Zumbido no ouvido? Pode ser ATM!

por maio 31, 2023Enxertia Óssea, Problemas Bucais, Saúde Bucal2 Comentários

Você ouve zumbidos constantes no seu ouvido e eventualmente seu maxilar dói? Isso pode ser uma disfunção na ATM!

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano. Quando há alguma coisa errada com essa parte, normalmente os primeiros sintomas são dor e zumbidos no ouvido, que podem ser confundidos com outras coisas como perda de audição, mas não são.

Continue abaixo e saiba mais sobre ATM e seus tratamentos.

O QUE DE FATO É ATM?

ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. A ATM é composta por várias estruturas, incluindo o osso temporal, a mandíbula, um disco articular que atua como amortecedor entre as duas estruturas ósseas e os músculos envolvidos na movimentação da mandíbula. Essa articulação é responsável pela coordenação de movimentos complexos, permitindo ações como a mastigação de alimentos e a fala adequada.

O QUE É DISFUNÇÃO NA ATM?

Problemas na ATM podem levar a disfunções temporomandibulares (DTM), que são distúrbios relacionados à articulação temporomandibular. Esses distúrbios podem resultar em dor, desconforto, ruídos articulares, dificuldade de abrir ou fechar a boca completamente, sensação de travamento da mandíbula, dores de cabeça e outros sintomas.

As causas das disfunções temporomandibulares podem variar e incluem fatores como estresse, bruxismo (hábito de ranger os dentes), traumatismos na mandíbula, problemas de oclusão dentária, postura incorreta, entre outros.

COMO OCORRE O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO?

A percepção de problemas na ATM ocorre pelo próprio paciente, quando sente que há algo errado. O diagnóstico concreto vem do médico que, através exames, consegue diagnosticar o nível do problema e os possíveis tratamentos.

O tratamento da disfunção temporomandibular é personalizado de acordo com cada caso específico. Em situações em que a causa do problema é puramente emocional, é possível que o distúrbio desapareça naturalmente ao longo do tempo.

Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser recomendado como parte do tratamento. Em situações mais graves, em que ocorre deslocamento do disco ou é necessária uma melhor lubrificação da articulação, pode ser necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos específicos para a correção do problema.

 

ONDE POSSO ME TRATAR?

Todos os profissionais da RR Medicina são cirurgiões-dentistas especialistas no caso e tem total convicção e profissionalismo para trata-lo independente do grau da sua ATM.

Nós aceitamos vários tipos de convênios médicos como: Bradesco, Sul-América, AMIL, Porto seguro, UNIMED (Seguros ou central nacional), POSTAL SAUDE, CABESP, ALLIANZ, CET e ECONOMUS. Entre em contato conosco para saber se o seu plano também é aceito na nossa Clínica.

Nos ligue e veja um horário disponível em uma de nossas unidades (Vila Mariana ou Ipiranga): Whatsapp 11 95232-9056 e Telefone 11 2272-6262.

2 Comentários

  1. Patrícia

    Sinto muito zumbido no ouvido e já fui no otorrino e fiz exame tudo normal só que os zumbidos ainda fica o que pode se ?

    Responder
    • rodney capp

      O zumbido é multifatorial!

      Pode ser desde uma lesão nervosa, como problemas mecânicos que entopem parte da cavidade auditiva ou até mesmo reflexos de problemas na Articulação Temporo Mandibular (ATM), tem inclusive um blog sobre isso, no seu caso, se eliminou problemas com otorrino, podemos considerar ou a parte neurológica e/Ou a parte de buco Maxilo, e como funciona?

      Quando temos um problema na ATM, ele gera edema e diminui o lugar onde o som passa, fazendo o zumbido ser produzido, e aí vem outro questionamento… como tratar isso?

      Depende do fato causador e estágio que se encontra o problema articular, aí encontramos a melhor solução!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.