Aparelho intraoral pode corrigir problemas de ronco e apneia

por ago 21, 2020Uncategorized1 Comentário

O aparelho intraoral é um dos tratamentos mais indicados para correção de problemas como ronco e apneia. 

Você provavelmente conhece alguém que sofre com um desses distúrbios. O ronco, por exemplo, atinge aproximadamente 30% da população geral. O som característico desse quadro tem origem na vibração dos tecidos da garganta devido à turbulência causada pela passagem do ar. 

A apneia do sono é uma condição mais grave, e geralmente tem o ronco como um de seus sintomas. Nesse caso, há um fechamento completo da passagem de ar na garganta, impedindo a respiração por alguns segundos repetidas vezes durante a noite. 

Você sofre com problemas de ronco e apneia?

Os principais sintomas em ambos os casos são sonolência diurna excessiva, fadiga e irritabilidade, todos sintomas de uma noite de sono de má qualidade. Claro, o som percebido pelas pessoas próximas, em geral pelo cônjuge, é o principal indicativo de ronco e um sinal para suspeita de apneia. 

Em todo caso, o paciente deve procurar ajuda médica, descrevendo a maneira como se sente, se já sofreu com problemas similares, dentre outros detalhes relevantes. Além disso, deve-se realizar uma avaliação polissonográfica, a melhor maneira de investigar casos de apneia. 

Após essa avaliação, é possível identificar a severidade do problema e, dessa maneira, o tratamento mais indicado para cada caso. Normalmente, é recomendado o uso de aparelhos intraorais, mudanças alimentares e prática de exercícios físicos, medidas que ajudam no controle do peso. 

Como funciona o aparelho intraoral?

O aparelho intraoral deve ser usado durante o sono. A ideia é que a mandíbula seja mantida firmemente avançada, o que faz com que os tecidos da garganta fiquem esticados, deixando o caminho livre para passagem de ar. 

Isso é muito importante, especialmente para pessoas que sofrem com apneia. O aparelho evita a ausência de oxigênio no corpo, fazendo com que o paciente respire adequadamente durante toda a noite.

Esse método é também uma excelente solução para outros malefícios causados pela respiração bucal. 

Como usar corretamente o aparelho intraoral?

Para que o aparelho intraoral cumpra o seu papel adequadamente e o tratamento seja realmente efetivo, deve-se tomar alguns cuidados ao usá-lo. 

Veja abaixo como fazer o uso adequado: 

  • Usar o aparelho sempre que estiver dormindo 
  • Persistir no tratamento mesmo se as primeiras noites com o aparelho forem um pouco incômodas 
  • Em caso de dor ou qualquer outro sintoma inesperado, o dentista deve ser consultado 
  • O aparelho deve ser higienizado antes e depois de colocado na boca 
  • Ao retirar o item, guarde-o em seu estojo ou caixinha. Nunca deixe-o no bolso ou em guardanapos 
  • Ao menos uma vez na semana, coloque-o em um copo com água fria ou morna e uma pastilha de Corega Tabs por cerca de 15 minutos
  • Faça uma visita ao seu dentista a cada seis meses 
  • Podem ser necessários alguns exames para testar a efetividade do tratamento 

Para saber mais ou realizar uma avaliação, entre em contato. Estamos à disposição!

Aparelho intraoral

1 Comentário

  1. nilda

    Boa noite! quem receita o aparelho intra oral? e o dentista ou outro profissional especialista em sono?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.