O aparelho intraoral é um dos tratamentos mais indicados para correção de problemas como ronco e apneia.
Você provavelmente conhece alguém que sofre com um desses distúrbios. O ronco, por exemplo, atinge aproximadamente 30% da população geral. O som característico desse quadro tem origem na vibração dos tecidos da garganta devido à turbulência causada pela passagem do ar.
A apneia do sono é uma condição mais grave, e geralmente tem o ronco como um de seus sintomas. Nesse caso, há um fechamento completo da passagem de ar na garganta, impedindo a respiração por alguns segundos repetidas vezes durante a noite.
Você sofre com problemas de ronco e apneia?
Os principais sintomas em ambos os casos são sonolência diurna excessiva, fadiga e irritabilidade, todos sintomas de uma noite de sono de má qualidade. Claro, o som percebido pelas pessoas próximas, em geral pelo cônjuge, é o principal indicativo de ronco e um sinal para suspeita de apneia.
Em todo caso, o paciente deve procurar ajuda médica, descrevendo a maneira como se sente, se já sofreu com problemas similares, dentre outros detalhes relevantes. Além disso, deve-se realizar uma avaliação polissonográfica, a melhor maneira de investigar casos de apneia.
Após essa avaliação, é possível identificar a severidade do problema e, dessa maneira, o tratamento mais indicado para cada caso. Normalmente, é recomendado o uso de aparelhos intraorais, mudanças alimentares e prática de exercícios físicos, medidas que ajudam no controle do peso.
Como funciona o aparelho intraoral?
O aparelho intraoral deve ser usado durante o sono. A ideia é que a mandíbula seja mantida firmemente avançada, o que faz com que os tecidos da garganta fiquem esticados, deixando o caminho livre para passagem de ar.
Isso é muito importante, especialmente para pessoas que sofrem com apneia. O aparelho evita a ausência de oxigênio no corpo, fazendo com que o paciente respire adequadamente durante toda a noite.
Esse método é também uma excelente solução para outros malefícios causados pela respiração bucal.
Como usar corretamente o aparelho intraoral?
Para que o aparelho intraoral cumpra o seu papel adequadamente e o tratamento seja realmente efetivo, deve-se tomar alguns cuidados ao usá-lo.
Veja abaixo como fazer o uso adequado:
- Usar o aparelho sempre que estiver dormindo
- Persistir no tratamento mesmo se as primeiras noites com o aparelho forem um pouco incômodas
- Em caso de dor ou qualquer outro sintoma inesperado, o dentista deve ser consultado
- O aparelho deve ser higienizado antes e depois de colocado na boca
- Ao retirar o item, guarde-o em seu estojo ou caixinha. Nunca deixe-o no bolso ou em guardanapos
- Ao menos uma vez na semana, coloque-o em um copo com água fria ou morna e uma pastilha de Corega Tabs por cerca de 15 minutos
- Faça uma visita ao seu dentista a cada seis meses
- Podem ser necessários alguns exames para testar a efetividade do tratamento
Para saber mais ou realizar uma avaliação, entre em contato. Estamos à disposição!
Boa noite! quem receita o aparelho intra oral? e o dentista ou outro profissional especialista em sono?
Sofro com apneia do sono e gostaria de conhecer esse tratamento. Como faço para agendar uma consulta?
A apnéia obstrituiva do sono tem diversos fatores causadores, e conseuqnetemente diversas forma s de tratamento, estas podem ser somatizadas SIM.
O tratamento incial :diagnostico do estágio de apnéia
TRatamento conservador: se Indice de massa corporal fora do normal, recomendo a melhora deste índice e associar ao fortalecimento de musculatura do véu palatino (céu da boca) e lingua, podendo associar com cirurgia endonasal para liberar as vias aéreas e corrigir o desvio de septo, carne esponjosa,
Próximo estágio: associar ou não com aparelhos intra-orais com pressão positiva, famosos CPAP, ou então uso de aparelhos que aumentem a via respiratória usados na boca,
Casos mais graves: Cirurgia ortognática;