O Clareamento Dental ou branqueamento como também é conhecido, é um procedimento clínico utilizado para limpar os dentes, restaurando sua cor original.
O Clareamento Dentário correto, com os produtos certos e na quantidade adequada não altera o tecido dentário e é um dos tratamentos mais seguros que existem, caracterizando-se por não ser invasivo.
Entretanto, existem receitas caseiras com promessas milagrosas, que são ensinadas pela internet. Infelizmente, muita gente acredita e inocentemente acaba prejudicando o esmalte, a estrutura dentária e pior, sofre com as fortes dores do aumento de sensibilidade por expor os dentes e tecidos a produtos inadequados.
Quando o Clareamento Dental é feito de forma correta e responsável
Esse procedimento devolve o brilho natural dos dentes pois remove as camadas de sujeira, tártaro e bactérias que escurecem e deixam o dente com aspecto amarelado. Além, é claro, de eliminar o mau hálito, companheiro inseparável dos dentes sujos!
A grande questão está em saber o limite de produto e tempo que seus dentes suportam. Se for um procedimento a laser ou luz, também é importante saber o ponto de parar para não danificar a parte estrutural dos dentes.
Por isso esse procedimento só pode ser executado por dentistas experientes e bem preparados.
Em quais casos o clareamento dental é indicado?
Este procedimento é recomendado por especialistas para remover manchas produzidas por uma grande variedade de fatores externos, sendo os mais comuns aqueles causados pelo consumo habitual de tabaco, café, assim como certos alimentos e medicamentos.
Tipos de clareamento dental
Agora você vai conhecer os tipos mais seguros de Clareamento Dental. Vale mencionar que o avanço da tecnologia, que também tem tido um impacto positivo no campo da odontologia, vem permitindo novas descobertas, atualizações e adaptações, portanto existem vários tipos de clareamento dental que podem ser realizados em uma clínica ou sob a supervisão de um profissional.
Conheça a seguir:
1. Clareamento dental com moldeiras
Este tipo de tratamento tem a vantagem de poder ser feito em casa, é claro, seguindo as instruções de seu dentista. É o mais popular também.
Nele, se utiliza uma moldeira de silicone e o produto branqueador é aplicado na forma de gel, normalmente de perborato de sódio, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Esse procedimento é feito inicialmente aqui na RR Medicina e Odontologia, onde mostramos a correta maneira de aplicar, tempo de aplicação e formas de remoção da moldeira e do resíduo de produtos.
Quanto tempo leva para ter resultados?
Esse formato de clareamento dental, quando feito corretamente e de acordo com a orientação pode se obter resultados em um período que varia dos 10 aos 30 dias. A intensidade do branqueamento pode variar de acordo com a estrutura dental da pessoa e seus hábitos alimentares.
Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um dentista nesse processo.
2. Clareamento dental com laser
Ao contrário do anterior, este clareamento deve ser realizado somente em nosso consultório. Nele, é utilizado um gel branqueador que é aplicado nos dentes e penetra graças à ação de um laser que ajudará a eliminar as manchas.
Quanto tempo leva para ter resultados?
A sessão deste procedimento pode durar alguns minutos. Os resultados começam a aparecer, normalmente, após duas ou três sessões. É um tipo de clareamento que demanda menos visitas ao dentista.
3. Clareamento dental interno
Nos casos em que as manchas são muito visíveis e até mesmo os dentes escureceram, é melhor realizar este branqueamento dentário no qual o dente é tratado por dentro. O gel clareador é introduzido no dente e deixado ali para agir por uma semana.
Dependendo da gravidade das manchas, o dentista pode considerar necessário repetir o procedimento. Este procedimento é recomendado para pessoas que fizeram tratamento de canal, entretanto, os resultados nem sempre são garantidos.
4. Clareamento dental com luz ultravioleta
Nesta opção a pessoa se submete a um método muito semelhante ao de laser, mas com luz ultravioleta, para intensificar a ação do gel.
Quanto tempo leva para ter resultados?
As sessões são rápidas, de cerca de 20 minutos, e os resultados podem ser notados entre a segunda e a terceira sessão.
Posso dormir com a moldeira de branqueamento dentário?
Isso não é recomendado, pois pode ampliar a sensibilidade da gengiva ou até irritá-la. O seu dentista indicará o uso correto da moldeira.
Posso fazer clareamento dental caseiro?
Isso não é recomendado. O ideal é fazer com acompanhamento de um dentista, utilizando uma moldeira, o gel apropriado e, quando for o caso, o método de laser ou luz ultravioleta. O que é possível fazer é preocupar-se com alguns alimentos que podem clarear levemente a dentição.
Cuidados necessários após o clareamento dental
Depois de escolher o tipo de clareamento dental que mais se adequa para você, é importante tomar alguns cuidados de higiene e evitar, se possível, o consumo excessivo de certos alimentos e outros produtos que podem manchar seus dentes. Entre eles podemos destacar:
- Cigarro
- Vinho tinto
- Café
- Suco de uva
- Refrigerante de cola
- Chá-preto
Além disso é importante manter a boa higiene bucal, fazendo a escovação correta após todas as refeições, utilizando o fio dental e um enxaguante bucal não abrasivo.
Marque uma consulta de avaliação aqui na RR Medicina e Odontologia, você verá que ter os dentes bonitos e saudáveis é mais fácil do que você imagina!
0 comentários