menos gengiva. Essa técnica também ajuda a diminuir linhas de expressão na região dos lábios.

Entretanto, se o sorriso gengival ocorre por poucos milímetros e o paciente tiver lábios finos, aumentar os lábios pode ajudar a corrigir esse problema, além de deixar a boca mais vistosa e atraente.

Procedimentos cirúrgicos

As cirurgias para corrigir o sorriso gengival apresentam resultado definitivo, contudo sua indicação não é generalizada.

Os profissionais da RR Medicina e Odontologia fazem uma extensa avaliação em conjunto com outros membros da equipe, para discutir a melhor forma de abordagem cirúrgica.

Cirurgia periodontal (Gengivoplastia):

Corrige a gengiva pela retirada do excesso de tecido e reconstrução do contorno ao redor dos dentes.

Cirurgia Ortognática

Move o maxilar de forma que melhore a estética do sorriso e ainda proporcione uma mordida correta.

Cirurgia de reposicionamento labial

Remove uma faixa extensa da mucosa acima das gengivas, encurtando-a e aproximando a mucosa que reveste a parte interna dos lábios das gengivas.

Correção em todos os sentidos

Como você pode ver, a medicina está cada vez mais avançada, podendo proporcionar mais conforto e felicidade para todos.

Portanto, aqui na RR Medicina e Odontologia você encontra profissionais de ponta, altamente capacitados para avaliar e propor soluções interessantes do ponto de vista estético, saudável e financeiramente viável.

Entre em contato com a gente e marque uma avaliação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.