Como é o tratamento do bruxismo infantil?

por ago 30, 2021Distúrbios do Sono0 Comentários

O bruxismo infantil possui tratamento! A condição que faz com que os pequenos ranjam e apertem os dentes pode ser tratada com auxílio profissional de um cirurgião dentista bucomaxilo. 

Acompanhe o artigo a seguir para saber mais detalhes sobre essa condição e como tratá-la.


O que é o bruxismo

Antes de mais nada, vamos descobrir o que é o bruxismo.

O bruxismo é um hábito parafuncional – ou seja, é um movimento simples realizado de forma frequente – caracterizado pelo rangimento ou apertamento involuntário dos dentes.

Devido ao estilo de vida estressante da maioria das pessoas, o bruxismo tem sido cada vez mais frequente. As crianças não estão isentas desse hábito.


O bruxismo infantil

A condição pode preocupar os pais da criança, pois pode causar problemas como desgastes ou fraturas nos dentes, dificuldades de mastigação e até alterações na estrutura facial em crianças.

De fato, a situação pode indicar que algo não está adequado e por isso precisa ser investigada.

Muitas crianças rangem os dentes durante a noite – o chamado bruxismo do sono ou bruxismo noturno -, fazendo com que a musculatura se encolha, as mandíbulas se colidam e os dentes ranjam. 

Porém, existe também o bruxismo de vigília, que acontece durante o período diurno, quando a criança está desperta e está exposta a situações que lhe causam ansiedade e estresse.


Quais são os sintomas?

Identificar o bruxismo na criança pode ser um desafio, por isso, é preciso que os pais ou cuidadores estejam atentos a alguns sinais que ela pode apresentar. 

São eles:

  • A criança se queixa de cefaleia, ou seja, de dor de cabeça;
  • Apresenta dor na face e nos músculos mastigatórios;
  • A disfunção temporomandibular é identificada;
  • É possível ouvir som do ranger dos dentes;
  • Existe a presença de marcas de dentes na região interna da bochecha.

Mas quais são as causas para que isso ocorra? 


Causas do bruxismo infantil

As causas desse desvio podem estar relacionadas a várias razões: 

  • Esforço demasiado do nervo;
  • Desordens do sono;
  • Má oclusão;
  • Desmame precoce;
  • Fator hereditário;
  • Falta de vitaminas.

Outro fator associado ao bruxismo é o uso de medicações, como certos grupos de antidepressivos, antipsicóticos e quimioterápicos ligados a certas condições de saúde.


Conheça o tratamento para o bruxismo infantil

Quando o diagnóstico de bruxismo é confirmado, o tratamento é feito de acordo com o caso, pois é necessário tratar a causa. 

Para os casos de bruxismo de vigília, por exemplo, é preciso que a criança faça um acompanhamento psicoterapêutico para evitar os fatores de risco, geralmente ligados ao psicológico.

Se o bruxismo infantil diagnosticado for do tipo noturno, ou seja, que ocorre durante o sono da criança, o acompanhamento psicoterapêutico também poderá ser indicado. Outra orientação para esses casos é a adoção de práticas de higiene do sono. 

Ambientar a criança em um ambiente saudável antes dela se deitar pode ajudar a obter resultados melhores para o bruxismo. Confira a seguir hábitos que podem ajudar nesse quesito:

  • Criar uma rotina para a criança, ou seja, estabelecer horários para dormir e acordar. Nesse caso, estão incluídos os finais de semana, férias e feriados;
  • Não ofereça nenhum tipo de bebida com cafeína para os pequenos, pois a substância é estimulante e atrapalha o sono;
  • Mantenha o quarto da criança com pouca luz quando o horário dela deitar estiver se aproximando. Desligue a televisão e aparelhos eletrônicos como tablet e computador;
  • Ofereça à criança uma refeição leve e saudável. Nada de fast foods!

Para o sucesso do tratamento, você pode contar com a ajuda de uma equipe especialista e profissional. Agende na RR Medicina e Odontologia!

Como é o tratamento do bruxismo infantil? | RR Medicina e Odontologia Blog

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.