Tratamentos para mordida cruzada

por jul 30, 2020Uncategorized4 Comentários

A mordida cruzada é um problema bucal bastante comum, consiste no desencontro entre a arcada dentária superior e a inferior. Por gerar uma alteração estética marcante e incômoda, já que o queixo acaba ficando proeminente, leva muitas pessoas ao consultório odontológico em busca de tratamento. 
 

Existem dois principais tratamentos para mordida cruzada, o que depende muito das características de cada caso. Geralmente, o tratamento ortodôntico é a escolha para pacientes mais jovens, enquanto a cirurgia ortognática costuma ser a melhor opção para pessoas adultas. 

 
Diversas causas podem estar relacionadas ao distúrbio, desde questões genéticas a fatores externos, como o hábito de chupar dedo ou chupeta. Os desvios podem ainda ser ósseos, musculares ou funcionais, levando ao desalinhamento. 
 

Ao longo desse artigo descreveremos em detalhes a mordida cruzada e discorreremos sobre seus principais tratamentos. 

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma alteração no encaixe das arcadas dentárias. Nesse caso, os dentes da arcada superior ficam internos aos da arcada inferior, enquanto o correto seria o contrário. A essa inversão se dá o nome de mordida cruzada. 

Tal problema, pode ainda ter três diferentes configurações: 

Mordida cruzada anterior: quando os dentes da parte da frente da arcada superior não cobrem a inferior. 

Mordida cruzada posterior: quando os dentes de trás é que não fazem uma oclusão adequada. 

Mordida cruzada lateral: quando o desalinhamento está presente em apenas um lado da boca. 

Tratamentos para mordida cruzada

Como vimos, existem dois tratamentos para mordida cruzada. Em todo caso, é muito importante que o tratamento seja efetuado o quanto antes, para evitar eventuais complicações. 

Aparelho ortodôntico

Geralmente, o aparelho ortodôntico é o tratamento para mordida cruzada quando diagnosticada ainda na infância. O aparelho faz a correção do desalinhamento sem a necessidade de procedimentos mais invasivos. 

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos a disposição, podemos classificá-los em dois grandes grupos: 

Aparelhos dentários fixos: são muito utilizados em tratamentos para mordida cruzada de adolescentes e jovens, e se diferenciam por serem fixados aos dentes. 

Aparelhos móveis ou removíveis: costumeiramente, são a melhor opção para crianças, e se diferenciam por serem facilmente removíveis. 

O tempo de tratamento varia muito de acordo com a idade do indivíduo e a gravidade do problema. Esse período pode variar entre alguns meses e alguns anos. O comprometimento da pessoa com o tratamento também é essencial. 

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é recomendada para correção de alterações no crescimento ósseo dos ossos da face. O procedimento permite o reposicionamento dos maxilares e é útil para tratar a mordida cruzada.

Além de uma função estética, o tratamento traz benefícios funcionais, corrigindo a oclusão e promovendo melhorias articulares, respiratórias e fonéticas. 

Por ser um tratamento mais invasivo, é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. O tempo de recuperação varia entre 3 e 4 semanas. Complicações são raras. 

Para saber mais sobre os tratamentos para mordida cruzada, entre em contato. Estamos à disposição! 

4 Comentários

  1. José Carlos dos Santos Araújo

    Meu nome é Carlos Araujo e tenho uma diferença até que visível da arcada superior da inferior vou buscar ou tentar fazer o tratamento dentro das minhas condições mas gostaria muito realmente de resolver isso ….

    Responder
    • rodney capp

      Perfeito, venha fazer uma avaliação para resolvermos seu caso! Será um prazer em ajudar!

      Responder
  2. Robson

    Ola,estou usando placa nos dentes ja faz 3 anos e quero saber se ja posso parar de usar!

    Responder
    • rodney capp

      Olá, como vai?
      Para avaliar se pode ou não remover teria de marcar uma avaliação e direcionar da melhor forma…

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.